Uma empresa é um organismo vivo.
E como tal, corre riscos de “adoecer”, caso não cuide bem da sua saúde financeira. Corre o risco de ser pega de surpresa por algum evento inesperado, como por exemplo, uma nova política econômica. E, além disso, corre o risco de perder oportunidades caso não esteja bem preparada.
Todos esses riscos, que acontecem no contexto de uma empresa, têm um nome: chama-se risco empresarial (impossível ser mais auto-explicativo, não é mesmo?).
Um risco, por definição, está atrelado à incerteza.
No caso do risco empresarial, as incertezas podem ter diversas origens, podendo ser de natureza:
A pergunta a ser feita, nestes casos, é a seguinte: é possível eliminar os riscos por completo?
A resposta é não.
Mas é possível tentar se prevenir de forma consistente e austera.
E é possível gerenciar os riscos e os desafios quando eles aparecem.
Segundo matéria publicada pelo Instituto Brasileiro de Segurança Privada (IBRASEP), a prevenção começa na “Identificação e Avaliação”.
Significa que para prevenir o risco empresarial, é preciso realizar uma análise detalhada com objetivo de identificar os principais riscos que a empresa enfrenta, avaliando sua probabilidade de ocorrência e o impacto potencial.
A partir daí, desenvolve-se um Plano de Contingência. Ou melhor, planos, no plural.
Corre o risco de ficar descapitalizado? Comece a buscar soluções de crédito como o Limite Empresarial do Banco BS2. Sabe que o mês seguinte será de baixas vendas? Comece a estudar a possibilidade de antecipar seus recebíveis para não prevenir impactos negativos no capital de giro da sua empresa.
Esses planos ajudam a prevenir que situações que representam riscos empresariais para o seu negócio se concretizem. O Banco BS2 pode ajudar sua empresa com as soluções de crédito adequadas para a prevenção e gerenciamento de riscos.
Uma forma de gerenciar o risco empresarial é diversificando os investimentos. E para isso, no Banco BS2 você conta com atendimento humanizado feito por especialistas na sua área de atuação e que estão prontos e preparados para indicar os investimentos mais rentáveis e mais seguros.
Em tempos de ESG, uma outra maneira de gerenciar esses riscos é através da letra G, de Governança.
Compliance e Governança, segundo a IBRASEP, significa garantir o cumprimento das leis e regulamentos aplicáveis, bem como implementar uma boa governança corporativa, que pode reduzir a ocorrência de riscos empresariais relacionados à conformidade.
Uma dica final é promover a cultura de Gestão de Risco.
O primeiro passo para promover uma cultura organizacional que valorize a gestão proativa de riscos é encorajando a comunicação aberta e o compartilhamento de informações relevantes.
Quando você escolhe o Banco BS2 como parceiro da sua empresa, uma coisa é certa: essas informações permanecerão seguras e protegidas.
O Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) é uma…
Black Friday acontece na última sexta-feira do mês de novembro e é marcada por uma…
Puxada por incertezas sobre o movimento do fiscal local e as dúvidas sobre as principais…
O fluxo de caixa é uma ferramenta essencial para o planejamento e a gestão financeira…
Aprovada a desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia e de alguns…
ESG é uma sigla em inglês que significa environmental, social and governance, e corresponde às…