ARTIGO: Conta internacional e a autonomia para brasileiros no exterior

Não é novidade que, com o mundo cada vez mais globalizado, a necessidade de movimentar dinheiro no exterior e em moeda estrangeira já é uma realidade para muitos, sejam pessoas físicas ou jurídicas. Os Estados Unidos seguem como o destino internacional mais procurado pelos turistas e, aproximadamente, 386 mil brasileiros realizaram intercâmbio de estudo ou trabalho no exterior em 2019, de acordo com a Pesquisa Selo Belta 2020, da Brazilian Educational & Language Travel Association.

Além disso, o grau de internacionalização das empresas brasileiras tem crescido, e elas já estão presentes em 89 países, em todos os continentes, segundo o estudo da Fundação Dom Cabral “Trajetórias FDC de Internacionalização das Empresas Brasileiras”. Também vem aumentando o número de pessoas jurídicas, como empreendedores, gamers e influencers, que trabalham com companhias internacionais e necessitam receber pagamentos em outras moedas.

Atualmente, a maior parte dos serviços de câmbio e envio de dinheiro para o exterior é muito burocrática, cara e demorada. Mesmo em casos de emergência, o prazo mínimo de muitas plataformas é um dia útil para realizar a operação. Outros problemas apontados pelos clientes são valor mínimo para movimentação, cobrança de altas taxas e flutuação constante do câmbio. Existe, ainda, a opção de manter conta em bancos no exterior, mas os impeditivos são muitos: altos custos, fuso horário e dificuldade de comunicação, já que o atendimento é feito em língua estrangeira.

Carlos Eduardo Tavares De Andrade Junior: Diretor Executivo de Câmbio do Banco BS2

O que muitos talvez não saibam é que já existem tecnologias e serviços disponíveis que funcionalidades como pagamentos e recebimentos de recursos do exterior e conversão instantânea de moedas 24 horas por dia, entre outros benefícios.

Aprovada pela Câmara dos Deputados em fevereiro desse ano, a nova lei cambial brasileira(PL 5387/19) dispõe sobre o mercado de câmbio, o capital brasileiro no exterior, o capital estrangeiro no País e a prestação de informações ao Banco Central do Brasil. Entre os temas discutidos no projeto de mudança da legislação está a possibilidade de pessoas e empresas passarem a poder ter conta em dólar ou em outras moedas dentro do Brasil.

A notícia é positiva para o mercado, mas ainda levará tempo até que todos os trâmites legais sejam realizados e os bancos e casas de câmbio possam oferecer esse serviço em território brasileiro, já que ainda não há data para que seja votada no Senado. Além disso, o Banco Central, que será o responsável por definir as regras para esse tipo de conta, já afirmou que essa questão não está entre suas prioridades. As contas oferecidas atualmente são realizadas por meio de agências internacionais próprias ou parceiras, e vinculadas à conta corrente em real que o cliente já possui no banco.

Possuir uma conta com saldo em moeda estrangeira é uma ótima opção para quem precisa movimentar dinheiro no exterior e não quer desembolsar altas taxas para isso. Ter autonomia e poder contar com essa opção, sempre que necessário, facilita a vida de quem possui alguma relação financeira em outro país, além de eliminar a burocracia e ampliar as possibilidades de negócios e a inserção dos brasileiros no exterior.

Carlos Eduardo Tavares De Andrade Junior é diretor executivo de Câmbio do Banco BS2

Baixe o app do Banco BS2 e abra uma conta internacional digital e gratuita!

Estamos prontos também para ser o parceiro do crescimento do seu negócio. Abra a sua Conta Internacional BS2 Empresas

Posts Similares

Posts Recentes

Por um mundo com mais mulheres na liderança

O lugar das mulheres é na liderança. E onde mais elas quiserem estar.

“Não se nasce mulher. Torna-se mulher.” Quem mais seria capaz de conceber uma ideia tão poderosa quanto essa senão a filósofa, escritora e intelectual francesa Simone de Beauvoir?  Essas palavras foram publicadas em 1949.  Hoje, 75 anos depois, elas continuam reverberando. Continuam mais atuais do que nunca. E continuam inspirando mulheres do mundo todo a…
mão apontando para o Brasil em um globo terrestre digital, mostrando o mundo conectado.

De câmbio à conta internacional, conectamos sua empresa ao mundo. E vice-versa.

Negócios internacionais, “Um mundo de possibilidades”. Hoje, graças ao inevitável progresso da tecnologia (em todos os âmbitos), o mercado financeiro tornou-se – de fato – palco de infinitas oportunidades. No âmbito financeiro, o Banco BS2 tem orgulho de liderar esse progresso tecnológico. E orgulha-se ainda mais de poder, através de nossas inovadoras soluções financeiras, dar…
Atendimento humanizado, tecnologia, humano

Atendimento humanizado em um banco 100% digital? Sim, exatamente!

É comum pensar em “humano” e “digital” como dois conceitos mutuamente excludentes, como se não fosse possível usar as mais avançadas e inovadoras tecnologias a serviço de um atendimento mais empático, gentil e personalizado. Mas a verdade é que ambos podem, sim, andar lado a lado. Aliás, devem Afinal, o papel da tecnologia é potencializar…
Dia da internet segura

Dia da Internet Segura: celebrando 20 anos de segurança digital

O ano era 2004. Foi neste ano que nasceu, lá na União Europeia, a iniciativa que ficaria conhecida mundialmente como o Dia da Internet Segura.  Sim, mundialmente. Afinal, hoje já são mais de 200 países participantes.  Dentre eles, é claro, o Brasil.  O slogan da iniciativa não deixa dúvidas: “Juntos para uma Internet Mais Positiva”….

2023, um ano que valeu por dois

Banco BS2: Que ano memorável! Para o Banco BS2, 2023 ficará marcado como o ano em que a inovação, parte do nosso DNA, ganhou ainda mais peso, espaço e relevância. Foi também o ano em que fomos reconhecidos por algo que cultivamos e nutrimos desde 1992, quando nascemos assim como a nossa ética e a…

Open Finance: abrindo caminho para novas oportunidades

Você já deve ter ouvido falar de Open Finance. Ou de Open Banking. Ou dos dois. Aliás, existe diferença entre os dois? A resposta é: sim, existe. E vamos explicá-la desde já, começando pela definição de Open Banking. Em termos conceituais, existem várias formas de descrever o “Open Banking”. Alguns o chamam de “sistema de…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *