Quais tendências do setor financeiro?

Inovação no setor financeiro: quais são as principais tendências?

Inovação no setor financeiro já é uma realidade em todo o mundo, afinal, a tecnologia é o grande componente de impacto sobre o comportamento, modo de pensar e viver das pessoas e, consequentemente, reformulou as formas com que o setor financeiro opera.

Um exemplo disso é o estudo realizado pela empresa de consultoria empresarial KPMG sobre inteligência artificial, que indica que muitos líderes do setor de finanças afirmam que o modelo tecnológico já é usado nas corporações, mesmo que de forma moderada.

Entre os setores com maior índice de uso estão: produção industrial (93%), serviços financeiros (84%), tecnologia (83%), varejo (81%), ciência (77%), saúde (67%) e governo (61%). O levantamento aponta, ainda, que o setor financeiro foi o que registrou aumento mais significativo no mercado.

Diante desse cenário, é fundamental saber quais são as principais tendências do mercado de finanças para manter o seu negócio sempre atualizado e alinhado às demandas mercadológicas. Para te ajudar a compreender mais sobre o assunto, nós, do Blog BS2, separamos 3 tendências que já estão sendo aplicadas e estão transformando o setor. Continue a leitura para conferir!

Veja também – Metaverso: como preparar sua empresa para o novo momento digital?

Cenário do setor financeiro

A inovação por meio da tecnologia tem transformado diversos setores em escala mundial e, com o mercado financeiro, essa realidade é cada vez mais próxima e palpável.

Outros dados da pesquisa realizada pela KPMG apontam que metade dos executivos ouvidos afirmam que a inteligência artificial está em constante avanço, até mesmo com rapidez inesperada.

Nesse sentido, a preocupação se volta para a velocidade acelerada da adoção dessas tecnologias, principalmente, pelas pequenas empresas – que representam 63% dos empresários entrevistados.

Os líderes de negócios com alto conhecimento em inteligência artificial (51%) também se preocupam com o futuro do setor financeiro, que caminha a passos largos rumo à digitalização total dos processos e produtos de finanças. Exemplo disso foi o debate do evento de tecnologia nomeado como CIAB FEBRABAN 2021, que discutiu sobre o uso de bots nos bancos, aplicativos e assistentes virtuais, que são artifícios já até normalizados entre os consumidores e tem impactado o setor financeiro, principalmente, diante das empresas mais tradicionais do ramo.

Tendências do setor financeiro

Para esclarecer quais são as principais tendências do mercado financeiro e que é possível aplicá-las na gestão de finanças da sua empresa, separamos as 3 principais inovações aplicadas no setor. Confira!

  1. Fintechs

Fintechs é o termo cunhado por meio das palavras financial e technology e consiste na aplicação desses conceitos em soluções de serviços financeiros. Dados do relatório intitulado Fintechs Report 2022, publicado pela empresa de dados Distrito, apontam que, em três meses, as fintechs brasileiras receberam 1,12 bilhões em investimento, 30% do total dos aportes recebidos em 2021. Até março deste ano foram mapeadas 1.289 empresas deste setor, de acordo com o levantamento.

Entre as principais soluções trabalhadas estão crédito (17,5%), seguida pelos meios de pagamento (14,4%), às de backoffice – equipe responsável por processos burocráticos do funcionamento da organização – (14,2%) e as fintechsde criptomoedas (6,8%).

2. Open banking

Open banking na tradução livre significa banco aberto ou sistema financeiro aberto, que consiste em uma maior liberdade do cliente, visto que ele possui maior controle sobre seus dados e pode optar em compartilhá-los com mais de uma instituição financeira, ou seja, pagar pelos serviços que melhor atendem. Esse compartilhamento é regulamentado conforme definição do Banco Central do Brasil.

Além da maior comodidade ao cliente, o formato de serviço possibilita que pagamentos, propostas de crédito, investimentos, operações de câmbio, seguros e previdências privadas sejam feitas sem a necessidade de acessar os canais das instituições financeiras.

Pesquisas mostram que 65% dos brasileiros estão dispostos a compartilhar seus dados visando a obtenção de melhores taxas, visto que o mesmo levantamento aponta que quase 25% dos entrevistados possuem, em média, 3,5 contas bancárias e os que já encerraram alguma conta têm como justificativa o alto custo de manutenção. Com a modalidade open banking, os serviços e produtos são ofertados ao cliente de acordo com o histórico financeiro, logo, há uma prestação de serviço mais personalizada e acessível.

3. Inteligência artificial

Inteligência artificial se mostra como principal tendência, visto que reúne as tecnologias e possibilita a prestação de serviços totalmente digitalizados. No mercado financeiro, a ferramenta pode auxiliar na detecção de fraudes, atendimentos mais rápidos e eficazes aos clientes e geração de relatórios e dados de forma otimizada.

É o que mostra pesquisa realizada pela empresa de consultoria Gartner, que prevê que 20% de todos os dados usados para entender o consumidor serão gerados sinteticamente até 2025.

Isso pode acontecer por meio de machine learning – subcategoria da inteligência artificial que se trata do processo em que os computadores desenvolvem o reconhecimento de padrões de tarefas e são capazes de reproduzi-las de forma independente.

Siga as tendências que já estão no BS2!

Somos um banco digital completo e especializado em empresas do Brasil, com diversas soluções digitais que oferecem não só oportunidades financeiras, mas, também, facilidades para sua empresa e seus clientes. Com as APIs do BS2, por meio da Conta PJ Digital para Empresas, sua marca fica atualizada nas tendências do mercado e, consequentemente, aumenta os resultados.

Por que escolher o Banco BS2 para sua empresa?

Nós, do Banco BS2, somos o parceiro ideal para acompanhar cada passo do processo de evolução da sua empresa. Conheça nossas soluções que facilitam a contratação mais segura dos serviços e produtos do seu negócio:

Esta modalidade dinâmica conta com valores lançados direto na conta bancária da sua empresa em tempo real. Além disso, proporciona a agilidade em processos de cobranças e de pagamentos a terceiros, emissão de PIX com QR Code estático – para receber quantias dos clientes –, programação de pagamentos 100% online com transferência para PIX de clientes cadastrados e cobrança via PIX com QR Code gerados – mesmo com vencimentos, multas, juros e descontos.

Permite a emissão online em tempo real e dá acesso a possibilidades de gerenciar boletos de inclusão, cancelamento e impressão, consultar a lista de documentos por filtro, alterar data de vencimento, consultar praças disponíveis, pagar boletos e gerenciar o webhook com mudança de status.

Esta solução integra o sistema da sua empresa à conta bancária com o objetivo de conciliar fluxos automatizados e gerir o caixa. Tudo isso com acompanhamento das etapas financeiras em tempo real, com possibilidade de consultar saldo, extrato e código de barras, efetuar pagamentos de títulos e concessionárias, transferir quantias entre contas do mesmo banco e realizar TEDs para outras agências bancárias, e webhooks de movimentações efetuadas na conta – todas as etapas disponíveis a qualquer momento.

Abra agora sua Conta PJ Digital – sem mensalidades, gratuita e online – e se atualize nas tendências do setor financeiro.

Mais conteúdos como esse:

O que você precisa saber sobre Open Banking e Digital Cash Management

O que é Digital Cash Management e por que a sua empresa precisa dele?

Posts Similares

Posts Recentes

”BaaS”, “tecnologia bancária” e “API

BaaS, APIs e o papel do Banco BS2 na inovação do setor financeiro no Brasil

Sabem quem é o país líder mundial em customer experience? O Brasil.O Brasil também lidera o ranking de digitalização de pequenos negócios, segundo pesquisa que incluiu países da Europa, do Brics e da América Latina. Falando em América Latina, o Brasillidera o ranking de inovação entre todos os países latino americanos.Salvo exceções como, por exemplo,…
tela de celular com logo Drex

Drex – o futuro da economia é agora

DREX: tudo o que você precisa saber.Comecemos pelo nomeD de digital. R de real. E de eletrônico. E X, como símbolo de conexão, de transação.Em uma única sigla, tudo o que precisamos saber: o Drex é a versão digital do real, que será usado em transações que acontecerão em um ecossistema exclusivamente eletrônico. Mas atenção:…

O banco DA sua empresa, ou um banco NA sua empresa? Destaque-se com o BaaS

Empresas que buscam inovação e customização dos serviços para o público final, têm muito mais chances de se destacarem. E a resposta pode estar na implementação de soluções financeiras que atendam com mais praticidade e personalização, como a implementação do Banking as a Service (Baas).  O conceito de Banking as a Service, o BaaS, chegou…
Transferências internacionais

Transferências internacionais do Banco BS2: sua empresa em Escala Global

Uma “transferência” é um “envio ou recebimento”. Nada mais que isso.  Uma transferência internacional, portanto, acontece quando alguma coisa é enviada para o exterior (ou seja, para fora do Brasil). Ou é enviada do exterior para o Brasil. Pronto. Você já sabe o principal sobre “transferências internacionais”.  O restante, pode deixar conosco.  Quando sua empresa efetua uma…
Golpes e Fraudes, como prevenir

Golpes e fraudes: recomendações para manter sua empresa protegida.

Ninguém cai em golpes e fraudes porque quer.Uma pessoa cai em um golpe porque é induzida a tal. Ou, em muitos casos, seduzida.Induzida a tomar atitudes como, por exemplo, compartilhar informações confidenciais para completar uma transação financeira.  Seduzida a clicar em links que prometem ofertas super vantajosas.Mas existem casos em que – de fato –…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *