Financiamento para empresas: como conseguir expandir um negócio

O financiamento tem escalação certa no time de facilitadores do processo de crescimento das empresas, sobretudo das pequenas e médias. Para conseguir expandir um negócio de forma sustentável, planejar é o ponto de partida dessa jornada empresarial.

Afinal, tão importante quanto contar com o crédito para impulsionar o negócio é usá-lo de modo consciente para que não impacte a saúde financeira do empreendimento e esteja sempre disponível como um aliado dos avanços a serem trilhados.

Diante das diversas modalidades e linhas de financiamento encontradas no mercado, a decisão só deve ser tomada após colocar na balança prós e contras para chegar à alternativa que ofereça as melhores condições em linha com a realidade do seu empreendimento – sim, porque essa tem de ser a base que fundamentará a expansão almejada. Entre a precipitação e o planejamento, fique com o planejamento!

Comece avaliando o peso do crédito no caixa na hora de buscar um financiamento

Ninguém tem dúvidas do potencial do crédito para turbinar o crescimento dos negócios. No entanto, os recursos captados via empréstimos não podem comprometer o fluxo de caixa e devem considerar o tempo maior para geração de resultados em casos de empreendimentos recém-criados. Por isso, tudo começa com o planejamento financeiro, para verificar se os valores atribuídos ao objetivo de ampliar as atividades cabem no bolso da empresa.

O referencial recomendado é que as parcelas mensais referentes ao financiamento contratado não ultrapassem 30% do caixa da empresa e passem a figurar nas despesas da companhia – o que ajudará a dimensionar um teto para acessar o capital necessário.

Avalie tudo até escolher o financiamento adequado

Uma vez parametrizado o capital necessário em relação ao fluxo de caixa, a etapa seguinte é de imersão nas linhas de crédito para conhecer as características, a finalidade e o custo-benefício de cada modalidade. Analise:

  • Juros, taxas e encargos cobrados.
  • Restrições e requisitos para contratação.
  • Limites e prazos para pagamento.

Além de todos esses fatores, o propósito do financiamento também ajudará a filtrar as opções – já que alguns empréstimos têm finalidade específica e condições que os tornam mais compatíveis com demandas de curto ou longo prazo. Esse também é o momento de realizar online diversas simulações e guardas referências para a hora de negociar com os agentes financeiros.

Dê atenção especial ao Custo Efetivo Total do empréstimo

Para não ter sustos com valores acrescidos nas parcelas do crédito contratado, é importante aprender a calcular o chamado Custo Efetivo Total. O CET engloba todos os custos que incidem no financiamento – e que podem variar de acordo com a oferta da instituição. Estamos falando:

  • Taxas de juros aplicadas ao empréstimo.
  • TC – Tarifa de Cadastro.
  • Taxas administrativas.
  • Taxas de análise para aprovação da concessão de crédito.
  • Tributos como Imposto sobre Operação Financeira (IOF.
  • Seguros referentes ao tomador de crédito e aos bens financiados.
  • Tarifas da instituição financeira

A Resolução No 357/2007 do Banco Central estabelece como obrigação das instituições financeiras detalharem a composição do CET no contrato dos empréstimos, para que o tomador do crédito tenha clareza dos custos aplicados à contratação. Em caso de dúvida, solicite essa informação.

BS2: o primeiro banco completo especializado em empresas do Brasil!

BS2 é um banco digital com diversas soluções financeiras com foco em crédito rápido, digital e sem burocracia para empresas. Além da conta digital PJ, sem mensalidade, o BS2 conta com uma plataforma digital de investimento e conta internacional em dólar para empresas.   

Queremos ser o parceiro da evolução desde os primeiros passos do seu negócio. Estamos prontos para oferecer todas as soluções adequadas às PMEs – PIX, Plataforma de cobrança, APIs, link de pagamento e mais. Abra uma conta PJ digital e sem mensalidade no BS2.  

Posts Similares

Posts Recentes

O banco DA sua empresa, ou um banco NA sua empresa? Destaque-se com o BaaS

Empresas que buscam inovação e customização dos serviços para o público final, têm muito mais chances de se destacarem. E a resposta pode estar na implementação de soluções financeiras que atendam com mais praticidade e personalização, como a implementação do Banking as a Service (Baas).  O conceito de Banking as a Service, o BaaS, chegou…
Transferências internacionais

Transferências internacionais do Banco BS2: sua empresa em Escala Global

Uma “transferência” é um “envio ou recebimento”. Nada mais que isso.  Uma transferência internacional, portanto, acontece quando alguma coisa é enviada para o exterior (ou seja, para fora do Brasil). Ou é enviada do exterior para o Brasil. Pronto. Você já sabe o principal sobre “transferências internacionais”.  O restante, pode deixar conosco.  Quando sua empresa efetua uma…
Golpes e Fraudes, como prevenir

Golpes e fraudes: recomendações para manter sua empresa protegida.

Ninguém cai em golpes e fraudes porque quer.Uma pessoa cai em um golpe porque é induzida a tal. Ou, em muitos casos, seduzida.Induzida a tomar atitudes como, por exemplo, compartilhar informações confidenciais para completar uma transação financeira.  Seduzida a clicar em links que prometem ofertas super vantajosas.Mas existem casos em que – de fato –…
Reserva em dólar: entenda a oscilação cambial e saiba como proteger o patrimônio da sua empresa

Como uma reserva em dólar pode proteger o patrimônio da sua empresa?

Em 26 de julho, o dólar alcançou seu valor mais baixo em 15 meses. Uma semana depois, em 03 de agosto, a moeda americana subiu quase 2%. Isso ilustra o quanto as flutuações em relação ao real complicam, sobretudo para as empresas, lidar com custos de produtos e negócios ancorados na moeda americana. Nesse sentido,…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *