Desvendando os Riscos da Falta de Capital de Giro: Como Prevenir Problemas Financeiros Empresariais

Falta de capital de giro: o que pode gerar para as empresas?

Falta de capital de giro é um dos temores mais comuns para as empresas, independentemente do porte, afinal, é um processo que afeta diversos setores.

Essa situação pode impactar de forma negativa o fluxo de caixa da marca, o que pode comprometer o pagamento de fornecedores, investimentos, compra de matéria-prima, etc.

Diante desse cenário, muitas companhias buscam apoio de instituições financeiras para recebimento de crédito empresarial.

Para se ter dimensão, somente em outubro de 2021, essa procura cresceu cerca de 29,5%, de acordo com dados do Indicador de Demanda das Empresas por Crédito, da Serasa Experian.

Nós, do BS2banco digital da sua empresa, podemos te ajudar ao oferecer acesso ao crédito de forma ágil e segura.

Além de outros serviços, como a antecipação de recebíveis, que não compromete o caixa do seu negócio, apenas te proporcionará o crédito quando precisar.

Com objetivo de te auxiliar a entender mais sobre os impactos que a falta de capital de giro pode causar nas empresas e, caso tornem-se uma realidade, como superá-los, de forma a manter a saúde financeira da marca, nós, do Blog BS2, em parceria com nossos especialistas, preparamos este conteúdo especial.

Continue a leitura para conferir!

Veja também: Supply Chain Finance: o que é e quais são suas vantagens?

Qual a importância do capital de giro?

Capital de Giro Insuficiente: Os Impactos e Desafios para as Empresas

Capital de giro consiste em uma reserva financeira que as empresas precisam ter para custear e manter as despesas mensais.

Tem sua importância revelada nos números, ao fornecer uma visão precisa do universo de custos necessários para uma empresa se manter em funcionamento.

Ter a noção do quanto esse desembolso corresponde ao orçamento mensal é fundamental para conhecer o quanto sobrou de recursos.

Dessa forma, é possível dimensionar a capacidade de planejar investimentos e aquisições que proporcionem melhorias e crescimento para o negócio.

Diante desse contexto, para que o capital de giro das empresas seja, de fato, satisfatório, é importante adotar algumas práticas, como:

  • Descobrir quais custos podem ser diminuídos e cortá-los;
  • Priorizar formas de pagamento mais confortáveis –  peça por descontos à vista ou aumento no prazo de entrega com os fornecedores;
  • Conhecer as instituições financeiras que oferecem as menores taxas de juros em caso de necessitar de crédito para sua empresa e veja se vale a pena contratar esse serviço;
  • Por fim, evitar empréstimos, a menos que seja inevitável e que haja garantia de que sua empresa possa quitá-lo no futuro.

Consequências geradas pela falta de capital de giro

A falta de capital de giro implica em alguns riscos para a empresa, como inadimplência, retração do crescimento, falta de proteção em emergências ou imprevistos e, em casos mais graves e complexos, a falência da marca.

Tudo isso pode acontecer porque, sem capital, o fluxo de caixa da companhia se desestabiliza e, por conseguinte, todos os setores passam a ser impactados com cortes, desligamentos e, em determinada situação, extinção de seções.

Ademais, consequências a longo prazo podem se desenvolver, como a dificuldade de atração de investidores.

Com falta de capital de giro, atrair novos investidores para a empresa torna-se uma tarefa complicada, afinal, um saldo negativo passa a imagem de negócio de alto risco e pouco atrativo.

Nesse sentido, o crescimento da empresa também se compromete, afinal, para atender novos clientes e aumentar a parcela de mercado, é preciso expandir o negócio, contratar novas ferramentas e funcionários.

Como garantir capital de giro saudável para a empresa?

Além de ter um planejamento financeiro que garante o capital de giro satisfatório, é preciso ter parceiros que contribuam para a permanência do fluxo de dinheiro de sua empresa.

Ter acesso a uma plataforma digital ágil e eficiente, que suporte e influencie o crescimento do seu negócio, por exemplo, é fundamental para automatizar os processos da sua empresa e, assim, possibilitar alocar de seus colaboradores em demais atividades que colaborem com o aumento do faturamento de seu negócio.

Como o Banco BS2 pode ajudar sua empresa?

Desvendando os Riscos da Falta de Capital de Giro: Como Prevenir Problemas Financeiros Empresariais

Saber qual o capital de giro que sua empresa precisa é o primeiro passo para corrigir possíveis dificuldades encontradas que atrapalhem sua estabilidade financeira. Uma das alternativas para corrigir tais descompassos é adquirir crédito para o seu capital de giro estabilizar – por meio da antecipação de recebíveis.

Quais são as vantagens da antecipação de recebíveis?

A antecipação de recebíveis viabiliza uma série de benefícios essenciais para a gestão financeira das Médias e Grandes Empresas. A seguir, listamos os principais:

  • Crédito descomplicado – o risco de crédito é menor, uma vez que os valores recebidos são os que a própria empresa tem a embolsar;
  • Rápido acesso ao valor desejado – recebimento imediato do crédito desejado, com o recebimento de valores de NFs, por exemplo;
  • Reforço ao capital de giro – os valores a receber garantem o cobrimento de despesas programadas ou dívidas emergenciais.

Que tal crescermos juntos?

Somos o BS2 – o banco digital da sua empresa. Somos o primeiro banco digital brasileiro a ter atuação focada em pessoas jurídicas (PJ).

Estamos alinhados ao mercado atual e 100% preparados para oferecer as soluções mais adequadas aos negócios – PIX, Plataforma de Cobrança, APIs, links de pagamentos e muito mais. Com a Conta PJ Digital para Empresas, sua marca tem controle de suas finanças na palma da sua mão.

Abra agora sua Conta PJ Digital – sem mensalidades, gratuita e 100% online – e aumente o faturamento do seu negócio!

Posts Relacionados

Finanças 4.0: quais as vantagens para a sua empresa?

Gestão de Recebíveis: saiba como fazer na plataforma BS2!

Posts Similares

Posts Recentes

FGI PEAC no Dia das Mães: impulsione sua empresa com o Banco BS2

O Dia das Mães tem impacto significativo nas vendas no Brasil, já que, anualmente, gera alta do comércio varejista, estimulando a economia e o mercado em todo o País. Os mais diversos setores de atuação do varejo podem esperar: Alta performance é pensar um passo à frente Em uma das datas que mais movimenta a…
Por um mundo com mais mulheres na liderança

O lugar das mulheres é na liderança. E onde mais elas quiserem estar.

“Não se nasce mulher. Torna-se mulher.” Quem mais seria capaz de conceber uma ideia tão poderosa quanto essa senão a filósofa, escritora e intelectual francesa Simone de Beauvoir?  Essas palavras foram publicadas em 1949.  Hoje, 75 anos depois, elas continuam reverberando. Continuam mais atuais do que nunca. E continuam inspirando mulheres do mundo todo a…
mão apontando para o Brasil em um globo terrestre digital, mostrando o mundo conectado.

De câmbio à conta internacional, conectamos sua empresa ao mundo. E vice-versa.

Negócios internacionais, “Um mundo de possibilidades”. Hoje, graças ao inevitável progresso da tecnologia (em todos os âmbitos), o mercado financeiro tornou-se – de fato – palco de infinitas oportunidades. No âmbito financeiro, o Banco BS2 tem orgulho de liderar esse progresso tecnológico. E orgulha-se ainda mais de poder, através de nossas inovadoras soluções financeiras, dar…
Atendimento humanizado, tecnologia, humano

Atendimento humanizado em um banco 100% digital? Sim, exatamente!

É comum pensar em “humano” e “digital” como dois conceitos mutuamente excludentes, como se não fosse possível usar as mais avançadas e inovadoras tecnologias a serviço de um atendimento mais empático, gentil e personalizado. Mas a verdade é que ambos podem, sim, andar lado a lado. Aliás, devem Afinal, o papel da tecnologia é potencializar…
Dia da internet segura

Dia da Internet Segura: celebrando 20 anos de segurança digital

O ano era 2004. Foi neste ano que nasceu, lá na União Europeia, a iniciativa que ficaria conhecida mundialmente como o Dia da Internet Segura.  Sim, mundialmente. Afinal, hoje já são mais de 200 países participantes.  Dentre eles, é claro, o Brasil.  O slogan da iniciativa não deixa dúvidas: “Juntos para uma Internet Mais Positiva”….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *