“Posso fazer um Pix?”. Essa pergunta começou a fazer parte do cotidiano dos pequenos e médios negócios desde novembro de 2020, quando o então novo sistema de pagamento digital foi lançado pelo Banco Central. Passar o dinheiro da conta do comprador para o vendedor na hora, 24 horas por dia e sete dias por semana, mudou a gestão financeira das empresas. E pra melhor.
Segundo pesquisa do Sebrae, de agosto de 2021, feita em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, as pequenas empresas que aderiram ao Pix tiveram uma queda de faturamento 11% menor do que os negócios que ainda não usam o novo sistema. Quem aderiu ao Pix teve 33% de perda e quem não aderiu registrou queda de 44%.
O mesmo estudo apontou que hoje 77% dos pequenos negócios já utilizam esse meio de pagamento, que foi um dos recursos usados para enfrentar a pandemia do coronavírus. Até 31 de agosto deste ano, já haviam sido realizadas 973,8 milhões de transações com Pix, que movimentaram R$ 532,8 milhões.
Entre as motivações para a alta adesão estão a facilidade de cobranças e pagamentos, as isenções de taxas para os consumidores, além da conveniência. Listamos a seguir, de que maneira o Pix impactou na rotina dos pequenos e médios negócios.
Se o pagamento vem via boleto, por exemplo, é preciso esperar até dois dias úteis para o dinheiro cair na conta da empresa. E só quando você poderá anotar aquela entrada na planilha e descontar o custo envolvido (no caso, a emissão do boleto). Com o Pix, que cai na hora, não importa o horário ou dia da semana, o risco de fazer confusão com aquele valor ao fechar o caixa é menor.
Para as pequenas e médias empresas, é inegável o benefício para o fluxo de caixa. Ao receber um pagamento por Pix, o dinheiro da transação fica disponível imediatamente na conta da empresa. E isso ajuda a cumprir com as obrigações financeiras daquele CNPJ.
Ter uma ampla variedade de meios de pagamento é também uma estratégia para vender mais. Com o Pix, você pode oferecer um QR Code aos clientes ou a chave Pix. Dessa forma, as transações se tornam não só práticas, como mais seguras, especialmente para o comércio. Já que evita as cédulas de dinheiro.
É ideal para pequenos e médios negócios, que precisam manter o foco nas estratégias que alavanquem o seu faturamento, com soluções financeiras na medida certa para o orçamento de quem está começando a empreender.
A abertura é gratuita e 100% digital. Em até três dias úteis, a conta é liberada, sem mensalidades ou tarifas abusivas, com taxas pagas somente por uso individual.
Com a conta PJ digital do BS2, sua empresa tem acesso a um ecossistema de soluções inteligentes. E você realiza o controle das finanças do seu negócio na palma da mão pelo nosso app.
Estamos prontos para oferecer soluções adequadas a pequenas e médias empresas. Abra uma conta PJ digital gratuita BS2 Empresas
O Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) é uma…
Black Friday acontece na última sexta-feira do mês de novembro e é marcada por uma…
Puxada por incertezas sobre o movimento do fiscal local e as dúvidas sobre as principais…
O fluxo de caixa é uma ferramenta essencial para o planejamento e a gestão financeira…
Aprovada a desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia e de alguns…
ESG é uma sigla em inglês que significa environmental, social and governance, e corresponde às…