Cédula de crédito - Quem pode emitir?

Quem emite a cédula de crédito?

Cédula de crédito, instituída pela Lei 10.931, é um documento que oficializa um acordo entre duas partes envolvidas – uma instituição financeira e uma empresa que busca o acordo.

Esta é uma forma de facilitar o acesso e a geração de crédito no mercado, que se movimenta de maneira mais dinâmica. Devido a diversas razões, especialmente a crise econômica gerada pela pandemia de Covid-19, a busca de crédito por micro e pequenas empresas cresceu 2,9% em junho deste ano (em comparação com o mesmo período de 2021), como indica o Serasa Experian de Demanda das Empresas por Crédito.

Este documento é considerado um título executivo, em que as instituições financeiras têm a possibilidade de executar de forma mais rápida o acordo firmado entre as partes envolvidas, com uma ação mais rápida na justiça.

Continue a leitura deste artigo elaborado por nós, do Blog BS2, e confira mais detalhes sobre a emissão de cédulas de crédito e como elas podem ajudar sua empresa.

Confira os tópicos a seguir:

Quem emite a cédula de crédito?

O título de crédito pode ser emitido por pessoas físicas ou jurídicas que firmam um acordo com bancos, instituições financeiras ou agentes financeiros em troca de crédito. Aqui no Brasil, o Banco Central é o responsável pela regulamentação das cédulas de crédito – desde a emissão do documento oficial, à assinatura, negociação e à liquidação da cédula.

Qual a finalidade?

O principal objetivo do título de crédito como a cédula é facilitar o acesso ao crédito para pessoas físicas ou jurídicas que o buscam. O diferencial da cédula aos demais contratos de financiamento é que sua cobrança é mais ágil por se tratar de um título executivo.  

Diferenciais

Pode ser contratada de forma mais ágil e flexível. O fluxo de pagamento pode ser ajustado de acordo com a necessidade da empresa.

Tipos de cédulas de crédito

No mercado, existem diversas modalidades de cédulas de crédito, todas controladas e regulamentadas pelo Banco Central do Brasil. Conheça algumas:

Cédula de crédito BS2: incentivo ao crescimento da sua empresa

Nós, do Banco BS2, somos o parceiro ideal para acompanhar cada passo do processo de evolução da sua empresa – desde o seu início até seu crescimento, possível expansão e muito além.

Para garantir o crescimento empresarial constante e regular, nacional ou internacionalmente, do seu negócio, oferecemos linhas de crédito sem burocracias e que se adequam às necessidades da sua empresa. Uma das possibilidades de oportunizar atividades que auxiliem a evolução do seu negócio  é o acesso à Cédula de Crédito à Exportação (CCE).

A CCE é uma linha de financiamento disponível para oportunizar a ampliação ou a finalização de produções ou prestações de serviços que terão como destino a exportação para empresas que atuam neste mercado exportador – seja como exportadoras ou fornecedoras deste ramo. Confira as vantagens desta cédula de crédito:

  • Financiamento em moeda real sem exposição à variação cambial;
  • Isenção de IOF no crédito para exportação;
  • Opção entre taxas pré e pós-fixada para contratação;
  • Taxas personalizadas e competitivas.

Para contratar quaisquer linhas de crédito – ou conhecer nossas demais soluções financeiras 100% digitais –, entre em contato com a gente por e-mail (middle@bancobs2.com.br) e confira mais detalhes sobre nossos financiamentos especiais para exportação.

Leia também:

O que uma empresa deve fazer para começar a exportar

Faturamento em dólar: praticidade, segurança e vantagens para sua empresa

Posts Similares

Posts Recentes

Imposto sobre Operações Financeiras (IOF): entenda as mudanças anunciadas em 23/05/2025 

O Governo Federal anunciou mudanças no IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) que entraram em vigor nesta sexta-feira.   Preparamos um resumo para facilitar a compreensão de seus principais pontos e como isso pode afetar seu negócio.  O que é IOF?  O IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) é um imposto cobrado sobre transações financeiras nacionais e internacionais. …

Balanço Patrimonial: o que é e como fortalece seu negócio

O balanço patrimonial é um relatório essencial que organiza e detalha tudo o que a empresa possui e deve, permitindo uma gestão estratégica e segura. Além de auxiliar na tomada de decisões, ele também é um fator determinante para atrair investidores e garantir um crescimento sustentável. Confira abaixo algumas informações que podem ajudar sua empresa…

Governança de Dados: O que é e qual a sua importância para as empresas

A governança de dados é uma prática essencial para qualquer organização que busca maximizar o valor de suas informações e minimizar os riscos associados ao seu gerenciamento. Em um cenário no qual as empresas enfrentam desafios crescentes para organizar, proteger e aproveitar suas informações com inteligência, a governança de dados emerge como um pilar seguro…

Fraudes bancárias: conheça as principais e como evitá-las

A segurança financeira é um dos pilares para a estabilidade de qualquer empresa. No entanto, fraudes bancárias representam um risco crescente para negócios de todos os portes. Transações não reconhecidas, acessos indevidos e golpes sofisticados podem comprometer o caixa e a operação do seu negócio. Infelizmente, esse tipo de situação é cada vez mais comum….

Mercado de capitais: conheça todos os benefícios

Entenda o impacto do mercado de capitais para os seus negócios Se você deseja expandir seu negócio ou investir com mais inteligência e estratégia, entender o mercado de capitais é essencial. Esse segmento permite que empresas captem recursos diretamente com investidores, diminuindo as dependências dos bancos e financiamentos tradicionais.  Para os investidores os benefícios também…
Empréstimo empresarial

Empréstimo empresarial: veja as melhores opções de crédito e quando contratar

Assim como uma pessoa física pode precisar de um empréstimo para pagar uma dívida ou lidar com imprevistos, empresas também podem recorrer a esse artifício em determinadas situações. Essa situação está longe de ser incomum: segundo um levantamento feito pelo Sebrae, utilizando dados do Banco Central, 6,5 milhões de pequenos negócios realizaram um empréstimo empresarial…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *