Quais os passos para elaborar um plano de negócios?

Quais são os principais pontos de um Business Plan?

O plano de negócio (ou business plan) da empresa que se deseja abrir não pode se transformar em uma obra de ficção para parecer perfeito. Mas é possível assegurar que os principais pontos previstos por um plano de negócios sejam atendidos e tornem a sua estruturação a mais acertada, e assertiva.

Todo plano de negócios nasce com o objetivo de estabelecer os pilares que viabilizarão a operação e a gestão de um empreendimento da forma mais eficiente.

Conheça os principais pontos de um plano de negócios, que se destacam como as características que devem ser priorizadas para nortear a construção desse importante aliado do presente e do futuro da sua empresa!

Business Plan: Realista

O business plan tem que se destacar pelo realismo – e esse deve ser um referencial presente ao longo de todo o road map do futuro negócio, correlacionando etapas para garantir que seu funcionamento ocorra de modo sustentável.

Isso se aplica, por exemplo, a uma estimativa de capital inicial e de captação de recursos capazes de financiar o início da operação; a uma precificação factível para produtos e serviços; bem como a uma previsão de vendas projetada de modo a garantir não a receita necessária para cobrir despesas, mas também para gerar lucratividade.

Plano de Negócio: Organizado

O plano de negócios pode variar no detalhamento, mas existe uma estrutura básica com tópicos que precisam ser preenchidos para que, em conjunto, componham a história desse novo empreendimento. Esse formato é a referência que será considerada pelo mercado – seja por credores e investidores, seja por parceiros, fornecedores e clientes – na hora de avaliar o potencial de expansão da empresa.

Por isso, um dos principais pontos de um business plan é seguir o ordenamento adotado pelo mercado na sua elaboração: Sumário Executivo; Análise de Mercado; Plano de Marketing, Plano Operacional; Plano Financeiro, Construção de Cenários; Avaliação da Estratégia; e Análise do Plano de Negócios.

Completo

Tão importante quanto a estrutura de organização é o conteúdo do business plan. Colocar no papel 100% das informações relevantes para o presente e para o futuro da empresa é um exercício fundamental para consolidar uma visão 360o do empreendimento. Esse exercício prévio traz ainda a vantagem adicional de reduzir riscos e falhas que venham desviar o foco em obter o melhor desempenho quando a operação estiver em prática.

O plano de negócio deve ser completo em todos os sentidos – das estimativas às metas e métricas, à avaliação setorial e dos clientes, e incluindo a antecipação de diferentes cenários de atuação que permitam lidar com incertezas, maximizar resultados ou minimizar impactos, respectivamente, diante de momentos favoráveis e desafiadores do mercado.

Objetivo

A objetividade do plano de negócios também deve refletir a clareza de propósito que inspirou a criação do empreendimento.

Uma reflexão recomendada a todo empresário, na hora de preencher o busines plan, é tentar responder facilmente a algumas perguntas relacionadas a essa ideia transformada em projeto de empresa:

  • Qual as principais características do meu produto ou serviço?
  • Quais dores do cliente serão solucionadas pelo meu produto ou serviço?
  • Por que o cliente comprará meu produto ou serviço e não o da concorrência?
  • Como minha oferta se destacará das demais?

Quanto mais espontâneas e “direto ao ponto” forem essas respostas, maior a objetividade do argumento de venda que dará sentido ao modelo de negócio do empreendimento.

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