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E-commerce para 2023: saiba quais são as tendências

O e-commerce é o modelo de consumo em constante crescimento no mercado, por isso, saber das tendências para 2023 é fundamental para aplicar as estratégias no seu negócio.

Em média, 70% dos consumidores pretendem continuar comprando no ambiente virtual, de acordo com dados publicados pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo.

Compras no formato mobile, vendas pelas redes sociais, novos meios de pagamento e jornada do cliente ainda mais personalizada são algumas das tendências do e-commerce para 2023.

Deseja saber mais detalhes? Então te convidamos a conferir este conteúdo elaborado por nós, do Blog BS2, em parceria com nossos especialistas.

Boa leitura!

Veja também – E-commerce cross border: como a tendência pode impactar a sua empresa?

Panorama do e-commerce

Mature woman at online shop. She is owner of small online shop. Receiving orders and packing boxes for delivery.

Ser consumidor digital, é mais comum do que se imagina nos dias de hoje. O que comprova isso são os resultados da pesquisa realizada pela Opinion Box.

Segundo a pesquisa, 44% dos brasileiros preferem fazer compras pela internet. Outros estudos revelam que o e-commerce se tornará ainda mais forte.

Ou seja, espera-se um crescimento de 95% até 2025, segundo levantamento intitulado Global Payments Report, divulgado pela Worldpay from FIS.

O uso do mercado virtual vem crescendo ao longo dos anos e, durante e após a pandemia da  Covid-19, o comportamento do consumidor se tornou ainda mais digital – o que destaca o e-commerce como opção de compra.

Por exemplo, o crescimento da área nos últimos anos, estudo da consultoria Ebit Nielsen mostra que ocomércio eletrônico ganhou 13 milhões de novos consumidores em 2020.

O que colocou o Brasil em 4° lugar no ranking de novos hábitos de consumo desde o início da pandemia, de acordo com o relatório Changes after Covid-19 Global.

O estudo Nielsen mostra também que o e-commerce brasileiro registrou um faturamento total de 182,7 bilhões em 2021. Esse valor representa um recorde histórico no setor e marca o crescimento de 27%, em relação a 2020.

Outros dados da Neotrust apontam que os primeiros meses de 2022 registraram um aumento de cerca de 40 bilhões, em relação ao ano anterior.

Principais tendências do e-commerce para 2023

Diante do cenário do e-commerce no Brasil e no mundo, o nicho de mercado possui grande potencial de crescimento nos próximos anos.

Isso se dá, pois a área tem sido marcada pela necessidade de se adaptar aos novos comportamentos dos consumidores, além do avanço de ferramentas que englobam tecnologia e estratégia comercial.

Nesse sentido, separamos as principais tendências do e-commerce para 2023. Confira quais são!

Omnichannel

É uma estratégia de conteúdo em canais que as empresas utilizam para melhorar a experiência do usuário e conduzir para um relacionamento mais personalizado com o público.

O atendimento omnichannel proporciona a possibilidade de comprar de uma mesma marca no e-commerce, aplicativos, loja física etc.

É importante reforçar, que ao utilizar essa estratégia a marca é fortalecida, independentemente do canal, o consumidor irá visualizar a mesma identidade visual, os mesmos produtos, preços e condições de pagamento.

Essa prática é positiva e necessária, já que 60% dos brasileiros afirmam consumir de forma híbrida e alternam entre lojas físicas e virtuais, é o que aponta pesquisa realizada All iN e Social Miner, em parceria com a Opinion Box.

Nesse sentido, é importante que não só haja canais disponíveis, mas que estes estejam interligados entre si e ofereçam a mesma comunicação, a fim de ofertar facilidades ao cliente.

Multichannel

A principal diferença entre os conceitosé a integração entre os canais. Já que, para se tornar multichannel, um e-commerce precisa marcar presença em canais online, como marketplaces e redes sociais, como também, offline, que são eventos e lojas físicas.

Dessa forma, a experiência de navegação e compra do usuário se torna mais fluída, visto que respeita as preferências de cada indivíduo na forma de consumir.

Inclusive, é uma característica marcante do multichannel: não há padronização na experiência oferecida ao cliente, apenas são disponibilizados canais de comunicação, sem nem mesmo existir conexão entre eles.

Essas possibilidades para os consumidores são de suma importância, já que o comportamento é diverso.

De acordo com dados da pesquisa realizada pela Opinion Box, em parceria com a Octadesk, nos últimos 6 meses 22% pessoas compraram mais em lojas físicas que pela internet.

Além disso, 12% consumiram igualmente nos dois formatos, 61% compraram mais pela internet e apenas 6% consomem exclusivamente no ambiente online.

Cross channel

Pode-se dizer que o formato cross channel é uma evolução do multichannel, visto que no modelo mais aprimorado existem dois canais que se complementam para que o consumidor tenha uma experiência mais personalizada.

Nessa estratégia, é possível comprar online e buscar o produto em loja física, por exemplo. Além de outras interações, como compra e troca em loja física, validade de cupom de desconto divulgado em redes sociais no e-commerce.

Adotar práticas responsivas como essa é fundamental para tornar a empresa de varejo mais atrativa, haja vista que 65% dos entrevistados do estudo Capterra apontam que optam pela compra online pela facilidade de acesso dos sites.

Além disso, dados do relatório The 2022 Global Digital Shopping Playbook mostram que mais da metade dos brasileiros usam o formato mobile para realizar compras.

Importância das APIs para praticar as tendências para e-commerce

As APIs financeiras são desenvolvidas sob medida para as necessidades da empresa, principalmente as digitais.

Isso porque elas se integram com qualquer sistema, de maneira simples e assertiva. Por conseguinte, viabilizam uma experiência de compra satisfatória aos consumidores, o que aumenta as vendas e fideliza o cliente.

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