Fraudes bancárias: conheça as principais e como evitá-las
A segurança financeira é um dos pilares para a estabilidade de qualquer empresa. No entanto, fraudes bancárias representam um risco crescente para negócios de todos os portes. Transações não reconhecidas, acessos indevidos e golpes sofisticados podem comprometer o caixa e a operação do seu negócio.
Infelizmente, esse tipo de situação é cada vez mais comum. No primeiro semestre de 2024, o Brasil registrou mais de 1 milhão de tentativas de fraude, totalizando R$ 1,2 bilhão em valores envolvidos. Segundo o Serasa, 4 em cada 10 brasileiros já foram vítimas de algum tipo de fraude, e a preocupação das empresas já aumentou em 58%.
Apesar de esse cenário parecer amedrontador, existe solução! Conhecer o problema é o primeiro passo para se prevenir. Vamos conversar sobre as principais fraudes bancárias e como se proteger delas.
O que são fraudes bancárias?
Fraudes bancárias são golpes aplicados por criminosos para roubar dinheiro ou informações financeiras de indivíduos e empresas. Eles usam diferentes técnicas para enganar suas vítimas e, muitas vezes, se aproveitam de distração ou falta de informação. Por isso, quanto mais a gente souber sobre esses golpes, melhor conseguimos nos precaver.
Quais os principais tipos de fraudes bancárias?
Conhecer os principais tipos de fraudes bancárias permite que sua empresa adote medidas preventivas e fortaleça a segurança das operações financeiras. Veja algumas das fraudes mais comuns e como elas acontecem:
1. Phishing
Esse é um dos golpes mais conhecidos. O usuário recebe um e-mail ou mensagem que parece ser do seu banco pedindo para clicar em um link e atualizar seus dados. Mas, quando insere suas informações, os criminosos acessam sua conta.
Se receber algo assim, desconfie. Bancos não pedem informações sensíveis por e-mail ou SMS. Ignore a mensagem, e, se possível, notifique a sua instituição financeira.
2. Fraude no cartão de crédito/débito
A clonagem de cartões acontece com frequência. Os golpistas usam dispositivos em maquininhas ou caixas eletrônicos para roubar seus dados. Para evitar, é importante ficar sempre de olho nas transações do mês, e se encontrar algo irregular, entrar em contato com o banco.
3. Golpes envolvendo boletos
Os criminosos criam boletos falsos com códigos de barras modificados, desviando o pagamento para outra conta. Antes de pagar um boleto, sempre verifique se os dados do beneficiário estão corretos.
4. Fraudes em transações bancárias
Alguém liga dizendo que é do banco e pede para você confirmar seus dados? Provavelmente é golpe. Os criminosos se passam por atendentes e tentam coletar informações sigilosas para invadir a conta da sua empresa.
5. Golpes de empréstimos fraudulentos
Sempre desconfie de promessas de empréstimos fáceis e rápidos. Principalmente, se antes de liberar o dinheiro, o suposto atendente pedir um adiantamento para taxas.
6. Pix agendado falso
Muito comum em empresas do varejo que trabalham com chave Pix, o cliente diz que efetuou o pagamento, mas, na verdade, apenas o agendou para outra data. Ao sair, ele cancela a operação, já com o produto em mãos. Para evitar esse tipo de problema, o ideal é buscar por meio de pagamento digitais ou maquininha com Pix QR Code.
7. Deepfake
As tecnologias estão cada vez mais modernas. No deepfake, golpistas usam vídeos e áudios falsificados para se passar por pessoas reais. Imagine receber um vídeo de um “diretor financeiro” pedindo uma transferência urgente? É melhor sempre confirmar por outro canal antes de agir.
Um relatório da empresa de verificação de identidade Onfido revelou um aumento de 3.000% em golpes de deepfake em 2023, em comparação com 2022. Embora seja uma tecnologia ainda em ascensão, a tendência é que fiquem cada vez mais sofisticados.
Como identificar sinais de fraudes bancárias?
Fica realmente difícil conhecer todos os tipos de fraudes bancárias. Afinal, os cibercriminosos são bastante criativos, e sempre buscam novas tecnologias e estratégias para enganar os usuários. Por isso, é importante usar de bom senso e ficar atento a alguns padrões comuns nesses golpes:
- Mensagens ou ligações pedindo informações pessoais, tentando usar táticas de engenharia social;
- Erros gramaticais em e-mails suspeitos;
- Ofertas boas demais para serem verdade; Pressão para tomar uma decisão rápida;
- Transações inesperadas na conta.
Além de reconhecer essas tentativas de fraudes bancárias, é importante adicionar camadas de segurança por meio de medidas proativas para proteger os dados da empresa e dos usuários, conforme veremos a seguir.
Medidas preventivas para evitar fraudes bancárias
Agora que já falamos dos golpes, aqui vão algumas dicas práticas para você, como usuário, se proteja:
- Segurança das senhas: nunca use senhas fáceis ou repita a mesma senha em diferentes contas. Aposte também em caracteres especiais (@, #, !, etc.) .
- Biometria facial: muitos bancos, incluindo o Banco BS2, já oferecem essa tecnologia para mais segurança. Ela consegue mapear traços específicos do rosto para evitar golpes com senhas;
- Monitore transações: fique de olho na sua conta e habilite alertas de movimentação. Verifique regularmente seus extratos bancários e configure notificações para acompanhar transações em tempo real. Isso ajuda a identificar atividades suspeitas rapidamente;
- Evite links suspeitos: nunca clique em e-mails ou mensagens desconhecidas pedindo dados;
- Use redes seguras: evite acessar sua conta bancária pelo Wi-Fi público;
- Proteja seus documentos: mantenha documentos pessoais em locais seguros e evite compartilhá-las digitalmente para qualquer pessoa. Destrua informações sensíveis antes de descartá-las para evitar roubo de identidade.
O que fazer se você for vítima de uma fraude bancária?
A rapidez na tomada de ação é muito importante quando se cai em um golpe financeiro. Cada minuto pode representar um grande prejuízo para a sua empresa. Os primeiro e principais passos a tomar são:
- Entre em contato com seu banco imediatamente. O atendimento vai ajudar você a identificar qualquer comportamento suspeito em sua conta. Informe sobre transações não autorizadas;
- Se a suspeita de fraude for confirmada, bloqueie e cancele todos os seus cartões e, se possível, as senhas de acesso;
- Registre um boletim de ocorrência na delegacia de polícia mais próxima ou online. Esse documento vai atestar que você foi vítima de uma fraude, protegendo sua identidade e facilitando o processo;
- Monitore suas contas para evitar novas fraudes;
- Atualize senhas e medidas de segurança.
O mais importante de tudo é não se desesperar, tomar as medidas cabíveis para ser menos prejudicado e reforçar a segurança para evitar novas situações.
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