Cédula de Crédito à Exportação (CCE): como financiar os negócios internacionais da sua empresa
Todo negócio visa otimizar oportunidades para vender mais com menos custos e riscos. No comércio exterior, não é diferente. As empresas que desejam aproveitar o momento certo de incrementar vendas e receitas com uma atuação além-fronteiras podem contar com modalidades de crédito voltadas à exportação. Entre essas alternativas está a Cédula de Crédito à Exportação (CCE), uma linha de financiamento disponível para viabilizar negócios que exportam e que fornecem para a cadeia exportadora.
Assim como a Nota de Crédito à Exportação (NCE), a CCE beneficia exportadores e seus fornecedores que necessitam captar recursos financeiros para finalizar ou ampliar suas produções ou prestações de serviços relacionados a entregas que terão como destinação final mercados de outros países.
5 fatores que tornam a contratação de CCE vantajosa
Vários fatores fazem da CCE uma aliada importante do dia a dia de empresas que vislumbram o crescimento da sua atuação associada direta ou indiretamente ao universo das exportações:
- Isenção de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) estabelecida pela Lei 6.313/1975.
- Financiamento contratado em real como alternativa à indexação da operação em moeda estrangeira, a fim de resguardar o negócio da volatilidade cambial.
- Flexibilidade na escolha de taxas pre ou pós-fixadas na negociação
- Uso de garantia real para contratação do crédito.
- Maior transparência ao acordo comercial, uma vez que o cumprimento pelo exportador dos prazos e das condições estabelecidas, contidos na CCE, são determinantes para a sua aprovação pela instituição financeira.
Fique de olho na documentação: o que é necessário para a contratação da CCE
A comprovação do enquadramento da sua operação é uma etapa fundamental para tornar a empresa elegível para buscar crédito usando uma CCE. O objetivo é demonstrar à instituição financeira que a atividade a ser financiada é integrante ou tem como objetivo final um processo que a exportação.
Fornecedores da cadeia de exportação devem apresentar:
- Descrição/demonstrativo de como a mercadoria ou o serviço fornecido participa da cadeia produtiva de exportação.
- Em alguns casos, pode ser necessária a apresentação do contrato comercial firmado pelo fornecedor junto ao exportador.
- Orçamento anexado ao contrato, no qual deve constar a relação dos bens e serviços fornecidos, bem como: a razão social e o CNPJ do exportador; descrição do produto exportado/atividades executadas; valor da venda; e percentual da venda efetivamente exportada.
Conte com as linhas de crédito do BS2 e turbine as operações de exportação da sua empresa!
O Banco BS2 é o parceiro ideal da internacionalização da sua empresa. Seja para exportadores diretos ou fornecedores que atuam na cadeia de exportação, oferecemos uma linha de financiamento específica para viabilizar atividades e escalar o crescimento dos seus negócios com outros países. Confira as vantagens de contratar crédito via CCE com o BS2:
- Isenção de IOF no crédito para exportação.
- Financiamento em real sem exposição à variação cambial.
- Opção entre taxas pré e pós-fixada para contratação.
- Taxas personalizadas e competitivas.
- Garantia real (duplicatas, recebíveis, imóveis, investimentos como CDB) como requisito mínimo para contratação.
Linha de crédito para exportação é com o BS2! Para contratar, é só entrar em contato com nossos gerentes comerciais pelo e-mail middle@bancobs2.com.br
Saiba mais sobre negócios internacionais:
Como a sua empresa pode faturar em dólar?
Remessas Internacionais para empresas – Como fazer?
Conheça a primeira Conta Internacional PJ
Posts Recentes
Investimentos PJ: conheça as opções para garantir rentabilidade e segurança
Qual a taxa de juros do Pronampe? Descubra as condições e como é calculada
Black Friday 2024: dicas para vender mais e evitar golpes
Oscilações no câmbio: como proteger a sua empresa?
Fluxo de caixa: o que é, como funciona e como criar um para sua empresa
Empresas têm Valores a Receber do BC? Veja como consultar