Gestão de Cobranças - como fazer sem erros?

Gestão de cobranças de forma completa e efetiva

Gestão de cobranças é um dos processos fundamentais para que sua empresa mantenha o fluxo de caixa em dia e, assim, possa se expandir no mercado em que atua, a fim de se destacar dos concorrentes.

É uma ferramenta que evita a ocorrência de inadimplências, haja vista que acompanha todo o ciclo de pagamento do seu cliente – desde o momento em que efetua a compra até o dinheiro entrar na conta do seu negócio. 

No Brasil, avaliar esse contexto é fundamental, uma vez que cerca de 61,94 milhões de brasileiros estão inadimplentes com pagamentos, conforme aponta levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

Realizar a gestão de cobranças de forma completa e efetiva pode se tornar um desafio para empresas, tendo em vista a complexidade e importância do processo. Portanto, para auxiliar, nós, do Blog BS2, preparamos este artigo. Continue a leitura e confira!

Veja também: O que é API de cobrança?

Gestão de cobranças é fundamental para empresas

Gestão de cobranças não envolve apenas uma ação isolada de inadimplência de um cliente, mas refere-se a todo o processo, desde a escolha das formas de pagamento, cobrança preventiva até, caso seja necessário, a cobrança focada na recuperação do dinheiro.

Assim, é considerada uma ferramenta que garante aos clientes boas condições de pagamento, além de incluir a elaboração de estratégias inteligentes para solucionar os casos inadimplentes.

Hábitos de pagamento dos brasileiros

No Brasil, conforme supracitado, o cenário de inadimplências em pagamentos é alarmante e, por isso, é imprescindível que as empresas estejam atentas. Além disso, também é fundamental entender os hábitos de pagamento dos brasileiros. Segundo pesquisa divulgada pela (CNDL), em agosto de 2021, os dados revelam o seguinte panorama:

  • 86% dos entrevistados possuem conta bancária, principalmente em banco físico e digital (47%).
  • As modalidades à vista são as mais priorizadas: dinheiro (71%), PIX (70%), cartão de débito (66%).
  • Entre os meios mais utilizados no dia a dia, cartão de débito (41%), PIX (41%), dinheiro (40%) e cartão de crédito (36%) são os mais citados.
  • A preferência pelo PIX é justificada para 83% dos usuários pela rapidez e praticidade.
  •  Cartão de crédito é mais usado nos pagamentos de compra online (52%).
  • Lojas físicas recebem a maior parte do pagamento à vista (66%) e as lojas online a prazo (53%).

Quais são as consequências da má gestão de cobranças?

A má gestão de cobranças pode gerar uma série de malefícios para o ciclo financeiro de sua empresa, uma vez que pode comprometer lucros e o fluxo de caixa – a inadimplência de clientes atinge diretamente a liquidez do caixa.

Além disso, ter um alto índice de clientes devedores pode comprometer as reservas financeiras do seu negócio, ainda que tenha bom capital de giro, e enviesar a projeção de faturamento, o que dificulta sua análise dos próximos passos e interfere no planejamento de metas.

Como ter uma gestão de cobranças completa e efetiva?

Para promover uma gestão de cobranças completa e efetiva em sua empresa, a nossa principal dica é contar com apoio das inovações e tecnologias que rodeiam o mercado nacional e internacional. Investir em mecanismos tecnológicos garante automatização de processos, que é fundamental para o crescimento da sua empresa. Assim, a nossa recomendação é fazer uso de uma API de cobrança.

A API consiste em um conjunto de instruções de programação que permite integração sistêmica e, assim, automatiza tarefas rotineiras e diminui margens de erro. Entre as inúmeras vantagens de ter o apoio do sistema tecnológico está o fato de agregar valor à sua marca, uma vez que, ao oferecer vários meios de pagamento ao cliente, ele se sente confortável para adquirir seu produto ou serviço e pode se tornar um cliente fiel. Além disso, garante:

  • Autonomia, agilidade e redução de tempo nas operações de pagamento;
  • Redução de erros e economia de recursos;
  • Segurança para o cliente e para sua marca.
Como o BS2 te ajuda a ter uma boa gestão de cobranças?

Para turbinar as estratégias comerciais da sua empresa, cada minuto otimizado nas atividades gerenciais é de fundamental importância. Essa é uma prioridade no atendimento às necessidades dos clientes BS2 e foi com esse foco que implementamos atualizações importantes na plataforma de cobranças do BS2.

Pensada a partir de um dashboard para oferecer autonomia ao cliente, a plataforma traz indicadores para um acompanhamento gerencial dos negócios com máxima eficiência. Entre as diversas vantagens, estão:

  • Emissão e gerenciamento de todos os boletos de cobrança vinculada.
  • Emissão de boleto individual, em lote ou parcelado de cobrança simples e vinculada.
  • Emissão de boletos via CNAB 400, Excel e CSV.
  • Visualização de todo o histórico de boletos, com geração de relatórios.
  • Gestão dos sacados.

Caso queira saber mais sobre as qualidades e benefícios que oferecemos para sua empresa, converse com os nossos especialistas.

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