O que é imprescindível conter em um plano de negócios?
Todos os tópicos previstos em um business plan (plano de negócios) são relevantes na sua composição. Só que mesmo entre modelos e formatos diferentes, dos simplificados aos mais complexos, um item não pode faltar. Se há uma seção imprescindível em um plano de negócios é o Sumário Executivo.
O nome já dá a pista. O Sumário Executivo traz a síntese do projeto da empresa que se pretende abrir ou expandir. É o trecho que abre o plano de negócios, resumindo as informações de suas etapas para evidenciar a viabilidade, o potencial, os diferenciais competitivos de um empreendimento.
Ou seja, o Sumário Executivo precisa ser muito bem elaborado, para que seja objetivo, consistente e ao mesmo tempo atraente, para atrair a atenção de públicos que terão interesse em ler o seu conteúdo com interesses distintos:
- Parceiros que tenham a intenção de entrar na sociedade.
- Instituições financeiras que avaliarão o projeto para aprovar uma concessão de crédito.
- Investidores interessados em destinar recursos para acelerar o negócio.
4 dicas para o Sumário Executivo de um plano de negócios
- Deixe a produção de seu conteúdo para o final!
Apesar de ser o primeiro na ordem, é recomendável que o Sumário Executivo seja redigido por último, uma vez que sua introdução irá compilar dados das demais etapas já concluídas do plano de negócios. É um método mais produtivo, pois ajudará a eliminar tarefas duplicadas e correções que podem ser evitadas quando se tem essa visão do todo.
- Atenção para não errar no tamanho
É preciso cuidado para não se empolgar com o conteúdo do Sumário Executivo – nem para mais, nem para menos. Considere duas a três páginas como referência de tamanho. Lembre-se de equilibrar objetividade e consistência para que o seu relato cative o leitor e venda muito bem o propósito do negócio.
- O que inserir no conteúdo
Os tópicos previstos no Sumário Executivo funcionam como um bom guia para orientar e certificar de que serão inseridos todos os grupos informações fundamentais para a apresentação do plano de negócios. Vamos a eles
Informações gerais do empreendimento: Neste descritivo devem constar os dados dos sócios e do registro da empresa, o enquadramento jurídico e regime tributário, atividades realizadas, produtos ou serviço ofertados e o segmento de mercado atendido.
Propósito, justificativa ou missão: Este trecho é destinado ao aos insights e argumentos que motivaram e demonstram por que a empresa foi criada, qual a sua atividade e como agregará valor aos clientes e ao mercado. É o espaço para compartilhar missão, visão e valores, se já estiverem definidos
Produtos e Serviços e Marketing: Apresentação do portfólio e da estratégia de vendas, configuração, diferenciais e precificação dos produtos e/ou serviços, de mercado e estruturação da oferta.
Mercado e clientes: Resumo das análises que fundamentaram os estudos sobre dimensões do setor de atuação, representatividade dos concorrentes e perfil do cliente. Associar o posicionamento do negócio a esse cenário para mostrar as perspectivas diante das oportunidades possíveis de se explorar e desenvolver nesse mercado.
Planejamento Operacional e Financeiro: Momento de contar como a empresa está estruturada para operar e listar os recursos materiais e humanos essenciais ao funcionamento do negócio, bem como os investimentos próprios e de terceiros que viabilizaram o início do empreendimento, especificados para quais atividades foram destinados.
- Não esqueça das estimativas, metas e métricas
O Sumário Executivo deve trazer ainda projeções para tempo de retorno do investimento e planos de expansão futura. Também é importante destacar os parâmetros que basearam metas de crescimento e faturamento a serem atingidas, e indicadores para mensurar avanços em relação aos prazos estimados.
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