Metas financeiras: importância e como criar
Metas financeiras são ferramentas essenciais para a assertividade do planejamento financeiro e estratégico das empresas, que é uma peça-chave quando o assunto é a sobrevivência do negócio.
Isso porque, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 60% das empresas fecham as portas por falta de planejamento. Nesse sentido, mapear metas torna-se uma maneira eficiente de entender o que sua marca almeja para crescer e como fazer isso acontecer.
Devido sua importância para gestão financeira, nosso time de especialistas reuniu, neste conteúdo, o segredo para criar metas financeiras que vão te ajudar a destacar seu negócio e expandir sua marca.
Continue a leitura para conferir!
Veja também: Tecnologia Financeira: 3 vantagens para o seu negócio
Como definir metas financeiras?
Algumas estratégias e métodos são fundamentais para tornar as metas financeiras mais alcançáveis e aplicáveis. A pesquisa publicada pelo Deloitte intitulada The Analytics Advantage We’re just getting started cita, por exemplo, que 49% dos entrevistados afirmam que a análise de dados, por meio de diversas ferramentas, os ajuda a tomar melhores decisões e 10% responderam que os dados obtidos os auxiliam a melhorar o relacionamento com clientes e parceiros de negócios.
As metas devem sempre levar a uma ação, para que esses objetivos impostos sejam alcançados. O método SMART – que consiste em um formato de organização de objetivos, em que cada letra representa um atributo que uma meta deve possuir para que ela faça sentido. Esse é um caminho viável para planejar e executar as ações estabelecidas. Confira os atributos de cada uma das letras para aplicar na sua gestão financeira:
- Specific (Específico)
As metas devem ser especificadas, ou seja, claras na proposta, para que, assim, os objetivos sejam originais e as equipes envolvidas entendam por onde começar e como seguir.
- Measurable (Mensurável)
É necessário associar as metas a números e dados, para que elas sejam mensuráveis e para que os resultados sejam quantificáveis.
- Attainable (Atingível)
É necessário que todas as metas sejam atingíveis, ou seja, possíveis de serem conquistadas. Nesse sentido, é importante que os objetivos sejam baseados em análises de dados consistentes que permitam o mapeamento do que será alcançado.
- Relevant (Relevante)
É preciso que sejam metas relevantes, a fim de influenciar positivamente o crescimento do negócio e, ao mesmo tempo, o alcance dos objetivos estabelecidos.
- Time Based (Temporal)
O último aspecto, mas não menos importante, é que as metas financeiras devem ter um prazo para serem atingidas. Por isso, estabeleça uma data final para que depois seja feita uma análise do trabalho feito e onde a equipe chegou em relação a cada objetivo.
O Banco BS2 é o parceiro ideal para garantir um planejamento assertivo para as metas financeiras da sua empresa. Seja qual for o objetivo a ser alcançado, oferecemos, por meio da Conta Digital PJ, uma organização totalmente digital das finanças do seu negócio, além do auxílio no controle de gastos com cartão de débito para empresas e segurança na gestão de usuários secundários.
Conteúdos relacionados:
Capital de giro e sua empresa: como ser assertiva?
Cresce busca por crédito para empresas
Posts Recentes
Qual a taxa de juros do Pronampe? Descubra as condições e como é calculada
Black Friday 2024: dicas para vender mais e evitar golpes
Oscilações no câmbio: como proteger a sua empresa?
Fluxo de caixa: o que é, como funciona e como criar um para sua empresa
Empresas têm Valores a Receber do BC? Veja como consultar
As ações do Banco BS2 com a pauta ESG