Expectativas do comércio exterior para o fim de ano
As expectativas do comércio exterior no fim de ano preveem foco em algumas áreas – aquelas que atraem mais consumidores neste período de festas e férias.
Nesse sentido, ressaltamos que a dinâmica da pauta de exportações é fundamental para explicar o desempenho das vendas externas. Para alcançarmos bons resultados, é de extrema importância promover diversificação contínua dos produtos.
Salientamos que é importante aumentar a importância relativa de itens com determinados critérios, como, por exemplo, os manufaturados com elevado valor agregado e crescente conteúdo tecnológico.
Siga com a gente a leitura do artigo sobre as expectativas do comércio exterior para essa reta final de 2022!
Crescimento das exportações
Dados publicados pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério da Economia confirmam esse cenário.
Nesse interím, é apontado que as exportações brasileiras no mês de setembro alcançaram 28,95 bilhões – crescimento de 18,8%, em comparação com o mesmo período do ano passado.
Ademais, as importações totalizaram 24,96 bilhões, o que representa um aumento de 24,9% em relação a setembro de 2021.
Nesse sentido, a soma das vendas e das compras no comércio internacional, também chamada de corrente de comércio, aumentou 21,5% e chegou, em média, a 53 bilhões.
Veja também – Curiosidades sobre o comércio exterior
Cenário geral do comércio exterior
O comércio exterior apresenta uma dinâmica favorável, mesmo diante das incertezas externas – como a guerra entre Rússia e Ucrânia.
O saldo comercial em agosto de 2022 foi de US$ 4,2 bilhões, de acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex).
Contudo, mesmo com o recuo recente nos preços das commodities e do crescimento mais robusto das importações, o saldo permanece positivo.
Expectativas do comércio exterior para o fim do ano
Nesse sentido, os dados oficiais já estimam que haja melhora nos períodos de festas de fim de ano e férias, visto que são datas esperadas pelo comércio nacional e internacional, com a perspectiva de mais vendas, logo, exportações. Esse crescimento representa diversos setores do mercado.
Por exemplo, as exportações no mês de outubro foram impulsionadas pelo crescimento de 47,5% de produtos da agropecuária, que somaram mais de 5 bilhões, como também, da indústria de transformação, que cresceu 22,3% e alcançou 16,13 bilhões.
Assim, nós podemos afirmar que o movimento de crescimento nas importações foi influenciado pela ampliação das compras de produtos como trigo e centeio (32%), cevada (5,632%), óleos brutos de petróleo ou minerais betuminosos (192,7%).
As principais tendências para o comércio exterior
- Comex 4.0
É o processo e as consequências da 4° revolução industrial para o comércio exterior que, hoje, é realizada com tecnologias disponíveis no mercado, como: automatização de processos, Inteligência Artificial, utilização da Internet das Coisas (loT), blockchain e Big Data.
Percebemos que a integração das cadeias produtivas, e a visão para um comércio exterior mais ativo, já é uma realidade nas empresas que praticam essas inovações.
- Inteligência artificial
Como ressaltamos anteriormente, as tecnologias já estão entre as principais tendências do comércio exterior.
Dessa forma, detectamos a presença da inteligência artificial em vários processos internos e externos das indústrias que importam e exportam – seja na automação de registros ou controle de cargas.
Um exemplo que podemos trazer é o sistema nomeado “Intelligent and Integrated Customs Transactions Analyzer (ANIITA)”, que é capaz de extrair e analisar dados de diversos sistemas, e organizar liberações portuárias no processo de exportação.
Portanto, colocar em prática as tecnologias pode proporcionar diversas vantagens para o processo de exportação, como:
- Mais velocidade nas automatizações;
- Possibilidade de conduzir atendimentos personalizados;
- Redução de riscos em toda a cadeia produtiva;
- Menores custos operacionais;
- Ganho de escala e crescimento para a empresa.
Comércio exterior: nós ajudamos sua empresa a crescer!
Nós, do BS2, temos autorização do Banco Central para realizar transferências internacionais, ou seja, você não precisa se preocupar com riscos ou taxas, já que nós cuidamos de tudo com transparência e rapidez, sempre de acordo com as normas e legislações vigentes.
Nosso serviço de remessas internacionais é indicado para empresas, como a sua, que importam e/ou exportam mercadorias, bens ou serviços; investimentos no exterior; pagamentos de serviços etc.
Entre as principais vantagens da nossa solução de remessas internacionais estão:
- Custo composto apenas por câmbio financeiro e tarifa swift.
- O tempo para remessa chegar ao destinatário é de até dois dias úteis para dólar americano e quatro dias úteis para outras moedas.
- Para receber remessas de países do exterior, o prazo é de até dois dias úteis, independentemente da moeda.
- Por fim, nosso time define os limites de transferência a partir da análise de documentos e informações apresentadas por você.
Nós garantimos a segurança necessária e desejada para enviar e receber recursos do exterior.
Queremos apresentar para você as melhores soluções em Câmbio!
Vamos conversar? farmercambio@bancobs2.com.br, se preferir entre em contato com a gente pelo telefone: (11) 2103-7669 ou (11) 2103-7802.
Curtiu o artigo sobre as expectativas do comércio exterior?
Conta Internacional PJ – Facilidade para expandir os negócios
4 dicas para expansão favorável da sua empresa no exterior
Posts Recentes
Risco sacado: o que é e como a operação funciona?
Pix Indireto: como se tornar um participante e características
Cinco dicas para organizar a declaração do IRPJ 2025 antes do início da temporada
Antecipação de Recebíveis: entenda como funciona a linha de crédito PJ
Como fazer um planejamento financeiro para sua empresa em 2025?
Como consultar e melhorar o Score do CNPJ?