O que é capital de giro?

Sem segredos: o que é capital de giro para empresas

Saber o que é capital de giro é o primeiro passo para usá-lo bem. E quando os donos de negócios compreendem a sua relevância para a saúde financeira e a evolução de suas empresas, têm a oportunidade de manter a gestão do fluxo de caixa sob controle e incrementar resultados esperados. Não existem segredos, e sim práticas que ajudam a explicar o que é o capital de giro aplicado ao cotidiano empresarial – veja quais são!

O capital de giro equivale aos recursos disponíveis e destinados pela empresa para honrar seus compromissos financeiros. Quando um negócio opera sem uma reserva financeira maior, o risco de ser impactado por imprevistos aumenta. E isso pode ocorrer com uma despesa emergencial ou um gasto extra que não estava nos planos, ou mesmo por um contexto que afete o mercado, como vimos acontecer com a economia global durante a pandemia da Covid-19.

O capital de giro equivale aos recursos disponíveis e destinados pela empresa para honrar seus compromissos financeiros.

Ou seja, quanto “mais recheado” estiver esse colchão do capital de giro, por mais tempo e melhor preparada estará a empresa para enfrentar situações inesperadas e assegurar a manutenção de suas atividades – além de criar oportunidades de financiar etapas de expansão de modo sustentável.

O cálculo do capital de giro é extremamente importante para ter uma fotografia precisa do fluxo de caixa do negócio – e entender também como compensar os gaps e lidar de maneira mais eficiente com os intervalos que podem surgir entre as datas de pagamento de despesas e os prazos para entrada de receitas.

O que é capital de giro?

Qual é a conta que a empresa deve fazer para chegar ao capital de giro?

Ativo Circulante menos Passivo Circulante = Capital de Giro

Ativo Circulante: Devem ser considerados todos os recursos da empresa disponíveis para gerar liquidez em curto prazo e que podem ser transformados rapidamente em dinheiro. Aqui entram saldos em conta corrente e aplicações e recebíveis de vendas a prazo.

Passivo Circulante: Devem ser considerados todos os custos operacionais fixos, despesas programadas ou estimadas. Aqui entram contas de energia/água/ gás/telefonia/internet, aluguel do imóvel quando houver, tributos, compra de insumos e mercadorias para estoque e demais gastos com fornecedores, folha de pagamento da equipe.

https://blog.bancobs2.com.br/cinco-segredos-que-ninguem-te-conta-sobre-capital-de-giro-para-empresas/?utm_medium=blog&utm_source=blog&utm_campaign=conteudo-topo-de-funil&utm_term=cpc_link_cr_credito-bs2&hs_marketing_medium=blog&hs_marketing_source=blog

Crédito com recebíveis: fôlego extra para o fluxo de caixa!

Consignar um empréstimo para capital de giro com recebimentos de vendas a prazo por cartões, boletos e notas fiscais não só descomplica e agiliza a análise para aprovação do crédito, que posse ser solicitado online, como torna também os juros contratados mais competitivos, uma vez que o risco da operação é minimizado com a apresentação de uma garantia. Além disso, é um capital para usar e amortizar no curto prazo, evitando a bola de neve das dívidas.

O cenário ideal é ter sempre o maior valor do capital de giro, para assim assegurar uma maior capacidade do negócio de pagar contas e destinar investimentos à sua operação. Mas quando o fluxo de caixa precisa de uma dose extra de oxigênio para ser equalizado, a contratação de crédito para capital de giro com a antecipação de recebíveis deve ser vista como uma alternativa interessante e tangível para ter o dinheiro na mão e sem tirar os pés do chão no controle da gestão financeira da empresa!

BS2: o primeiro banco completo especializado em empresas do Brasil!

BS2 é um banco digital com diversas soluções financeiras com foco em crédito rápido, digital e sem burocracia para empresas. Além da conta digital PJ, sem mensalidade, o BS2 conta com uma plataforma digital de investimento e conta internacional em dólar para empresas.

Queremos ser o parceiro da evolução desde os primeiros passos do seu negócio. Estamos prontos para oferecer todas as soluções adequadas às PMEs – PIX, Plataforma de cobrança, APIs, link de pagamento e mais. Abra uma conta PJ digital e sem mensalidade no BS2. 

Posts Similares

Posts Recentes

Por um mundo com mais mulheres na liderança

O lugar das mulheres é na liderança. E onde mais elas quiserem estar.

“Não se nasce mulher. Torna-se mulher.” Quem mais seria capaz de conceber uma ideia tão poderosa quanto essa senão a filósofa, escritora e intelectual francesa Simone de Beauvoir?  Essas palavras foram publicadas em 1949.  Hoje, 75 anos depois, elas continuam reverberando. Continuam mais atuais do que nunca. E continuam inspirando mulheres do mundo todo a…
mão apontando para o Brasil em um globo terrestre digital, mostrando o mundo conectado.

De câmbio à conta internacional, conectamos sua empresa ao mundo. E vice-versa.

Negócios internacionais, “Um mundo de possibilidades”. Hoje, graças ao inevitável progresso da tecnologia (em todos os âmbitos), o mercado financeiro tornou-se – de fato – palco de infinitas oportunidades. No âmbito financeiro, o Banco BS2 tem orgulho de liderar esse progresso tecnológico. E orgulha-se ainda mais de poder, através de nossas inovadoras soluções financeiras, dar…
Atendimento humanizado, tecnologia, humano

Atendimento humanizado em um banco 100% digital? Sim, exatamente!

É comum pensar em “humano” e “digital” como dois conceitos mutuamente excludentes, como se não fosse possível usar as mais avançadas e inovadoras tecnologias a serviço de um atendimento mais empático, gentil e personalizado. Mas a verdade é que ambos podem, sim, andar lado a lado. Aliás, devem Afinal, o papel da tecnologia é potencializar…
Dia da internet segura

Dia da Internet Segura: celebrando 20 anos de segurança digital

O ano era 2004. Foi neste ano que nasceu, lá na União Europeia, a iniciativa que ficaria conhecida mundialmente como o Dia da Internet Segura.  Sim, mundialmente. Afinal, hoje já são mais de 200 países participantes.  Dentre eles, é claro, o Brasil.  O slogan da iniciativa não deixa dúvidas: “Juntos para uma Internet Mais Positiva”….

2023, um ano que valeu por dois

Banco BS2: Que ano memorável! Para o Banco BS2, 2023 ficará marcado como o ano em que a inovação, parte do nosso DNA, ganhou ainda mais peso, espaço e relevância. Foi também o ano em que fomos reconhecidos por algo que cultivamos e nutrimos desde 1992, quando nascemos assim como a nossa ética e a…

Open Finance: abrindo caminho para novas oportunidades

Você já deve ter ouvido falar de Open Finance. Ou de Open Banking. Ou dos dois. Aliás, existe diferença entre os dois? A resposta é: sim, existe. E vamos explicá-la desde já, começando pela definição de Open Banking. Em termos conceituais, existem várias formas de descrever o “Open Banking”. Alguns o chamam de “sistema de…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *