Gestão de riscos financeiros para fintechs

Gestão de riscos financeiros para fintechs: o que é preciso saber?

Fintechs são consideradas a evolução das startups do setor financeiro e integram a tecnologia à prática de seus serviços especializados, com a oferta de vários benefícios – para os usuários e para a economia nacional.

Os primeiros negócios deste modelo foram originados em 2013 no território brasileiro e trouxeram inovação, baixo custo e distribuição digital como matéria-prima para criar novas experiências para os clientes.

Desde 2018, o número de fintechs em toda a América Latina cresceu em 112%, com o alcance de 2.482 atualmente – e este crescimento tem o Brasil como protagonista sendo o país que originou 31% dessas fintechs e que aumentou de 464 (em 2018) para 771 (em 2021). As informações são do estudo realizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em parceria com a consultoria e aceleradora de startups Finnovista.

Para que se destaquem cada vez mais no setor, as fintechs necessitam de uma gestão financeira que seja equilibrada para evitar riscos que atrapalhem o futuro da empresa. Neste artigo, produzido por nós, do Blog BS2, você conhecerá mais sobre o universo das fintechs, como a gestão delas deve acontecer e o que deve ser feito em caso de riscos à finança do negócio. Continue a leitura!

Veja mais – 3 tendências do mercado financeiro

Quais são os modelos de fintechs?

Com o propósito de utilizar a tecnologia de forma intensa no setor financeiro para oferecer as melhores soluções descomplicadas, inovadoras e de qualidade, que facilitem a vida do usuário, existem diversos modelos de fintechs disponíveis no mercado de finanças.

Desta maneira, processos ficam mais fáceis de serem realizados e se tornam menos burocratizados e produtos podem ficar mais baratos para os consumidores. Conheça alguns segmentos:

  • Fintechs de pagamento: têm como propósito facilitar a vida do usuário em situações de compra e venda, com ofertas de novidades em cartões de crédito, débito, máquinas de cartão e outras possibilidades.
  • Fintechs de crédito ou de empréstimo: são elas que realizam análises de crédito por meio das soluções tecnológicas com o objetivo de dinamizar os serviços financeiros para os clientes.
  • Fintechs de crowdfunding: o objetivo delas é promover a facilidade no processo de crowdfunding – ou seja, de financiamento coletivo.
  • Fintechs de bitcoins: destaque no mercado financeiro, quem quer lidar com bitcoin atualmente pode conhecer o trabalho das fintechs, que buscam facilitar a transação de quem investe em criptomoedas.
  • Fintechs de controle financeiro: têm como objetivo organizar as finanças – de pessoas físicas ou jurídicas –, como o controle de gastos, por exemplo.
  • Fintechs de investimento: são responsáveis por aconselhar e facilitar o caminho de usuários que desejam realizar investimentos.

Evolução do mercado

A especificação do mercado de fintechs só foi possível graças à evolução deste setor e da revolução tecnológica na área financeira – nacional e mundial. Com o crescimento do setor, instituições financeiras perceberam a importância das fintechs e algumas até se uniram à novidade do mercado, com o objetivo de criar e oferecer serviços mais tecnológicos e menos burocratizados.

Em relação aos investimentos que este setor atrai, apenas em 2021, as novas empresas tecnológicas foram responsáveis por receber 40% dos investimentos realizados em startups, o que totaliza cerca de US$1 bilhão, conforme indicam os dados do Distrito Fintech Report 2022.

Gestão financeira de fintechs

O primeiro passo para ter uma gestão financeira equilibrada é elaborar um planejamento que englobe metas a serem cumpridas a curto, médio e longo prazo, despesas mensais e possíveis imprevistos, entre outros detalhes.

Para prever riscos que podem acontecer à sua fintech, é preciso saber identificar, analisar, compreender e gerenciar o planejamento elaborado – e que pode ser alterado a qualquer momento que você e sua equipe acharem adequado.

Riscos à saúde financeira de sua fintech: o que pode acontecer?

Sem a atenção devida à sua gestão financeira, os riscos que atingem o caixa de sua empresa podem prejudicar o seu capital de giro, o fluxo de caixa e, consequentemente, podem gerar dívidas que sua reserva pode não comportar. Uma gestão de riscos financeiros bem elaborada e efetiva pretende evitar a realização de chances de perda, que são as quantias aplicadas e investidas no seu negócio que não trazem retorno financeiro.

O último levantamento produzido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que cerca de 20% das empresas brasileiras acabam fechando as portas no primeiro ano de sua atividade por falta de preparo e de controle da gestão financeira.

Por isso, compreender como deve ser realizada uma gestão de riscos financeiros é essencial para empreender, abrir uma fintech e evoluir constantemente. A partir desta gestão, é possível prever imprevistos e ameaças que podem afetar o futuro financeiro da sua empresa – e que podem evoluir para dívidas ainda maiores.

No caso das fintechs, elas possuem uma vantagem diante de empresas maiores em um cenário de risco financeiro: é possível atuar de forma mais rápida e ativa diante dos prejuízos que podem afetar a saúde do seu negócio – e quando afetam os clientes também. Assim, é possível agir de maneira mais agressiva e efetiva para elaborar estratégias que façam a sua fintech crescer diante dos desafios.

Riscos financeiros: quais são?

Os principais riscos financeiros que existem no mercado são:

  1. Risco de mercado: se desenvolvem a partir das mudanças imprevistas que acontecem no mercado em que a empresa atua e que podem afetar os investimentos da sua fintech.
  2. Risco de crédito: acontece no momento em que uma das partes envolvidas – seja em um acordo ou em situação de compra e venda, por exemplo – não honra com as obrigações e resulta em inadimplência.
  3. Risco de liquidez: ocorre quando os ativos e os títulos não podem ser revertidos em fluxo de caixa para a sua fintech.
  4. Risco operacional: é o que pode surgir devido às atividades rotineiras da empresa – e é o tipo mais comum de risco financeiro que pode acontecer.

Gestão dos riscos financeiros: como fazer?

Além de conhecer os principais riscos financeiros existentes no mercado atual, nosso time de especialistas do Banco BS2 indica que, quando eles existirem na sua fintech, é preciso saber geri-los. Para isso, eles aconselham:

  • Identificar os riscos que podem atingir sua fintech – mesmo de forma mínima;
  • Analisar os impactos gerados pelos riscos financeiros e conhecer suas fragilidades, gravidade e de que maneiras podem afetar sua saúde financeira;
  • Elaborar um planejamento que possa gerenciar os riscos da maneira que cada risco deve ser cuidado – ou seja, cada risco financeiro precisa ter um plano de ação diferenciado, pois cada um é diferente do outro;
  • Monitorar estratégias implementadas é fundamental para acompanhar os progressos que sua empresa apresenta e para analisar os efeitos que surgem a partir delas;
  • Acompanhar o fluxo de caixa e sua administração, pois é preciso se lembrar que os riscos podem se originar na sua gestão financeira a partir de uma má administração do caixa da sua fintech, dos baixos ou falta de retorno financeiro, por exemplo.

Gerenciamento e otimização dos riscos financeiros com as APIs

Para evitar o surgimento de riscos financeiros que impactem a sua fintech, além de contar com um bom planejamento, a dica especial do nosso time de especialistas do Banco BS2 é integrar aos seus sistemas de gerenciamento as APIs – que são Interfaces de Programação de Aplicação.

Com o apoio delas em sua rotina diária, é possível prever e eliminar riscos que podem ser originados na vivência da sua empresa. Por meio das APIs, os sistemas da sua fintech podem enviar e receber novas e atualizadas informações, otimizar e facilitar as rotinas da sua empresa e atuar de forma integrada a outros sistemas que conversem entre si.

APIs do Banco BS2 ideais para a sua fintech

Nós, do Banco BS2, somos o parceiro ideal para acompanhar cada passo do processo de evolução do seu negócio – desde o seu início até sua expansão, e além. Conheça nossas soluções com uso da tecnologia Digital Cash Management, que une integração e automação para garantir a otimização da sua gestão de caixa:

API PIX

Permite que a sua empresa receba transações e faça pagamentos usando o PIX:

  • Emissão de QR Code estático e dinâmico;
  • Verificação de existência de chave DICT;
  • Iniciação de pagamentos usando chaves;
  • Iniciação manual com dados bancários.

API Conta Corrente

Integre sua conta BS2 ao seu sistema, faça pagamentos, transferências e recebimentos.

  • Consultar o saldo;
  • Obter extrato;
  • Consultar dados da conta;
  • Efetuar transferências;
  • Consultar os dados da transferência realizada;
  • Consultar o status da solicitação de transferência;

API Boletos

Emita Boletos de forma online e com registro em tempo real.

  • Inclusão, consulta e impressão de boletos;
  • Cancelamento e baixa;
  • Alteração do vencimento;
  • Lista de boletos (filtros diversos);
  • Consultas de praças;
  • Pagamentos de boletos;
  • WEBHOOK com mudança de status dos boletos ++.

Somos um banco 100% digital, com diversas soluções financeiras que têm como foco o crédito rápido, digital e sem burocracia para todos os negócios – especialmente o seu. Com o Digital Cash Management do BS2, sua gestão financeira pode ser realizada em um ambiente online seguro, com fluxos automatizados e atualização em tempo real.

Posts Similares

Posts Recentes

FGI PEAC no Dia das Mães: impulsione sua empresa com o Banco BS2

O Dia das Mães tem impacto significativo nas vendas no Brasil, já que, anualmente, gera alta do comércio varejista, estimulando a economia e o mercado em todo o País. Os mais diversos setores de atuação do varejo podem esperar: Alta performance é pensar um passo à frente Em uma das datas que mais movimenta a…
Por um mundo com mais mulheres na liderança

O lugar das mulheres é na liderança. E onde mais elas quiserem estar.

“Não se nasce mulher. Torna-se mulher.” Quem mais seria capaz de conceber uma ideia tão poderosa quanto essa senão a filósofa, escritora e intelectual francesa Simone de Beauvoir?  Essas palavras foram publicadas em 1949.  Hoje, 75 anos depois, elas continuam reverberando. Continuam mais atuais do que nunca. E continuam inspirando mulheres do mundo todo a…
mão apontando para o Brasil em um globo terrestre digital, mostrando o mundo conectado.

De câmbio à conta internacional, conectamos sua empresa ao mundo. E vice-versa.

Negócios internacionais, “Um mundo de possibilidades”. Hoje, graças ao inevitável progresso da tecnologia (em todos os âmbitos), o mercado financeiro tornou-se – de fato – palco de infinitas oportunidades. No âmbito financeiro, o Banco BS2 tem orgulho de liderar esse progresso tecnológico. E orgulha-se ainda mais de poder, através de nossas inovadoras soluções financeiras, dar…
Atendimento humanizado, tecnologia, humano

Atendimento humanizado em um banco 100% digital? Sim, exatamente!

É comum pensar em “humano” e “digital” como dois conceitos mutuamente excludentes, como se não fosse possível usar as mais avançadas e inovadoras tecnologias a serviço de um atendimento mais empático, gentil e personalizado. Mas a verdade é que ambos podem, sim, andar lado a lado. Aliás, devem Afinal, o papel da tecnologia é potencializar…
Dia da internet segura

Dia da Internet Segura: celebrando 20 anos de segurança digital

O ano era 2004. Foi neste ano que nasceu, lá na União Europeia, a iniciativa que ficaria conhecida mundialmente como o Dia da Internet Segura.  Sim, mundialmente. Afinal, hoje já são mais de 200 países participantes.  Dentre eles, é claro, o Brasil.  O slogan da iniciativa não deixa dúvidas: “Juntos para uma Internet Mais Positiva”….

2023, um ano que valeu por dois

Banco BS2: Que ano memorável! Para o Banco BS2, 2023 ficará marcado como o ano em que a inovação, parte do nosso DNA, ganhou ainda mais peso, espaço e relevância. Foi também o ano em que fomos reconhecidos por algo que cultivamos e nutrimos desde 1992, quando nascemos assim como a nossa ética e a…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *