Como impulsionar os negócios do seu e-commerce?

Como impulsionar o e-commerce da sua empresa de maneira vantajosa?

E-commerce é uma tendência mundial que ganhou força nos últimos dois anos devido à pandemia da Covid-19. Comercializar no mercado eletrônico tornou-se uma prática comum e que conquista mais usuários com o passar do tempo, mesmo com a reabertura de lojas físicas do comércio.

Índice de leitura:

Essa tendência do mercado tem sido cada vez mais estudada por consultorias como a eMarketer, que indica que o Brasil se tornou o maior mercado de varejo eletrônico da América Latina, com um faturamento de US$41,68 bilhões apenas em 2021.

Realizar compras e vendas online é uma tendência que só tende a crescer – tanto entre a população quanto entre as empresas. Portanto, é importante que o seu negócio se torne uma marca forte para ser sempre lembrada entre os usuários deste mercado. Conheça, neste artigo, as vantagens do e-commerce para a sua empresa e as dicas do Blog BS2 para impulsionar esta tendência de maneira vantajosa.

Continue a leitura abaixo!

Crescimento do e-commerce

Um estudo do E-Commerce Brasil indica que, em 2020, o Brasil se tornou o décimo maior mercado digital do mundo, com um crescimento de 41%. Os principais motivos para este crescimento são o fechamento das lojas físicas devido às medidas de restrição adotadas no país e a popularização do Pix (que teve as atividades iniciadas em novembro de 2020) e das carteiras digitais.

Esta é uma tendência que veio para ficar. Apenas no primeiro trimestre deste ano, o índice MCC-ENET, realizado pela Neotrust em parceria com o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital, o e-commerce brasileiro cresceu 12,59% em comparação ao mesmo período de 2021. O levantamento indica que, mesmo com a reabertura do comércio físico, as vendas online sobrepõem as vendas físicas, com um aumento de cerca de 22%.

Segmentos mais buscados pelos usuários

O índice MCC-ENET revela, ainda, que 17,5% dos usuários brasileiros realizaram, no mínimo, uma compra online no primeiro trimestre deste ano. Entre os segmentos mais procurados, a Pesquisa Mensal do Comércio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizada em abril de 2022, indica que os setores que os usuários mais adquiriram itens são:

  1. Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação – 42,5%
  2. Móveis e eletrodomésticos – 28,7%
  3. Tecidos, vestuário e calçados – 10,5%
  4. Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos – 7,2%
  5. Artigos de uso pessoal e doméstico – 5,4%
  6. Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios e bebidas – 3,9%
  7. Livros, jornais, revistas e papelarias – 1,8%

Vantagens do mercado eletrônico

O e-commerce é uma tendência em crescimento, mas que já pode proporcionar diversas vantagens para a sua empresa. Presente no mercado eletrônico, sua loja virtual funciona 24h por dia em todos os 7 dias da semana, o que traz comodidade e praticidade ao seu cliente – que pode adquirir seu produto a qualquer hora do dia –, e há a redução de custos que uma loja física teria, como gastos com eletricidade, hora extra de colaboradores, aluguel de um espaço, entre outros gastos.

Além disso, o e-commerce apresenta menor custo operacional, maiores possibilidades de crescimento e faturamento graças ao comércio sem fronteiras – que pode oportunizar a sua entrada no mercado internacional –, maior controle dos resultados, diversas opções de pagamento para o seu cliente e a possível integração do seu e-commerce a outros canais de comunicação com o consumidor – como a integração com as redes sociais, por exemplo.

Como impulsionar o e-commerce da sua empresa?

Para aumentar as vendas no e-commerce, o time de especialistas do Banco BS2 tem algumas sugestões do que pode ser feito internamente em sua empresa. Conheça:

  • Otimize as páginas de anúncio do seu site, com uma descrição detalhada de seus produtos, boas fotos e um layout descomplicado para o usuário.
  • Crie sua loja virtual em diferentes marketplaces (que são como shoppings na internet, como a Amazon, por exemplo), como uma possibilidade de ampliar suas vendas e seu alcance.
  • Use ferramentas de mídias pagas, como uma possibilidade de aumentar os acessos à sua loja virtual e as vendas da sua empresa.
  • Mantenha seu site atualizado constantemente, com uma rotina de troca de banners e de fotos dos produtos, inserção de novas informações acerca dos itens disponíveis e a apresentação de novidades na lista de produtos.
  • Envie e-mail marketing aos seus clientes, com conteúdos relevantes e que interessem o seu público-alvo.
  • Utilize as mídias sociais a seu favor e conecte-se ao seu consumidor-alvo como uma forma de atraí-lo ao seu site e de, possivelmente, aumentar suas vendas.
Possibilidades do e-commerce

Além de possibilitar o fortalecimento da sua marca, o e-commerce também oportuniza que o seu negócio evolua financeiramente com a antecipação de recebíveis, que é uma alternativa para alavancar o faturamento da sua empresa no comércio online. Ao optar por esta modalidade financeira, você garante ao seu negócio o acesso desburocratizado ao crédito para estruturar estratégias – para atrair novos consumidores e aumentar suas vendas.

Diversas empresas optam pela antecipação de recebíveis das vendas no e-commerce para garantir capital de giro, investir na estratégia comercial, organizar o fluxo de caixa, fracionar a antecipação com variedades de recebíveis, oferecer vendas a prazo para os clientes, evitar novas dívidas e planejar o crescimento do seu negócio com base em previsões financeiras.

Antecipação de recebíveis no e-commerce: uma possibilidade para crescer

Decidir por alguma modalidade financeira para auxiliar o crescimento e o fortalecimento da sua marca é um passo importante para o seu negócio, e o Banco BS2 pode te ajudar ao oferecer diversas soluções financeiras, como a possibilidade de antecipar os recebíveis com o BS2. A contratação das soluções, além de ser ágil e desburocratizada, é 100% digital e totalmente integrada à conta corrente PJ gratuita.

Sua empresa tem a opção de decidir pela antecipação de recebíveis para cartões, com o recebimento de valores das vendas a prazo no mesmo dia (para vendas até às 14h), ou pela antecipação de recebíveis de notas fiscais eletrônicas de produtos, de serviços ou de conhecimentos de transporte eletrônicos, que é a operação ideal para as empresas que desejam minimizar os impactos dos descompassos no fluxo de caixa

Conta PJ Digital do Banco BS2: a opção ideal para a sua empresa

Esta é a conta ideal para pequenas e médias empresas que buscam estratégias para alavancar o seu faturamento com o apoio de soluções financeiras compatíveis com o seu planejamento.

A abertura da Conta PJ Digital é gratuita e 100% realizada pela internet, onde você pode ter acesso a um ecossistema de soluções inteligentes e controlar as finanças do seu negócio.

Somos um banco digital completo e especializado em empresas do Brasil. Com diversas soluções financeiras, sua empresa pode ter acesso a crédito rápido, digital e sem burocracias, além de ter acesso a um ecossistema de soluções inteligentes. Acesse o nosso site e conheça mais sobre as melhores soluções financeiras que podemos oferecer para o seu negócio!

Conteúdos relacionados

Como as APIs podem impulsionar a produtividade da sua empresa?

Internet das Coisas: como pode revolucionar o setor financeiro das empresas?

Posts Similares

Posts Recentes

Crédito para empresas: 4 dicas para ser aprovado no BS2

Prepare seu negócio e descubra o que realmente importa na hora de solicitar crédito para empresas Acreditamos que o crédito para empresas  é decisivo na jornada de crescimento de muitos negócios. Para investir em melhorias operacionais, expansão, tecnologia ou capital de giro, uma solução de crédito adequada pode ser o diferencial para transformar planos em…

Mudanças mais recentes no IOF 2025: o que sua empresa precisa saber 

O IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) voltou ao centro das atenções em julho de 2025, após uma decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) que restabeleceu parte do aumento decretado pelo governo federal.   A medida impacta diretamente empresas que realizam operações de crédito, câmbio e seguros — exigindo atenção redobrada do setor financeiro corporativo.  Neste post,…

Imposto sobre Operações Financeiras (IOF): entenda as mudanças anunciadas em 23/05/2025 

O Governo Federal anunciou mudanças no IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) que entraram em vigor nesta sexta-feira.   Preparamos um resumo para facilitar a compreensão de seus principais pontos e como isso pode afetar seu negócio.  O que é IOF?  O IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) é um imposto cobrado sobre transações financeiras nacionais e internacionais. …

Balanço Patrimonial: o que é e como fortalece seu negócio

O balanço patrimonial é um relatório essencial que organiza e detalha tudo o que a empresa possui e deve, permitindo uma gestão estratégica e segura. Além de auxiliar na tomada de decisões, ele também é um fator determinante para atrair investidores e garantir um crescimento sustentável. Confira abaixo algumas informações que podem ajudar sua empresa…

Governança de Dados: O que é e qual a sua importância para as empresas

A governança de dados é uma prática essencial para qualquer organização que busca maximizar o valor de suas informações e minimizar os riscos associados ao seu gerenciamento. Em um cenário no qual as empresas enfrentam desafios crescentes para organizar, proteger e aproveitar suas informações com inteligência, a governança de dados emerge como um pilar seguro…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *