Capital de giro: como calcular o ideal para sua empresa digital?
Capital de giro é uma das principais preocupações das empresas, afinal, é a soma dos recursos financeiros que ficam reservados para a realização de pagamentos de custos e despesas ao longo do tempo.
A partir de seu cálculo, é possível garantir decisões mais assertivas quanto ao direcionamento de recursos e investimentos. Portanto, é um indicador fundamental para todo negócio, independentemente de sua dimensão – seja sua empresa física ou digital.
Quer saber como calcular o capital de giro ideal para a sua empresa digital? Continue a leitura deste artigo que nós, do Blog BS2, preparamos!
Veja mais – Quais os tipos de capital de giro para empresas?
Necessidade de capital de giro
Segundo um levantamento realizado pela Neotrust, apenas no primeiro trimestre de 2021, o setor do varejo digital faturou mais de R$35 bilhões – um aumento de 72,2% em relação ao mesmo período do ano anterior. O valor corresponde a 78,5 milhões de compras online realizadas no primeiro trimestre do último ano e esse crescimento em um curto período de tempo se deu devido à expansão do mundo digital e dos negócios que passaram a tomar conta deste setor.
Os dados acima mostram a necessidade de capital de giro (NCG) de uma empresa, na prática. A NCG evidencia a importância de ter uma reserva de capital de giro e é um dos fatores essenciais para a análise e estruturação do planejamento financeiro de seu negócio.
Fatores para o cálculo do capital de giro de empresas digitais
Além da NCG, existem outros fatores a serem considerados diretamente no cálculo do capital de giro para manter seu negócio em pleno funcionamento. Um deles são os bens e direitos da sua empresa, quando devem ser administrados em mais de 12 meses (considerado um longo prazo), que são considerados os ativos circulantes. Neste grupo, podem ser classificados dinheiro em espécie, o saldo das contas bancárias, investimentos de curto prazo, estoques e contas a receber.
Já os passivos circulantes são todas as obrigações da empresa com fornecedores, colaboradores e até mesmo a legislação – ou seja, com terceiros. As contas englobadas neste grupo precisam ter vencimento inferior a 12 meses (considerado um curto prazo) e englobam boletos de fornecedores, salários, os impostos, despesas mensais (como luz, água e internet) e aluguel – caso seu negócio tenha um espaço físico ou uma página na internet, por exemplo.
A fórmula para calcular corretamente o capital de giro do seu negócio é a dedução entre passivos circulantes (obrigações de curto prazo) e ativos circulantes (alta liquidez da empresa).
A partir desse cálculo, o resultado será positivo ou negativo – o que indica se sua empresa tem capital suficiente para cumprir com as obrigações estabelecidas a curto e longo prazo e continuar em pleno funcionamento e expansão.
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