Varejo em crescimento no Brasil

Varejo cresce no Brasil: entenda as principais oportunidades de negócio

Varejo cresce no Brasil no primeiro semestre de 2022 – uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), divulgada pela CNN Brasil, apontou crescimento de 22%. Ainda de acordo com o estudo, as vendas subiram 28% nos estabelecimentos de rua e 40% nos negócios em shopping centers país afora.

Esse cenário aponta o destaque do setor e novas oportunidades de negócio, principalmente com a retomada pós-pandemia, e evidencia um momento que pode ser propício para investimento e expansão das empresas.

Deseja saber mais detalhes sobre esse crescimento do varejo no Brasil, sua importância para a economia e as principais tendências do segmento? Então continue a leitura deste artigo que nós, do Blog BS2, preparamos em parceria com nossos especialistas. Confira!

Veja também – Open Banking deve consolidar uso de Pix no varejo

Cenário do setor varejista no Brasil

A pesquisa da SBV também revelou que esse aumento supracitado esteve acompanhado de maior movimentação do público, com alta de 48% em comparação entre o primeiro semestre de 2022 ao do ano anterior.

Nesse sentido, vale destacar que a evolução do fluxo em lojas dentro de shoppings foi maior (57%), enquanto os estabelecimentos de rua ficaram com 18%. A presença de clientes também foi avaliada pela pesquisa, que revelou aumento de 25% nas lojas físicas, contra 21% em shoppings.

Já em relação a este segundo semestre de 2022, a Associação Brasileira de Varejo (ABV) projeta que as vendas aumentem até 12% em relação ao período de janeiro a junho. Essa alta pode ser impulsionada, principalmente, pelos grandes eventos previstos, como a Copa do Mundo, Black Friday, além das tradicionais datas comemorativas do fim de ano

Tendências do varejo no Brasil

Diante desse cenário, vale destacar que o crescimento do varejo no Brasil vem acompanhado de tendências e oportunidades de negócio para as marcas. Conheça, a seguir, as principais.

  • Revolução digital

A revolução digital é uma realidade nos mais diversos setores da economia, inclusive no varejo. Segundo o Relatório de Varejo 2022 realizado pela Adyen, 83% dos entrevistados usam mais aplicativos de compras agora do que antes da pandemia. Assim, é perceptível que o consumidor brasileiro tem preferência por e-commerces e marketplaces, o que evidencia a necessidade das marcas estarem atualizadas quanto às soluções tecnológicas.

  • Flexibilidade de horários

Um balanço da Euromonitor, realizado em 2020, apontou que 46% dos consumidores valorizam as experiências virtuais. Esse comportamento reflete diretamente no contexto em que as pessoas desejam comprar de maneira mais fácil e em qualquer horário. Nesse cenário, a cultura de oferecimento de serviços e/ou bens no regime 24h tem ganhado força.

  • Uso de Pix

O Pix é o meio de pagamento que veio para ficar. Levantamento da Federação Brasileiras de Bancos (Febraban) apontou que os pagamentos nessa modalidade cresceram mais de 1.000% em um ano. Sendo assim, as marcas varejistas podem (e devem!) oferecer opções de pagamento digital.

  • Foco no customer experience

A experiência de compra tem se comportado, cada vez mais, como pilar fundamental para fidelização de clientes a uma marca. 66% dos clientes desejam que as empresas entendam suas necessidades, como aponta uma pesquisa da Salesforce. É nesse cenário que o CX (customer experience) visa a criar uma boa recordação do cliente com o negócio.

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