Quais são as 5 etapas do plano de negócio?
Da idealização à implementação, as 5 etapas do plano de negócio ajudam a reproduzir a jornada prévia que uma empresa precisa percorrer para poder operar com saúde financeira e de modo eficiente. Cada trecho concluído, por meio das informações inseridas no business plan, representa ações fundamentais para avançar com a estratégia traçada. Vamos conhecer quais são as 5 etapas do plano de negócios, que permitem a estabelecimentos de todos os portes e segmentos seguirem adiante, gerando resultados e construindo uma rota bem-sucedida rumo ao seu crescimento:
- Sumário Executivo
- Análise de Mercado
- Plano de Marketing
- Plano Operacional
- Plano Financeiro
Esses tópicos equivalem aos pilares que conjuntamente habilitarão a empresa para começar a funcionar, vender e a faturar de modo sustentável.
Além dessas 5 etapas, outras 3 atividades são consideradas “bônus” na hora de desenvolver o business plan e se preparar melhor para reduzir riscos e falhas e efetuar correções e melhorias antes de negócio abrir suas portas:
- Construção de Cenários – Opções para orientar a atuação em condições favoráveis e em momentos desafiadores do mercado.
- Avaliação Estratégica – Conhecer para lidar melhor fortalezas, oportunidades, fraquezas e ameaças relacionadas ao negócio.
- Análise do Plano de Negócios – Ajudará a refletir se vale a pena abrir, manter ou expandir o empreendimento.
Plano de Negócio – Sumário Executivo
Aqui temos uma curiosidade do plano de negócios, para a qual vale a pena atentar. Na ordem dos tópicos, o Sumário Executivo corresponde à abertura do documento.
No entanto, a sua elaboração deve acontecer após a conclusão das demais etapas. Essa inversão é recomendada para que seu conteúdo reflita a visão do todo de uma forma fiel e sem deixar de trazer informações que ajudem a apresentar os potenciais da empresa, principalmente para investidores e credores nas etapas de concessão de crédito.
O Sumário Executivo deve trazer alguns conjuntos de informações:
- Descrição resumida dos pontos principais do negócio
- Informações do(s) sócio(s) e do registro do empreendimento e do seu enquadramento jurídico/tributário
- Setores de atividades que materializam a missão da empresa
- Dados sobre a composição do capital social e as fontes de recursos da empresa
Plano de Negócio: Análise de mercado
Nessa etapa do business plan, é o momento de olhar para o mercado e entender como a sua estratégia poderá se conectar da melhor forma com o cliente. Afinal, é preciso estudar mais a fundo características do segmento de atuação da empresa e quais os hábitos de consumo do público-alvo dos seus produtos e serviços, com o objetivo sempre de identificar oportunidades de gerar mais negócios e diferenciar a sua oferta e se antecipar aos desafios. Essa análise deve englobar:
- Clientes: perfil, comportamentos e interesses.
- Concorrentes: volume de vendas e marketshare, diferenciais competitivos.
- Fornecedores: mapeamento e cadastro, capacidade de atendimento, portfólios de produtos e matérias-primas.
Plano de Marketing
Esta é a etapa em que a ideia que inspirou o empreendimento começa a ganhar forma para gerar os resultados esperados. O foco aqui está na definição de itens que especificarão tanto seus produtos ou serviços, quanto a sua oferta. Portanto, é hora de pensar na:
- A configuração e os diferenciais detalhados dos produtos e serviços ofertados.
- A composição do preço dos itens oferecidos.
- As ações promocionais previstas.
- A estratégia de comercialização, on e off-line.
Plano Operacional
Como o nome diz, a operacionalização entre em campo nessa etapa do planejamento. O exercício requerido é descrever os recursos essenciais e devidamente estimados, para que a empresa possa funcionar e vender:
- As capacidades produtiva e de atendimento (vendas de produtos ou prestação de serviços).
- Os processos que fundamentam a operação (produtivo, administrativo, comercial).
- Os recursos humanos necessários e já previstos.
- As instalações físicas do empreendimento.
Plano Financeiro
Os números entram em cena na etapa do Plano Financeiro com o objetivo de formalizar o quanto já foi investido para que a empresa possa abrir e faturar, bem como os valores projetados para gerar receita e, consequentemente, a continuidade da operação.
Nesse detalhamento deverão constar recursos próprios ou de terceiros já investidos para viabilizar a criação da empresa:
- Investimentos pré-operação: legalização da atividade, obras nas instalações.
- Demonstrativo de viabilidade e prazo de retorno do investimento.
- Estimativas de investimentos fixos no negócio.
- Projeção dos custos operacionais fixos por mês.
- Custos estimados para aquisição de matéria-prima ou produtos.
- Capital de giro previsto para a empresa operar.
- Estimativa de faturamento mensal.
- Previsão de custos com pessoal e contratação sazonal de mão-de-obra.
- Resultados, rentabilidade e lucratividade esperados.
BS2: o primeiro banco completo especializado em empresas do Brasil!
O BS2 é um banco digital com diversas soluções financeiras com foco em crédito rápido, digital e sem burocracia para empresas. Além da conta digital PJ, sem mensalidade, o BS2 conta com uma plataforma digital de investimento e conta internacional em dólar para empresas.
Queremos ser o parceiro da evolução desde os primeiros passos do seu negócio. Estamos prontos para oferecer todas as soluções adequadas às PMEs – Pix, Plataforma de cobrança, APIs, link de pagamento e mais. Abra uma conta PJ digital e sem mensalidade no BS2.
Posts Recentes
Volatilidade: o que é e como proteger o seu negócio
Cartão de débito internacional do Banco BS2 leva empresas brasileiras para o mundo
Conta Internacional PJ: como funciona e vantagens para sua empresa
Taxa Selic: O que é e como impacta os negócios
BS2 lança fundo de CVC de R$ 100 milhões com foco em PMEs
Contas de final de ano: como organizar as despesas da sua empresa