Personalização de serviços financeiros é a nova revolução do setor

Personalização de serviços nas instituições financeiras

Os termos personalização e hiper personalização são considerados a próxima onda de serviços financeiros, em escala mundial, segundo especialistas. A experiência personalizada dos clientes tornou-se pauta principal nas instituições financeiras como consequência da aceleração proporcionada pela era Open Banking e Open Finance.

É o que confirmam estimativas da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que apontam a personalização de serviços como a chave para ter sucesso no ambiente digital, diante dos concorrentes.

Pesquisa realizada pela empresa de consultoria de gestão Bain & Company, em 2002, indicou que um aumento de 5% na retenção de clientes financeiros poderia elevar em até 25% o lucro do negócio.

Por causa das mudanças do setor financeiro já sofreu diversas mudanças desde o período desse estudo. No entanto, mesmo com as novas ferramentas, investir na personalização de serviços ainda é a melhor e mais lucrativa opção para fidelizar clientes.

Contudo, ter o auxílio da tecnologia é fundamental para colocar em prática um serviço mais personalizado, de acordo com as necessidades do usuário. Quer saber mais sobre o assunto?

Confira este conteúdo elaborado por nós, do Blog BS2, em parceria com nossos especialistas, sobre o tema.

Veja também – Como a inteligência de dados é essencial para destacar a sua empresa?

O que é serviço personalizado no setor financeiro?

A onda de serviços personalizados no setor financeiro consiste na oferta de uma experiência mais moderna e exclusiva a cada cliente.

Em suma, as instituições financeiras utilizam soluções inovadoras e, muitas vezes, digitais, além de dados e outras métricas para entregar um serviço mais personalizado.

Pois, à medida que o cliente torna o comportamento mais virtual, torna-se cada vez mais importante entregar serviços financeiros mais unificados e assertivos, a depender da necessidade.

O que confirma essa afirmação são resultados do estudo realizado pela Business Wire, que aponta que 72% dos entrevistados disseram que a personalização de serviços é uma parte extremamente importante da experiência do cliente para o setor financeiro.

Papel da Inteligência Artificial (IA) na personalização de serviços

Segundo resultados do Observatório Fintech espanhol, o setor financeiro e bancário estão imersos em uma revolução sistêmica e comportamental, e a inteligência artificial cumpre papel importante nesse cenário.

Por esse motivo, diversas instituições financeiras que estão migrando seus processos para o digital, dependem de ferramentas guiadas pela IA.

Dados de uma pesquisa anual realizada pela Federação  Brasileira de Bancos (Febraban) apontam que a Inteligência artificial foi uma das tecnologias mais aplicadas pelos bancos em 2021.

Além disso, a tendência é de que este tema continue como prioritário na agenda do setor para o próximo ano.

Isso porque 100% das instituições ouvidas no estudo elencam IA como prioridade, seguido por segurança cibernética, 5G, cloud pública e big data.

Ainda segundo a pesquisa, em 2020 foram investidos R$ 30,1 bilhões em tecnologia para os serviços financeiros.

Isso se dá pois a IA está sendo cada vez mais utilizada no processo back-office – suporte às operações internas de bancos e fintechs -, além do front-office – que se trata do relacionamento direto com o cliente.

De acordo com os resultados do estudo, as aplicações da tecnologia incluem chatbots e sistemas de recomendação de produtos e serviços.

“O BS2 vem passando por uma transformação na estrutura de dados. É preciso ter dados bem trabalhados para poder usar IA e machine learning”
–       Shmuel Kalmus, CTO do Banco BS2.

Na visão do executivo, o open finance – sistema de compartilhamento padronizado de dados e serviços com prévio consentimento dos clientes – tende a ser um combustível para os algoritmos de IA e modelos de machine learning funcionarem a todo o vapor.

Assim, a tecnologia pode auxiliar, ainda, na prevenção a fraudes, ‘cross-selling’ de produtos e também na experiência do consumidor.

Diante desse contexto, uma das prioridades no BS2, é desenvolver IA para prevenção a fraudes e, também avançar no uso dessa tecnologia em marketing e na melhoria de atendimento ao usuário com chatbot.

Quais as vantagens da personalização dos serviços financeiros?

O maior benefício do atendimento personalizado para as próprias instituições financeiras é melhorar a experiência do cliente e, consequentemente, aumentar a rentabilidade – por meio da fidelização e diminuição de custos.

Além de outras vantagens, como:

  • Relevância no mercado, com soluções mais assertivas;
  • Simplicidade para a empresa e para o consumidor, com integrações de dados mais facilitadas que fazem a navegação e o acesso aos serviços serem mais fluídos;
  • Satisfação, tanto dos clientes finais, quanto de outras empresas que usam dos serviços.

Como impulsionar os serviços de personalização no setor financeiro?

Para evitar que haja muito trabalho sem resultado, as instituições financeiras devem usar os dados e o comportamento do cliente para identificar a necessidade do usuário no momento certo. Para isso, alguns passos são fundamentais para tornar a experiência digital mais personalizada. Confira!

Segmentação: há a possibilidade de segmentar os clientes com base em informações individuais de cada perfil, os serviços mais solicitados e outros padrões de consumo. Nesse sentido, a segmentação visa o atendimento de necessidades mais específicas de cada cliente.

Criação de regras: as regras de serviços financeiros digitais podem ajudar a definir condições que precisam ser atendidas com mais urgência. Essa estratégia reduz o risco de oferecer serviços irrelevantes aos usuários.

Integração: quando se trata de instituições financeiras com sistemas de terceiros, é importante encontrar uma plataforma que ofereça recursos de integração. Nesse cenário, integrar os serviços permite a utilização de segmentos pré-computados e dados anexados.

Gestão da experiência: a personalização da experiência do cliente exige um atendimento pré, durante e após a utilização do serviço. Assim, é possível tornar contínuo o atendimento personalizado e, consequentemente, fidelizar o usuário.

Vamos crescer juntos?

Para nós, do Banco BS2, as tecnologias de IA e machine learning são oriundas da plataforma construída pela fintech de crédito Weel, parceria firmada em junho de 2021. Nesse sentido, os algoritmos contribuem para uma oferta de crédito mais adequada para cada empresa.

Haja vista nossa visão de firmar mais uma parceria com a tecnologia no oferecimento de nossos serviços e produtos, estamos preparados para ajudar sua empresa crescer.

Com todas as soluções adequadas, como Pix, Plataforma de Cobrança, APIs, links de pagamentos e muito mais. Com a Conta PJ Digital, sua empresa tem controle total da gestão financeira.

Abra agora sua Conta PJ Digital – sem mensalidades, gratuita e 100% online – e aumente o faturamento do seu negócio!

Posts Relacionados

Banco BS2 usa Inteligência Artificial para otimizar análise de crédito

Banco BS2 e Contabilizei lançam primeiro serviço financeiro 100% Open Banking para público PJ

Posts Similares

Posts Recentes

Como calcular os juros do Pronampe

Qual a taxa de juros do Pronampe? Descubra as condições e como é calculada

O Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) é uma linha de crédito criada pelo governo para apoiar micro e pequenas empresas, especialmente em momentos de aperto financeiro. Com condições vantajosas, a taxa de juros do Pronampe está entre as suas principais vantagens.  Qual a taxa de juros do Pronampe? Esse…
Black Friday 2024

Black Friday 2024: dicas para vender mais e evitar golpes

Black Friday acontece na última sexta-feira do mês de novembro e é marcada por uma série de promoções e descontos em lojas de todos os segmentos de mercado. Em 2023, o evento movimentou R$ 6,9 bilhões no e-commerce brasileiro de acordo com uma pesquisa da ABComm.   Não é exagero dizer que a data é esperada…
Oscilações no câmbio

Oscilações no câmbio: como proteger a sua empresa?

Puxada por incertezas sobre o movimento do fiscal local e as dúvidas sobre as principais economias globais, o Real  foi a moeda entre os países emergentes com uma das maiores desvalorizações frente ao dólar em 2024. A mudança nas cotações das moedas pode afetar significativamente empresas e investidores, impactando desde os fluxos comerciais ( exportações…
o que é fluxo de caixa

Fluxo de caixa: o que é, como funciona e como criar um para sua empresa

O fluxo de caixa é uma ferramenta essencial para o planejamento e a gestão financeira de qualquer empresa, permitindo uma compreensão clara das entradas e saídas de recursos financeiros. Com um controle eficaz do fluxo de caixa, as empresas podem tomar decisões mais informadas, garantindo a saúde financeira e a sustentabilidade do negócio. O que…
Valores a Receber, Banco Central, Passo a passo para verificar o CNPJ

Empresas têm Valores a Receber do BC? Veja como consultar

Aprovada a desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia e de alguns municípios, a partir da sanção da Lei nº 14.973/2024 pelo presidente Lula, pessoas físicas e jurídicas têm até o dia 16 de outubro para resgatar “dinheiro esquecido” no Banco Central do Brasil. Veja como verificar se sua empresa tem valores…
Banco BS2 ESG

As ações do Banco BS2 com a pauta ESG

ESG é uma sigla em inglês que significa environmental, social and governance, e corresponde às práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização.  E de Environmental, em português, meio ambiente, diz respeito às iniciativas de preservação dos aspectos ambientais ligados ao negócio.  S de Social. Aqui, falamos de pessoas e comunidades e as suas…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *