Empresas de médio porte registram crescimento

Crescimento de empresas de médio porte: saiba mais!

Crescimento de empresas de médio porte no Brasil é apontado, por meio de estudo, como fator positivo para a movimentação econômica nacional. Entre os resultados da pesquisa realizada pela Fundação Dom Cabral (FDC) com 779 empresas privadas consideradas de médio porte, está o alto índice de crescimento das negociações feitas por elas entre os anos de 2016 e 2021. Os resultados se mostram positivos, inclusive, durante o período da pandemia.

Neste artigo que nós, do Blog BS2, produzimos em parceria com nossos especialistas, você entenderá mais sobre o panorama das empresas de médio porte brasileiras, a importância delas para a economia nacional e quais as especificidades desse tipo de negócio. Continue a leitura para conferir!

Veja também: Crédito responsável para empresas: saiba como aplicá-lo ao seu negócio

Panorama das empresas de médio porte brasileiras

Ainda segundo o levantamento realizado pela FDC, as empresas de médio porte apresentam uma grande tendência de crescimento e constância na melhora dos resultados.

São cerca de 67 mil negócios ativos no Brasil, que são responsáveis por 20% dos empregos e 25% da massa salarial interna do país. Dados da pesquisa apontam, ainda, que as empresas analisadas possuem entre 50 e 499 funcionários e elas já registraram faturamento anual entre 4,9 e 300 milhões de reais.

Entre os principais fatores de crescimento das empresas de médio porte, segundo a pesquisa, estão:

  • Fusões ou aquisições;
  • Apoio do conselho executivo;
  • Reinvestimento de lucros;
  • Recrutamento e seleção de novos colaboradores;
  • Foco em ganhar volume e mercado em período de redução de preços;
  • Utilização de estratégias que miram alto valor agregado;
  • Atenção em mercado de nicho;
  • Inovação de produtos e serviços;
  • Vendas com altas margens de lucro e customização.

Avanço do modelo de negócio B2B

Resultados obtidos pelo levantamento apontam que, no geral, os modelos de negócios B2B – empresas que vendem para outras empresas – apresentam performance de crescimento melhor do que os negócios no formato B2C – empresas que vendem para o consumidor final.

Além disso, outros motivos cooperam para barrar o crescimento das médias empresas no Brasil, como: excessos e complexidade das regulamentações estatais; alto custo do capital; investimentos frustrados em inovação e com as partes administrativas ineficientes.

Em contrapartida, as empresas campeãs de crescimento se mostram mais resistentes às barreiras enfrentadas pelos negócios, como os altos impostos, forte competição mercadológica, custo do capital, indisponibilidade de crédito e escassez de recursos internos.

As empresas de médio porte são relevantes, também, para o mercado internacional, visto que já são consideradas parte importante da economia de países desenvolvidos. Nos Estados Unidos, por exemplo, esse formato de empresa representa 3% do mercado, o que corresponde a 200 mil negócios e são responsáveis por um terço dos empregos no país.

Já na Alemanha, as médias empresas são consideradas o maior motor de exportação do país, como também afirma o levantamento feito pela FDC. No Brasil, o poder econômico ainda é comandado pelas grandes empresas, mas, para que o mercado seja democratizado e haja possibilidade de impulsionamento da economia nacional, as empresas de pequeno e médio porte devem ser mais valorizadas.

O que é uma empresa de médio porte?

De acordo com a Lei Complementar 123/2006 – também conhecida como Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas -, há alguns critérios oficiais para categorizar o porte da empresa. No entanto, os demais tamanhos, como médio e grande porte, ainda não foram enquadrados na legislação.

Nesse contexto, outros órgãos criaram classificações próprias para definir as identificações das médias e grandes empresas. Confira informações de duas instituições que separamos:

  1. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

O IBGE utiliza o número de colaboradores como parâmetro para definir o tamanho da empresa.

Empresas da indústria:

  • Microempresa: até 19 colaboradores;
  • Pequena empresa: de 20 a 99 colaboradores
  • Média empresa: de 100 a 499 colaboradores
  • Grande empresa:  acima de 500 colaboradores

Empresas de comércio e serviços:

  • Microempresa: até 9 colaboradores
  • Pequena empresa: de 10 a 49 colaboradores
  • Média empresa: de 50 a 99 colaboradores
  • Grande empresa: mais de 100 colaboradores
  1. Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)

O BNDES se baseia na Receita Operacional Bruta (ROB) – que consiste na entrada de recursos e vendas de bens e serviços da organização – para enquadrar a empresa em micro, pequena, média ou grande.

  • Microempresa: menor ou igual a R$ 360 mil
  • Pequena empresa: maior que R$ 360 mil e menor ou igual a R$ 4,8 milhões
  • Média empresa: maior que R$ 4,8 milhões e menor ou igual a R$ 300 milhões
  • Grande empresa: maior que R$ 300 milhões
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