O que é API e para que serve?
API (Application Programming Interface) significa em tradução livre interface de programação de aplicação. Se essas três letras têm deixado você e a sua empresa com dúvidas, saiba que não está sozinho. Isso porque a constante mudança do mercado, quando falamos em tecnologia, vem exigindo bastante de todos nós para acompanhar as inovações que sondam os novos e antigos negócios.
Há pouco, tivemos que implantar processos ominichanel numa velocidade recorde para atender as demandas do mundo em quarentena, e avanços como esse fizeram necessária a criação de novas formas de fazer a gestão nas empresas. Uma delas é a API, uma ferramenta de programação que já existia e tem sido incorporada cada vez mais na rotina de todos. Por esse motivo, queremos matar essa charada e explicar nesse post o que é API e como ela pode servir para sua empresa. Vamos lá?
API: Definição e funcionalidade
Sem delongas, API é a abreviação de Application Programming Interface que, traduzida para o português, significa uma interface de programação de aplicação. De forma mais técnica, a API é um conjunto de normas ou regrinhas de programação que possibilita a comunicação entre plataformas através de uma série de padrões. É por meio delas que os desenvolvedores criam softwares e aplicativos que são capazes de se comunicar com outras plataformas.
No nosso dia a dia existem muitas APIs que utilizamos para diversos fins, como por exemplo o Google Maps. Vários sites integram a interface desse recurso do Google para ter acesso aos seus mapas e, assim, não precisam desenvolver seus próprios mapas.
Para ficar ainda mais claro, vamos simplificar? API é um sistema que faz com que você e sua empresa acessem um sistema maior. Para exemplificar, vamos voltar lá atrás quando o Facebook ainda era apenas um sistema que conectava pessoas. Com isso, surgiu a oportunidade de dar aos usuários uma galeria de fotos, e isso exigiu que fosse criado um sistema separado que se alimentava das informações chave do sistema global do Facebook para colher informações como o id do usuário e nome do mesmo. Feita essa integração necessária, o novo sistema ou API ganhava suas próprias funcionalidades de fotos para ser utilizado dentro da plataforma principal da rede social.
O que uma API pode mudar na sua empresa?
Sabe aqueles processos engessados e manuais? Muitos deles já não fazem muito sentido manter hoje em dia e além de demandar um tempo que não temos, acabam ficando caros pela mão-de-obra e pelos inúmeros ajustes de erros que acontecem vez ou outra. As APIs surgem para solucionar justamente essa dor do empresário.
Entenda essa solução como a praticidade que ela proporciona. A automatização de processos financeiros manuais que as APIs proporcionam para empresas podem ser um baita avanço para que tudo ocorra da melhor forma na sua gestão.
3 benefícios que as APIs trazem ao seu negócio
- Agilidade na gestão
Sua empresa precisa de tempo e rapidez nos processos. E todo o trabalho administrativo e gerencial que tendem a ocupar muito tempo podem ser reduzidos consideravelmente por meio de APIs. Elas reduzem os esforços no desenvolvimento, na adaptação e na correção de falhas. Enquanto as APIs tomam conta disso tudo, os times podem focar em ações mais estratégicas, voltadas para o core business da empresa e conseguem agregar muito mais aos seus resultados. - Maior segurança de dados
A característica mais marcante da integração das aplicações é que ela permite uma troca de informações segura de ponta a ponta. Com uma API, é possível ter um maior controle sobre as permissões de acesso ao software e hardware da sua empresa. As pessoas que tentarem acessar serão identificadas e localizadas. Dessa forma, os bancos de dados das empresas ficam resguardados e evitam qualquer violação e barram tentativas repetidas. - Redução de gastos
Esqueça custos desnecessário. Ao invés da sua empresa gastar com o desenvolvimento de sistemas do zero, custear ajustes e melhorias, é muito mais vantajoso contar com a economia e produtividade das APIs que integram ao seu sistema principal e fazem todo o trabalho.
Conheça as APIs do Banco BS2 para empresas
API Pix
Permite que a sua empresa automatize volumes financeiros, recebendo transações e fazendo pagamentos com compensação na hora. O BS2 ainda oferece atendimento personalizado do time técnico e comercial.
É possível integrar sua conta digital PJ ao sistema para realizar pagamentos, recebimentos e transferências entre contas BS2 ou TEDs para outros bancos, além de consulta de saldo, extrato e código de barras.
Emita boletos de forma online e com registro em tempo real. Com esta API, você acompanha o status dos seus boletos como os pagamentos efetuados, vencidos, cancelamentos e baixas, além de poder alterar as datas e consultar todas as praças.
Sabia que o Banco BS2 é o primeiro banco completo especializado em PMEs do Brasil?
Parte dessa missão é norteada por oferecer uma estrutura bancária integrada e completa, tecnologia de ponta e expertise em crédito para pequenas e médias empresas.
A conta digital PJ do BS2 pode ser aberta pela internet, não tem mensalidade e só paga pelo o que usar.
Queremos ser o parceiro da evolução desde os primeiros passos do seu negócio. Estamos prontos para oferecer soluções adequadas a pequenas e médias empresas. Abra uma conta PJ digital e sem mensalidade no BS2.
Posts Recentes
Qual a taxa de juros do Pronampe? Descubra as condições e como é calculada
Black Friday 2024: dicas para vender mais e evitar golpes
Oscilações no câmbio: como proteger a sua empresa?
Fluxo de caixa: o que é, como funciona e como criar um para sua empresa
Empresas têm Valores a Receber do BC? Veja como consultar
As ações do Banco BS2 com a pauta ESG