Varejo em crescimento no Brasil

Varejo cresce no Brasil: entenda as principais oportunidades de negócio

Varejo cresce no Brasil no primeiro semestre de 2022 – uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), divulgada pela CNN Brasil, apontou crescimento de 22%. Ainda de acordo com o estudo, as vendas subiram 28% nos estabelecimentos de rua e 40% nos negócios em shopping centers país afora.

Esse cenário aponta o destaque do setor e novas oportunidades de negócio, principalmente com a retomada pós-pandemia, e evidencia um momento que pode ser propício para investimento e expansão das empresas.

Deseja saber mais detalhes sobre esse crescimento do varejo no Brasil, sua importância para a economia e as principais tendências do segmento? Então continue a leitura deste artigo que nós, do Blog BS2, preparamos em parceria com nossos especialistas. Confira!

Veja também – Open Banking deve consolidar uso de Pix no varejo

Cenário do setor varejista no Brasil

A pesquisa da SBV também revelou que esse aumento supracitado esteve acompanhado de maior movimentação do público, com alta de 48% em comparação entre o primeiro semestre de 2022 ao do ano anterior.

Nesse sentido, vale destacar que a evolução do fluxo em lojas dentro de shoppings foi maior (57%), enquanto os estabelecimentos de rua ficaram com 18%. A presença de clientes também foi avaliada pela pesquisa, que revelou aumento de 25% nas lojas físicas, contra 21% em shoppings.

Já em relação a este segundo semestre de 2022, a Associação Brasileira de Varejo (ABV) projeta que as vendas aumentem até 12% em relação ao período de janeiro a junho. Essa alta pode ser impulsionada, principalmente, pelos grandes eventos previstos, como a Copa do Mundo, Black Friday, além das tradicionais datas comemorativas do fim de ano

Tendências do varejo no Brasil

Diante desse cenário, vale destacar que o crescimento do varejo no Brasil vem acompanhado de tendências e oportunidades de negócio para as marcas. Conheça, a seguir, as principais.

  • Revolução digital

A revolução digital é uma realidade nos mais diversos setores da economia, inclusive no varejo. Segundo o Relatório de Varejo 2022 realizado pela Adyen, 83% dos entrevistados usam mais aplicativos de compras agora do que antes da pandemia. Assim, é perceptível que o consumidor brasileiro tem preferência por e-commerces e marketplaces, o que evidencia a necessidade das marcas estarem atualizadas quanto às soluções tecnológicas.

  • Flexibilidade de horários

Um balanço da Euromonitor, realizado em 2020, apontou que 46% dos consumidores valorizam as experiências virtuais. Esse comportamento reflete diretamente no contexto em que as pessoas desejam comprar de maneira mais fácil e em qualquer horário. Nesse cenário, a cultura de oferecimento de serviços e/ou bens no regime 24h tem ganhado força.

  • Uso de Pix

O Pix é o meio de pagamento que veio para ficar. Levantamento da Federação Brasileiras de Bancos (Febraban) apontou que os pagamentos nessa modalidade cresceram mais de 1.000% em um ano. Sendo assim, as marcas varejistas podem (e devem!) oferecer opções de pagamento digital.

  • Foco no customer experience

A experiência de compra tem se comportado, cada vez mais, como pilar fundamental para fidelização de clientes a uma marca. 66% dos clientes desejam que as empresas entendam suas necessidades, como aponta uma pesquisa da Salesforce. É nesse cenário que o CX (customer experience) visa a criar uma boa recordação do cliente com o negócio.

BS2: o banco digital da sua empresa

O BS2 é um banco digital com diversas soluções financeiras com foco em crédito rápido, digital e sem burocracia para empresas, como as do setor varejista. Além da conta digital PJ, sem mensalidade, o BS2 conta com uma plataforma digital de investimento e conta internacional em dólar para PMEs.  

Queremos ser o parceiro da evolução desde os primeiros passos do seu negócio. Estamos prontos para oferecer todas as soluções adequadas às empresas – PIX, Plataforma de cobrança, APIs, link de pagamento e mais. 

Abra uma conta PJ digital e sem mensalidade no BS2. 

Conteúdos relacionados

Plataforma de cobrança: ambiente de gestão completo, com integração simplificada via APIs

Como integrar a API Pix em sua empresa?

Posts Similares

Posts Recentes

FGI PEAC no Dia das Mães: impulsione sua empresa com o Banco BS2

O Dia das Mães tem impacto significativo nas vendas no Brasil, já que, anualmente, gera alta do comércio varejista, estimulando a economia e o mercado em todo o País. Os mais diversos setores de atuação do varejo podem esperar: Alta performance é pensar um passo à frente Em uma das datas que mais movimenta a…
Por um mundo com mais mulheres na liderança

O lugar das mulheres é na liderança. E onde mais elas quiserem estar.

“Não se nasce mulher. Torna-se mulher.” Quem mais seria capaz de conceber uma ideia tão poderosa quanto essa senão a filósofa, escritora e intelectual francesa Simone de Beauvoir?  Essas palavras foram publicadas em 1949.  Hoje, 75 anos depois, elas continuam reverberando. Continuam mais atuais do que nunca. E continuam inspirando mulheres do mundo todo a…
mão apontando para o Brasil em um globo terrestre digital, mostrando o mundo conectado.

De câmbio à conta internacional, conectamos sua empresa ao mundo. E vice-versa.

Negócios internacionais, “Um mundo de possibilidades”. Hoje, graças ao inevitável progresso da tecnologia (em todos os âmbitos), o mercado financeiro tornou-se – de fato – palco de infinitas oportunidades. No âmbito financeiro, o Banco BS2 tem orgulho de liderar esse progresso tecnológico. E orgulha-se ainda mais de poder, através de nossas inovadoras soluções financeiras, dar…
Atendimento humanizado, tecnologia, humano

Atendimento humanizado em um banco 100% digital? Sim, exatamente!

É comum pensar em “humano” e “digital” como dois conceitos mutuamente excludentes, como se não fosse possível usar as mais avançadas e inovadoras tecnologias a serviço de um atendimento mais empático, gentil e personalizado. Mas a verdade é que ambos podem, sim, andar lado a lado. Aliás, devem Afinal, o papel da tecnologia é potencializar…
Dia da internet segura

Dia da Internet Segura: celebrando 20 anos de segurança digital

O ano era 2004. Foi neste ano que nasceu, lá na União Europeia, a iniciativa que ficaria conhecida mundialmente como o Dia da Internet Segura.  Sim, mundialmente. Afinal, hoje já são mais de 200 países participantes.  Dentre eles, é claro, o Brasil.  O slogan da iniciativa não deixa dúvidas: “Juntos para uma Internet Mais Positiva”….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *