Qual o melhor banco para pegar capital de giro?
O melhor capital de giro é aquele que vem com “juros menores no empréstimo”. Seria o atalho mais lógico para uma rápida resposta. Mas vale a pena, sim, pensar duas vezes. Existem opções que permitem usar o crédito de forma consciente, e ainda assim ter acesso a um capital de giro com taxas competitivas. Descubra aqui qual é o melhor banco para o capital de giro da sua empresa.
Para os pequenos e médios empreendimentos – que enfrentam diariamente o desafio de conciliar a gestão das suas finanças com as estratégias para incrementar vendas – o endividamento excessivo é um risco que não pode ser subestimado.
Diante da atenção redobrada para evitar o acúmulo de dívidas, a utilização de recebíveis futuros de cartões de crédito ou de notas fiscais e boletos emitidos desponta como uma alternativa para consignação de empréstimos que tragam aquele fôlego extra ao fluxo de caixa, desde que adotados como elemento de um planejamento financeiro eficiente.
Seja para equalizar os gaps no calendário entre os compromissos a honrar com despesas e as entradas de receitas, ou mesmo investir na aquisição de matérias-primas ou de reforços de estoque vislumbrando aquecer vendas em uma sazonalidade favorável do mercado, os empreendedores que avaliam recorrer ao capital de giro devem ter no radar o quanto podem se beneficiar com as transformações no mercado de crédito no Brasil.
De acordo com o último Relatório de Inflação, publicação trimestral do Banco Central (BC) e divulgado no final de junho, o saldo do crédito concedido pelos bancos deve crescer 11,1% em 2021, um avanço no indicador estimado no relatório anterior, de 8%. Entre os fatores que contribuem para esse cenário aparece a reedição do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) como linha de crédito permanente.
Os novos estímulos creditícios para as pequenas e médias empresas também ficam em evidência nas Estatísticas de Monetárias e de Crédito do Banco Central referentes a julho deste ano: o crédito livre para pessoas jurídicas alcançou R$1,2 trilhão, crescendo 1,0% no mês e 13,9% em 12 meses. Nos bastidores dos índices, ganharam destaque, entre outros, operações com duplicatas e recebíveis e capital de giro com prazo superior a 365 dias.
Além do efeito positivo desencadeado por uma maior diversificação de ofertas de financiamento de recursos para empresas, a contratação de capital de giro com valores a receber de vendas a prazo representa um respaldo que, no final das contas, também pode se reverter em risco de crédito reduzido e, consequentemente, em prazos e condições diferenciadas para quem busca capital para suprir objetivos ou necessidades de curto prazo.
O que priorizar na hora de contratar capital de giro com recebíveis
Tradicionalmente, o histórico de relacionamento entre pessoas jurídicas e bancos figura como um fator que pesa na diferenciação dos juros estimados para concessão de crédito. Mas essa regra baseada na proximidade, positiva para grandes empresas, não se estende de modo tão equitativo para os pequenos e médios empreendimentos.
Para as PMEs, a dificuldade de consolidar um vínculo com instituições financeiras de escala maior, e que seja forte o suficiente para tornar mais vantajosa uma contratação de empréstimos, reflete o quanto esse modelo convencional de atendimento está distante de suas realidades orçamentárias e operacionais. Isso se torna evidente, sobretudo, na composição de pacotes de serviços e produtos, com tarifas e custos inviáveis para aqueles que estão iniciando ou se preparando para avançar suas jornadas empreendedoras.
Então, o que colocar na balança? Confira as dicas na hora de escolher não apenas a melhor solução de capital de giro com recebíveis, mas de decidir por uma parceria com um banco capaz de seguir o compasso de quem é pequeno ou médio no porte, mas tem grandes planos para crescer e não tem tempo a perder para turbinar seu faturamento!
- Avalie um banco orientado por endereçar soluções financeiras condizentes com as necessidades enfrentadas pelas PMEs no dia a dia de seus negócios.
- Priorize uma experiência financeira integrada (One Stop Shop) que viabilize um controle unificado e consistente da gestão financeira do seu empreendimento.
- Considere um banco digital, com um ecossistema que permita interagir de modo ágil e desburocratizado com soluções inteligentes e com valores na medida certa para o fôlego e o bolso do seu negócio.
Capital de Giro: conheça as Linhas de Crédito para PMEs do BS2
Queremos tornar o BS2 o primeiro neobank B2B do Brasil. E parte dessa missão é norteada por oferecer uma estrutura bancária integrada e completa, tecnologia de ponta e expertise em crédito para pequenas e médias empresas.
A bordo dessa evolução chegam as Novas Linhas de Crédito para PMEs do BS2, com contratação 100% digital, de forma ágil e desburocratizada e totalmente integrada à conta PJ gratuita BS2 Empresas!
Entre as novidades, os empreendedores encontram não apenas um, mas dois motivos para conhecer como as Soluções de Capital de Giro com Recebíveis do BS2 estão prontas para contribuir com a expansão de seus negócios:
- Crédito disponível a partir de R$ 15 mil.
- Prazo para pagamento em até 12 vezes.
- Contratação 100% online diretamente pela Plataforma do BS2 Empresas.
- Prazos e condições diferenciadas.
Antecipa Cartão BS2:
A opção de Antecipação de Recebíveis para Cartões está disponível dentro da plataforma BS2 Empresas.
Além de contratarem digitalmente essa operação para receber à vista o valor das vendas a prazo pagas pelos cientes via maquininhas de cartões, as empresas podem usufruir de uma jornada 100% integrada a um ecossistema de soluções financeiras adequadas ao orçamento e às prioridades da gestão das PMEs. Com a Antecipação de Recebíveis do BS2, é possível receber o valor no mesmo dia (venda até às 14h) ou em até 1 dia útil.
Antecipação de Recebíveis: Notas Fiscais, Boletos e duplicatas
Outra solução a caminho é a Antecipação de Recebíveis de Notas Fiscais Eletrônicas de Produtos (NF-e), e de Serviços (NFS-e) ou Conhecimentos de Transporte Eletrônicos (CT-e). É a operação ideal para PMEs que desejam minimizar impactos dos descompassos no fluxo de caixa, 100% integrada à conta PJ digital BS2 Empresas.
Permite solicitar digitalmente a antecipação de recursos atrelados a documentos fiscais emitidos, que contam com prazos mais longos para vencimento/recebimento. Nesse modelo de Antecipação de Recebíveis, o upload de documentos fiscais é feito diretamente na plataforma de crédito. São aceitas:
- NF-es com vencimento entre 5 e 90 dias emitidas em qualquer lugar do Brasil.
- NFS-es com vencimento entre 5 e 90 dias emitidas somente na cidade de São Paulo.
- CT-es emitidos em todo o Brasil e sem prazo de vencimento.
- Taxas flexíveis e customizadas por cliente.
Conheça a conta PJ digital BS2 Empresas
O Banco BS2 é o primeiro banco digital focado em PMEs que oferece, por meio de uma experiência bancária digital e integrada (one-stop shop), produtos e serviços financeiros, transações internacionais e acesso à crédito.
A conta PJ digital do Banco BS2 é ideal para pequenos e médios negócios, que precisam manter o foco nas estratégias que alavanquem o seu faturamento, com soluções financeiras na medida certa para o orçamento de quem está começando a empreender.
A abertura é gratuita e 100% realizada pela internet. Em até três dias úteis, a conta é liberada, sem mensalidades ou tarifas abusivas, com taxas pagas somente por uso individual.
Com a conta PJ digital do BS2, sua empresa tem acesso a um ecossistema de soluções inteligentes. E você realiza o controle das finanças do seu negócio na palma da mão pelo nosso app.
O BS2 quer ser o parceiro da evolução desde os primeiros passos do seu negócio. Estamos prontos para oferecer soluções adequadas a pequenas e médias empresas. Abra uma conta PJ digital gratuita BS2 Empresas
Posts Recentes
Qual a taxa de juros do Pronampe? Descubra as condições e como é calculada
Black Friday 2024: dicas para vender mais e evitar golpes
Oscilações no câmbio: como proteger a sua empresa?
Fluxo de caixa: o que é, como funciona e como criar um para sua empresa
Empresas têm Valores a Receber do BC? Veja como consultar
As ações do Banco BS2 com a pauta ESG