Sem segredos: o que é capital de giro para empresas
Saber o que é capital de giro é o primeiro passo para usá-lo bem. E quando os donos de negócios compreendem a sua relevância para a saúde financeira e a evolução de suas empresas, têm a oportunidade de manter a gestão do fluxo de caixa sob controle e incrementar resultados esperados. Não existem segredos, e sim práticas que ajudam a explicar o que é o capital de giro aplicado ao cotidiano empresarial – veja quais são!
O capital de giro equivale aos recursos disponíveis e destinados pela empresa para honrar seus compromissos financeiros. Quando um negócio opera sem uma reserva financeira maior, o risco de ser impactado por imprevistos aumenta. E isso pode ocorrer com uma despesa emergencial ou um gasto extra que não estava nos planos, ou mesmo por um contexto que afete o mercado, como vimos acontecer com a economia global durante a pandemia da Covid-19.
Ou seja, quanto “mais recheado” estiver esse colchão do capital de giro, por mais tempo e melhor preparada estará a empresa para enfrentar situações inesperadas e assegurar a manutenção de suas atividades – além de criar oportunidades de financiar etapas de expansão de modo sustentável.
O cálculo do capital de giro é extremamente importante para ter uma fotografia precisa do fluxo de caixa do negócio – e entender também como compensar os gaps e lidar de maneira mais eficiente com os intervalos que podem surgir entre as datas de pagamento de despesas e os prazos para entrada de receitas.
Qual é a conta que a empresa deve fazer para chegar ao capital de giro?
Ativo Circulante menos Passivo Circulante = Capital de Giro
Ativo Circulante: Devem ser considerados todos os recursos da empresa disponíveis para gerar liquidez em curto prazo e que podem ser transformados rapidamente em dinheiro. Aqui entram saldos em conta corrente e aplicações e recebíveis de vendas a prazo.
Passivo Circulante: Devem ser considerados todos os custos operacionais fixos, despesas programadas ou estimadas. Aqui entram contas de energia/água/ gás/telefonia/internet, aluguel do imóvel quando houver, tributos, compra de insumos e mercadorias para estoque e demais gastos com fornecedores, folha de pagamento da equipe.
Crédito com recebíveis: fôlego extra para o fluxo de caixa!
Consignar um empréstimo para capital de giro com recebimentos de vendas a prazo por cartões, boletos e notas fiscais não só descomplica e agiliza a análise para aprovação do crédito, que posse ser solicitado online, como torna também os juros contratados mais competitivos, uma vez que o risco da operação é minimizado com a apresentação de uma garantia. Além disso, é um capital para usar e amortizar no curto prazo, evitando a bola de neve das dívidas.
O cenário ideal é ter sempre o maior valor do capital de giro, para assim assegurar uma maior capacidade do negócio de pagar contas e destinar investimentos à sua operação. Mas quando o fluxo de caixa precisa de uma dose extra de oxigênio para ser equalizado, a contratação de crédito para capital de giro com a antecipação de recebíveis deve ser vista como uma alternativa interessante e tangível para ter o dinheiro na mão e sem tirar os pés do chão no controle da gestão financeira da empresa!
BS2: o primeiro banco completo especializado em empresas do Brasil!
O BS2 é um banco digital com diversas soluções financeiras com foco em crédito rápido, digital e sem burocracia para empresas. Além da conta digital PJ, sem mensalidade, o BS2 conta com uma plataforma digital de investimento e conta internacional em dólar para empresas.
Queremos ser o parceiro da evolução desde os primeiros passos do seu negócio. Estamos prontos para oferecer todas as soluções adequadas às PMEs – Pix, Plataforma de cobrança, APIs, link de pagamento e mais. Abra uma conta PJ digital e sem mensalidade no BS2.
Posts Recentes
Contas de final de ano: como organizar as despesas da sua empresa
Investimentos PJ: conheça as opções para garantir rentabilidade e segurança
Qual a taxa de juros do Pronampe? Descubra as condições e como é calculada
Black Friday 2024: dicas para vender mais e evitar golpes
Oscilações no câmbio: como proteger a sua empresa?
Fluxo de caixa: o que é, como funciona e como criar um para sua empresa