Como calcular o capital de giro ideal?
Na gestão das finanças empresariais, os números não mentem, mas revelam oportunidades que, quando bem administradas, podem trabalhar a favor do seu negócio. Uma delas é saber como calcular o capital de giro ideal para a empresa – e otimizar o seu uso para expandir atividades, gerar mais vendas e aumentar o faturamento.
Graças ao capital de giro, é possível mensurar o quão saudável uma empresa está financeiramente. Tudo vai bem quando os indicadores demonstram:
- Disponibilidade de recursos suficientes para honrar os compromissos mensais como contas, custos e financiamentos contratados.
- Existência de uma reserva financeira para gastos extras e despesas emergenciais. Quanto maior está reserva, melhor preparado negócio estará para lidar com imprevistos.
Como calcular o capital de giro para a manutenção e o crescimento futuro do negócio?
A conta a se fazer é simples, e os números precisam refletir a realidade do fluxo de caixa:
Capital de Giro = Ativo Circulante menos Passivo Circulante
Ativo Circulante: Devem ser considerados todos os recursos da empresa disponíveis para gerar liquidez em curto prazo e que podem ser transformados rapidamente em dinheiro. Aqui entram saldos em conta corrente e aplicações e recebíveis de vendas a prazo.
Passivo Circulante: Devem ser considerados todos os custos operacionais fixos, despesas programadas ou estimadas. Aqui entram contas de energia/água/ gás/telefonia/internet, aluguel do imóvel quando houver, tributos, compra de insumos e mercadorias para estoque e demais gastos com fornecedores, folha de pagamento da equipe.
Capital de giro com recebíveis: solução para equalizar o fluxo de caixa
Nem sempre os donos de negócios conseguem contar com o cenário ideal de um fluxo de caixa em perfeita sincronia – e um aprendizado fundamental consiste em compreender como compensar gaps entre as datas de pagamento de despesas e os prazos para entrada de receitas.
3 vantagens de consignar um empréstimo para capital de giro com a garantia de recebimentos de vendas a prazo por cartões, boletos e notas fiscais:
- Aprovação do crédito com análise agilizada e descomplicada e contratação online;
- Acesso a juros mais competitivos, por conta do risco de crédito da operação minimizado;
- Liquidez imediata com dinheiro para usar na hora e amortização no curto prazo.
Por falar em dívidas, o recomendado é que as dívidas não comprometam mais do 30% o orçamento. Nesse contexto, usar a antecipação de recebíveis para levantar capital de giro contribui para que a contratação de crédito fique mais conectada ao fluxo de caixa – evitando o descontrole e o endividamento excessivo e conferindo mais fôlego de recursos destinados à evolução do negócio.
BS2: o primeiro banco completo especializado em empresas do Brasil!
O BS2 é um banco digital com diversas soluções financeiras com foco em crédito rápido, digital e sem burocracia para empresas. Além da conta digital PJ, sem mensalidade, o BS2 conta com uma plataforma digital de investimento e conta internacional em dólar para empresas.
Queremos ser o parceiro da evolução desde os primeiros passos do seu negócio. Estamos prontos para oferecer todas as soluções adequadas às PMEs – Pix, Plataforma de cobrança, APIs, link de pagamento e mais. Abra uma conta PJ digital e sem mensalidade no BS2.
Posts Recentes
Qual a taxa de juros do Pronampe? Descubra as condições e como é calculada
Black Friday 2024: dicas para vender mais e evitar golpes
Oscilações no câmbio: como proteger a sua empresa?
Fluxo de caixa: o que é, como funciona e como criar um para sua empresa
Empresas têm Valores a Receber do BC? Veja como consultar
As ações do Banco BS2 com a pauta ESG