Pix: evolução para pequenos e médios negócios
“Posso fazer um Pix?”. Essa pergunta começou a fazer parte do cotidiano dos pequenos e médios negócios desde novembro de 2020, quando o então novo sistema de pagamento digital foi lançado pelo Banco Central. Passar o dinheiro da conta do comprador para o vendedor na hora, 24 horas por dia e sete dias por semana, mudou a gestão financeira das empresas. E pra melhor.
Segundo pesquisa do Sebrae, de agosto de 2021, feita em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, as pequenas empresas que aderiram ao Pix tiveram uma queda de faturamento 11% menor do que os negócios que ainda não usam o novo sistema. Quem aderiu ao Pix teve 33% de perda e quem não aderiu registrou queda de 44%.
O mesmo estudo apontou que hoje 77% dos pequenos negócios já utilizam esse meio de pagamento, que foi um dos recursos usados para enfrentar a pandemia do coronavírus. Até 31 de agosto deste ano, já haviam sido realizadas 973,8 milhões de transações com Pix, que movimentaram R$ 532,8 milhões.
Entre as motivações para a alta adesão estão a facilidade de cobranças e pagamentos, as isenções de taxas para os consumidores, além da conveniência. Listamos a seguir, de que maneira o Pix impactou na rotina dos pequenos e médios negócios.
Pix: Solução mais prática para organizar as contas da sua empresa
Se o pagamento vem via boleto, por exemplo, é preciso esperar até dois dias úteis para o dinheiro cair na conta da empresa. E só quando você poderá anotar aquela entrada na planilha e descontar o custo envolvido (no caso, a emissão do boleto). Com o Pix, que cai na hora, não importa o horário ou dia da semana, o risco de fazer confusão com aquele valor ao fechar o caixa é menor.
O Pix é amigo do fluxo de caixa
Para as pequenas e médias empresas, é inegável o benefício para o fluxo de caixa. Ao receber um pagamento por Pix, o dinheiro da transação fica disponível imediatamente na conta da empresa. E isso ajuda a cumprir com as obrigações financeiras daquele CNPJ.
Mais uma opção de pagamento para os clientes
Ter uma ampla variedade de meios de pagamento é também uma estratégia para vender mais. Com o Pix, você pode oferecer um QR Code aos clientes ou a chave Pix. Dessa forma, as transações se tornam não só práticas, como mais seguras, especialmente para o comércio. Já que evita as cédulas de dinheiro.
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