Nota de Crédito à Exportação tem isenção de IOF?
Nota de Crédito à Exportação (NCE) tem como objetivo principal dar capital de giro para a produção da mercadoria ou serviço exportado diretamente às empresas exportadoras ou fornecedoras da cadeia exportadora.
Índice de leitura:
- Cenário do mercado de exportação
- O que é a Nota de Crédito à Exportação
- Quais as finalidades da NCE?
- Conheça as vantagens
- Isenção de IOF pela NCE
A NCE é firmada de forma a evitar a variação cambial, ou seja, é realizada em moeda brasileira. Neste conteúdo elaborado por nós, do Blog BS2, você conhecerá detalhes sobre a NCE, como ela pode ser necessária para a sua empresa e quais as vantagens. Continue a leitura!
Leia também: Análise: crescimento do comércio exterior cria vantagens para expansão
Esse ramo de atuação movimenta milhões de dólares mensalmente, como indica a Balança Comercial e Estatísticas de Comércio Exterior do Ministério da Economia. Apenas em agosto deste ano, o país exportou US$30 bilhões. Um crescimento de 8,4% em comparação ao mesmo mês do ano anterior; no primeiro semestre de 2022, o acumulado passa dos US$194 bilhões em exportações brasileiras.
O que é a Nota de Crédito à Exportação?
Com a intenção de beneficiar negócios atuantes no mercado exportador, a Nota de Crédito à Exportação é uma modalidade de financiamento constituída pela Lei 6.313/1975. Podem ter acesso à NCE empresas que exportam e as que atuam como fornecedoras de atividades de apoio e complemento a produtos e serviços que serão exportados.
Finalidades da NCE
Para os negócios exportadores, a Nota de Crédito pode fornecer fôlego extra ao fluxo de caixa a partir da captação de recursos. Isso pode acontecer em diferentes etapas preparatórias para a exportação, como a aquisição de matérias-primas, a produção dos itens e o envio de produtos ao exterior.
Já para os fornecedores da cadeia exportadora, a NCE também é uma maneira de oferecer suporte financeiro, contudo, neste caso, o capital adquirido é destinado ao fornecimento de produtos complementares ou serviços de apoio que serão utilizados na fabricação do bem ou serviço efetivamente exportado.
Quais são as 10 maiores empresas exportadoras do Brasil?
Vantagens da Nota de Crédito à Exportação
Com o propósito de contribuir para o impulsionamento de negócios exportadores, a Nota de Crédito pode ser a linha de financiamento ideal para equilibrar o seu fluxo de caixa – e ir mais além, com a possibilidade, ainda, de auxiliar o seu negócio a expandir, por exemplo. Conheça as vantagens da NCE para quem decide contratá-la:
✅ Aval como requisito mínimo para contratação;
✅ Crédito financiado em moeda brasileira (real) como alternativa à indexação em outras moedas para evitar a variação cambial;
✅ Isenção de IOF para exportadores diretos e integrantes da cadeia de fornecimento;
✅ Taxa pré ou pós-fixada.
Isenção de IOF pela NCE
A Nota de Crédito à Exportação é uma linha de financiamento estabelecida em real – ou seja, moeda brasileira. Devido a isso, tanto a NCE quanto a Cédula de Crédito à Exportação (CCE) são isentas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).
Nota de Crédito BS2: ideal para o seu negócio
Nós, do Banco BS2, somos o parceiro ideal para acompanhar cada passo do processo de evolução da sua empresa – desde o seu início até a sua exportação. Para garantir o crescimento empresarial constante e regular – sem imprevistos ou custos altos para o seu caixa –, nacional ou internacionalmente, oferecemos linhas de crédito sem burocracias e que se adequam às especificações que a sua empresa precisa.
Para contratar quaisquer linhas de crédito, entre em contato com a gente pelo e-mail (middle@bancobs2.com.br) e confira mais detalhes sobre nossos financiamentos especiais para exportação.
Conteúdos selecionados para você:
Cédula de Crédito à Exportação (CCE): como financiar os negócios internacionais da sua empresa
Nota de Crédito à Exportação (NCE): como financiar o crescimento dos negócios da sua empresa?
Posts Recentes
Qual a taxa de juros do Pronampe? Descubra as condições e como é calculada
Black Friday 2024: dicas para vender mais e evitar golpes
Oscilações no câmbio: como proteger a sua empresa?
Fluxo de caixa: o que é, como funciona e como criar um para sua empresa
Empresas têm Valores a Receber do BC? Veja como consultar
As ações do Banco BS2 com a pauta ESG