Quais são as 5 etapas do plano de negócio?

Da idealização à implementação, as 5 etapas do plano de negócio ajudam a reproduzir a jornada prévia que uma empresa precisa percorrer para poder operar com saúde financeira e de modo eficiente. Cada trecho concluído, por meio das informações inseridas no business plan, representa ações fundamentais para avançar com a estratégia traçada. Vamos conhecer quais são as 5 etapas do plano de negócios, que permitem a estabelecimentos de todos os portes e segmentos seguirem adiante, gerando resultados e construindo uma rota bem-sucedida rumo ao seu crescimento:

  1. Sumário Executivo
  2. Análise de Mercado
  3. Plano de Marketing
  4. Plano Operacional
  5. Plano Financeiro

Esses tópicos equivalem aos pilares que conjuntamente habilitarão a empresa para começar a funcionar, vender e a faturar de modo sustentável.

Além dessas 5 etapas, outras 3 atividades são consideradas “bônus” na hora de desenvolver o business plan e se preparar melhor para reduzir riscos e falhas e efetuar correções e melhorias antes de negócio abrir suas portas:

  1. Construção de Cenários – Opções para orientar a atuação em condições favoráveis e em momentos desafiadores do mercado.
  2. Avaliação Estratégica – Conhecer para lidar melhor fortalezas, oportunidades, fraquezas e ameaças relacionadas ao negócio.
  3. Análise do Plano de Negócios – Ajudará a refletir se vale a pena abrir, manter ou expandir o empreendimento.

Plano de Negócio – Sumário Executivo

Aqui temos uma curiosidade do plano de negócios, para a qual vale a pena atentar. Na ordem dos tópicos, o Sumário Executivo corresponde à abertura do documento.

No entanto, a sua elaboração deve acontecer após a conclusão das demais etapas. Essa inversão é recomendada para que seu conteúdo reflita a visão do todo de uma forma fiel e sem deixar de trazer informações que ajudem a apresentar os potenciais da empresa, principalmente para investidores e credores nas etapas de concessão de crédito.

O Sumário Executivo deve trazer alguns conjuntos de informações:

  • Descrição resumida dos pontos principais do negócio
  • Informações do(s) sócio(s) e do registro do empreendimento e do seu enquadramento jurídico/tributário
  • Setores de atividades que materializam a missão da empresa
  • Dados sobre a composição do capital social e as fontes de recursos da empresa

Plano de Negócio: Análise de mercado

Nessa etapa do business plan, é o momento de olhar para o mercado e entender como a sua estratégia poderá se conectar da melhor forma com o cliente. Afinal, é preciso estudar mais a fundo características do segmento de atuação da empresa e quais os hábitos de consumo do público-alvo dos seus produtos e serviços, com o objetivo sempre de identificar oportunidades de gerar mais negócios e diferenciar a sua oferta e se antecipar aos desafios. Essa análise deve englobar:

  • Clientes: perfil, comportamentos e interesses.
  • Concorrentes: volume de vendas e marketshare, diferenciais competitivos.
  • Fornecedores: mapeamento e cadastro, capacidade de atendimento, portfólios de produtos e matérias-primas.

Plano de Marketing

Esta é a etapa em que a ideia que inspirou o empreendimento começa a ganhar forma para gerar os resultados esperados. O foco aqui está na definição de itens que especificarão tanto seus produtos ou serviços, quanto a sua oferta. Portanto, é hora de pensar na:

  • A configuração e os diferenciais detalhados dos produtos e serviços ofertados.
  • A composição do preço dos itens oferecidos.
  • As ações promocionais previstas.
  • A estratégia de comercialização, on e off-line.

Plano Operacional

Como o nome diz, a operacionalização entre em campo nessa etapa do planejamento. O exercício requerido é descrever os recursos essenciais e devidamente estimados, para que a empresa possa funcionar e vender:

  • As capacidades produtiva e de atendimento (vendas de produtos ou prestação de serviços).
  • Os processos que fundamentam a operação (produtivo, administrativo, comercial).
  • Os recursos humanos necessários e já previstos.
  • As instalações físicas do empreendimento.

Plano Financeiro

Os números entram em cena na etapa do Plano Financeiro com o objetivo de formalizar o quanto já foi investido para que a empresa possa abrir e faturar, bem como os valores projetados para gerar receita e, consequentemente, a continuidade da operação.

Nesse detalhamento deverão constar recursos próprios ou de terceiros já investidos para viabilizar a criação da empresa:

  • Investimentos pré-operação: legalização da atividade, obras nas instalações.
  • Demonstrativo de viabilidade e prazo de retorno do investimento.
  • Estimativas de investimentos fixos no negócio.
  • Projeção dos custos operacionais fixos por mês.
  • Custos estimados para aquisição de matéria-prima ou produtos.
  • Capital de giro previsto para a empresa operar.
  • Estimativa de faturamento mensal.
  • Previsão de custos com pessoal e contratação sazonal de mão-de-obra.
  • Resultados, rentabilidade e lucratividade esperados.

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