Qual é o momento certo para buscar capital de giro e investir no crescimento da sua empresa?
A necessidade faz a ocasião, diz o ditado. E o momento certo de investir em capital de giro e crescer sempre será aquele em que seu uso se mostrará muito bem-vindo para trazer um fôlego extra – seja para eliminar um descompasso entre entradas e saídas no fluxo de caixa, seja para injetar recursos que complementem ou incrementem a geração de receitas.
O melhor dos mundos é que todo negócio tenha a capacidade de operar no azul e com lucratividade – criando uma reserva financeira para dispor de capital de giro a partir de seus recursos próprios. No entanto, nem sempre esse cenário ideal é o revelado no fechamento do mês. Pode faltar dinheiro em caixa, pode faltar timing para equalizar as contas, e podem faltar ambos.
Qual o momento certo de investir em capital de giro para a sua empresa?
Diante desse contexto, é preciso considerar a contratação de empréstimo para capital de giro, a fim de garantir que a empresa siga em funcionamento e, principalmente, de evitar que a atividade capaz de reverter essa situação seja impactada. Ou seja, respiro à estratégia comercial para continuar vendendo.
Nesses momentos, o capital levantado deve ter como prioridade a manutenção de estoques, a aquisição de insumos e matérias-primas, bem como a criação de ofertas e ações promocionais para transformar o máximo desse capital imobilizado em dinheiro na mão. Paralelamente, essa também é a oportunidade de rever custos da operação e buscar otimizações que reduzam consumos e, consequentemente, gastos.
Uma vez o crédito para capital de giro for a opção escolhida, é fundamental ter um fluxo de caixa atualizado para dimensionar a capacidade de pagamento do empréstimo, no menor prazo possível. Vale também lembrar que estamos falando do momento certo para investir em capital de giro.
Portanto, o crédito contratado deve fazer jus ao dinamismo que dá propósito a esse recurso: estar disponível e ser aplicado no dia a dia para fazer o negócio girar, com capacidade para honrar em dia compromissos financeiros e ter folga de recursos para continuar expandindo a operação e os lucros.
Capital de giro com antecipação de recebíveis: crédito rápido no tempo certo!
Se o crédito para capital de giro terá como objetivo principalmente corrigir um intervalo de tempo até que sejam contabilizadas receitas geradas de vendas a prazo (por cartões, notas fiscais e boletos), atrelar esse financiamento a antecipação desses recebíveis pode representar uma forma de suprir com rapidez as despesas que precisarão ser cobertas nesse período.
Veja as vantagens de consignar o empréstimo com recebimentos futuros:
- Dinheiro na mão no presente sempre alinhando o uso do crédito à realidade do seu orçamento, evitando assim o endividamento excessivo.
- Acesso ágil e desburocratizado a uma linha de crédito digital de curto prazo e com liquidez imediata, por conta da garantia oferecida.
- Redução do chamado risco de crédito do financiamento – o que significa taxas de juros mais competitivas na hora da contratação.
- Oportunidade de gerenciar o uso do capital de giro com recebíveis para transformar o fluxo de caixa em círculo virtuoso da competitividade e do crescimento da empresa.
BS2: o primeiro banco completo especializado em empresas do Brasil!
O BS2 é um banco digital com diversas soluções financeiras com foco em crédito rápido, digital e sem burocracia para empresas. Além da conta digital PJ, sem mensalidade, o BS2 conta com uma plataforma digital de investimento e conta internacional em dólar para empresas.
Queremos ser o parceiro da sua empresa na jornada de crescimento dos seus negócios. Estamos prontos para oferecer todas as soluções adequadas às PMEs – Pix, Plataforma de cobrança, APIs, link de pagamento e mais. Abra uma conta PJ digital e sem mensalidade no BS2.
Posts Recentes
Investimentos PJ: conheça as opções para garantir rentabilidade e segurança
Qual a taxa de juros do Pronampe? Descubra as condições e como é calculada
Black Friday 2024: dicas para vender mais e evitar golpes
Oscilações no câmbio: como proteger a sua empresa?
Fluxo de caixa: o que é, como funciona e como criar um para sua empresa
Empresas têm Valores a Receber do BC? Veja como consultar