veja 7 tendências mundiais das APIs

7 tendências mundiais das APIs: como sua empresa pode aproveitar?

Você já reparou como as tendências mundiais têm surgido cada vez mais em todos os mercados, especialmente o financeiro? É diante desse contexto que destacamos as APIs como uma tendência mundial que merece sua atenção.

É por isso que nós, do Banco BS2, estamos sempre de olho no mercado para oferecer as melhores soluções aos nossos clientes. Afinal, queremos que cresçam e evoluam junto com todas as tecnologias desenvolvidas.

O uso das APIs em empresas de todos os portes tem crescido e 75% dos negócios brasileiros já percebem que elas são uma maneira inteligente de integrar e agilizar os processos internos, como indica o estudo O Estado das APIs, realizado pela Sensedia.

Neste artigo, elaborado por nós, do Blog BS2, você irá conferir as sete principais tendências mundiais das APIs e como a sua marca pode se beneficiar delas.

Boa leitura!

Veja mais – Como as APIs podem impulsionar a produtividade da sua empresa?

O que são as APIs?

APIs são rotinas e padrões de algoritmos e programação para acessar softwares ou plataformas diversas que tenham ligação e base fixa na internet.

Na prática, essas interfaces são os diálogos trocados entre os sistemas internos, ou seja, a conexão e a troca de dados entre as plataformas sem a intervenção humana, de forma 100% digital.

Um exemplo de como saber o que é uma API é abrir uma página de busca de um hotel e encontrar, além do endereço, um mapa com sugestão de melhor rota a ser tomada para chegar até lá. Nesse sentido, este mapa é uma clara identificação de conversas entre sistemas por meio de uma API.

Por que as APIs são importantes para uma empresa?

Utilizar APIs na sua empresa pode auxiliar na automatização de processos, como a emissão de notas fiscais ou de boletos, e nos lançamentos contábeis, por exemplo.

Assim, automatizar essas atividades gera otimização do tempo, o que garante mais desenvolvimento de estratégias para aumentar suas vendas. Logo, garante mais rentabilidade e destaque no mercado.

Quais são as 7 tendências mundiais das APIs?

Outra grande vantagem de utilizar as APIs na sua empresa é que elas garantem adaptação às novas tendências que a revolução digital traz. Por isso, te convidamos a conhecer algumas das tendências mundiais das APIs para acompanhar as constantes inovações:

Negócios open se tornam negócios normais

A era do open (em tradução literal, aberto) tem sido cada vez mais comum e normal no mundo atual. Logo, o Open Banking é encarado pelos nossos especialistas como a primeira porta aberta para um mundo de novos modelos de negócios.

Negócios open também se tornam negócios open-ended

Negócios abertos têm a missão de oferecer as melhores soluções com base nas competências e capacidades dos negócios. Sempre com o auxílio de sistemas fortes, que permitem a conexão entre diversos ecossistemas.

Plataformas e produtos de APIs no centro

A transformação dos modelos de negócio também traz novas possibilidades para as plataformas das Interfaces de Programação de Aplicativos.

Assim, a visibilidade das APIs aumenta com a intenção de proporcionar inovações digitais para os novos negócios, independente do mercado de atuação.

DevOps se atualiza e necessita de governança adaptativa

O software instalado para automatizar os processos da sua empresa é, na realidade, sua marca. Assim, a segurança, a governança do software e o design são importantes para o negócio, além de aumentar sua importância no mercado.

Gerenciamento de API expandido

As novas plataformas das empresas open devem ter meios de se conectar com outras plataformas, além da REST APIs – que é o modelo de solicitação-resposta já existente.

A maneira de gerenciar as APIs será mais avançada, com a possibilidade de as empresas interagirem a partir de processos e fluxos que auxiliam, também, na troca de dados e transações financeiras.

Atuação integrada de serviços digitais

Para promover a facilidade ao utilizar as APIs e integrá-las a cenários diversos de uso, outros serviços devem ser unidos a tais plataformas com o intuito de reduzir a escassez de habilidades. Serviços com o low-code e os serviços em nuvem são algumas das opções.

Plataformas de APIs mais protegidas

Com a maior visibilidade e atenção sobre os produtos e plataformas de APIs, as plataformas deste universo recebem mais investimento e inovações digitais para aumentar a segurança delas, afinal, estamos falando de plataformas que se conectam a outras e trocam dados.

Como seguir tendências digitais mundiais?

Nosso time de especialistas indica que a evolução tecnológica no setor não vai parar. Assim, seguir as tendências mundiais das APIs é o primeiro passo para sua marca se destacar em seu ramo de atuação.

Diante deste cenário de inovação e constante atualização tecnológica, também se destacam as soluções em BaaS, que unem integração e automação para garantir mais agilidade e segurança na sua gestão de caixa.

Quais as vantagens das nossas soluções nesse cenário?

As nossas APIs financeiras são desenvolvidas sob medida para a sua empresa. Elas se integram com qualquer sistema, de maneira simples, com muita segurança e tecnologia avançada.

Além disso, é possível automatizar os processos, mantendo suas regras de negócios e operacionais internas, centralizando suas ações diretamente no seu sistema/app, sem precisar sair de seu ERP e acessar o sistema do banco.

Vamos crescer juntos?

Somos o BS2 – o banco das empresas. Estamos alinhados ao mercado atual e 100% preparados para oferecer as soluções mais adequadas aos negócios:

  • APIs
  • Câmbio
  • Crédito
  • Seguros e muito mais!

Abra agora sua Conta PJ Digital – sem mensalidades, gratuita e 100% online – e aumente o faturamento do seu negócio!

Posts relacionados

Inovação no setor financeiro: quais são as principais tendências?

Como a revolução digital impacta o mercado financeiro?

Posts Similares

Posts Recentes

FGI PEAC no Dia das Mães: impulsione sua empresa com o Banco BS2

O Dia das Mães tem impacto significativo nas vendas no Brasil, já que, anualmente, gera alta do comércio varejista, estimulando a economia e o mercado em todo o País. Os mais diversos setores de atuação do varejo podem esperar: Alta performance é pensar um passo à frente Em uma das datas que mais movimenta a…
Por um mundo com mais mulheres na liderança

O lugar das mulheres é na liderança. E onde mais elas quiserem estar.

“Não se nasce mulher. Torna-se mulher.” Quem mais seria capaz de conceber uma ideia tão poderosa quanto essa senão a filósofa, escritora e intelectual francesa Simone de Beauvoir?  Essas palavras foram publicadas em 1949.  Hoje, 75 anos depois, elas continuam reverberando. Continuam mais atuais do que nunca. E continuam inspirando mulheres do mundo todo a…
mão apontando para o Brasil em um globo terrestre digital, mostrando o mundo conectado.

De câmbio à conta internacional, conectamos sua empresa ao mundo. E vice-versa.

Negócios internacionais, “Um mundo de possibilidades”. Hoje, graças ao inevitável progresso da tecnologia (em todos os âmbitos), o mercado financeiro tornou-se – de fato – palco de infinitas oportunidades. No âmbito financeiro, o Banco BS2 tem orgulho de liderar esse progresso tecnológico. E orgulha-se ainda mais de poder, através de nossas inovadoras soluções financeiras, dar…
Atendimento humanizado, tecnologia, humano

Atendimento humanizado em um banco 100% digital? Sim, exatamente!

É comum pensar em “humano” e “digital” como dois conceitos mutuamente excludentes, como se não fosse possível usar as mais avançadas e inovadoras tecnologias a serviço de um atendimento mais empático, gentil e personalizado. Mas a verdade é que ambos podem, sim, andar lado a lado. Aliás, devem Afinal, o papel da tecnologia é potencializar…
Dia da internet segura

Dia da Internet Segura: celebrando 20 anos de segurança digital

O ano era 2004. Foi neste ano que nasceu, lá na União Europeia, a iniciativa que ficaria conhecida mundialmente como o Dia da Internet Segura.  Sim, mundialmente. Afinal, hoje já são mais de 200 países participantes.  Dentre eles, é claro, o Brasil.  O slogan da iniciativa não deixa dúvidas: “Juntos para uma Internet Mais Positiva”….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *