Falta de capital de giro: o que pode gerar para as empresas?
Falta de capital de giro é um dos temores mais comuns para as empresas, independentemente do porte, afinal, é um processo que afeta diversos setores.
Essa situação pode impactar de forma negativa o fluxo de caixa da marca, o que pode comprometer o pagamento de fornecedores, investimentos, compra de matéria-prima, etc.
Diante desse cenário, muitas companhias buscam apoio de instituições financeiras para recebimento de crédito empresarial.
Para se ter dimensão, somente em outubro de 2021, essa procura cresceu cerca de 29,5%, de acordo com dados do Indicador de Demanda das Empresas por Crédito, da Serasa Experian.
Nós, do BS2 – banco digital da sua empresa, podemos te ajudar ao oferecer acesso ao crédito de forma ágil e segura.
Além de outros serviços, como a antecipação de recebíveis, que não compromete o caixa do seu negócio, apenas te proporcionará o crédito quando precisar.
Com objetivo de te auxiliar a entender mais sobre os impactos que a falta de capital de giro pode causar nas empresas e, caso tornem-se uma realidade, como superá-los, de forma a manter a saúde financeira da marca, nós, do Blog BS2, em parceria com nossos especialistas, preparamos este conteúdo especial.
Continue a leitura para conferir!
Veja também: Supply Chain Finance: o que é e quais são suas vantagens?
Qual a importância do capital de giro?
Capital de giro consiste em uma reserva financeira que as empresas precisam ter para custear e manter as despesas mensais.
Tem sua importância revelada nos números, ao fornecer uma visão precisa do universo de custos necessários para uma empresa se manter em funcionamento.
Ter a noção do quanto esse desembolso corresponde ao orçamento mensal é fundamental para conhecer o quanto sobrou de recursos.
Dessa forma, é possível dimensionar a capacidade de planejar investimentos e aquisições que proporcionem melhorias e crescimento para o negócio.
Diante desse contexto, para que o capital de giro das empresas seja, de fato, satisfatório, é importante adotar algumas práticas, como:
- Descobrir quais custos podem ser diminuídos e cortá-los;
- Priorizar formas de pagamento mais confortáveis – peça por descontos à vista ou aumento no prazo de entrega com os fornecedores;
- Conhecer as instituições financeiras que oferecem as menores taxas de juros em caso de necessitar de crédito para sua empresa e veja se vale a pena contratar esse serviço;
- Por fim, evitar empréstimos, a menos que seja inevitável e que haja garantia de que sua empresa possa quitá-lo no futuro.
Consequências geradas pela falta de capital de giro
A falta de capital de giro implica em alguns riscos para a empresa, como inadimplência, retração do crescimento, falta de proteção em emergências ou imprevistos e, em casos mais graves e complexos, a falência da marca.
Tudo isso pode acontecer porque, sem capital, o fluxo de caixa da companhia se desestabiliza e, por conseguinte, todos os setores passam a ser impactados com cortes, desligamentos e, em determinada situação, extinção de seções.
Ademais, consequências a longo prazo podem se desenvolver, como a dificuldade de atração de investidores.
Com falta de capital de giro, atrair novos investidores para a empresa torna-se uma tarefa complicada, afinal, um saldo negativo passa a imagem de negócio de alto risco e pouco atrativo.
Nesse sentido, o crescimento da empresa também se compromete, afinal, para atender novos clientes e aumentar a parcela de mercado, é preciso expandir o negócio, contratar novas ferramentas e funcionários.
Como garantir capital de giro saudável para a empresa?
Além de ter um planejamento financeiro que garante o capital de giro satisfatório, é preciso ter parceiros que contribuam para a permanência do fluxo de dinheiro de sua empresa.
Ter acesso a uma plataforma digital ágil e eficiente, que suporte e influencie o crescimento do seu negócio, por exemplo, é fundamental para automatizar os processos da sua empresa e, assim, possibilitar alocar de seus colaboradores em demais atividades que colaborem com o aumento do faturamento de seu negócio.
Como o Banco BS2 pode ajudar sua empresa?
Saber qual o capital de giro que sua empresa precisa é o primeiro passo para corrigir possíveis dificuldades encontradas que atrapalhem sua estabilidade financeira. Uma das alternativas para corrigir tais descompassos é adquirir crédito para o seu capital de giro estabilizar – por meio da antecipação de recebíveis.
Quais são as vantagens da antecipação de recebíveis?
A antecipação de recebíveis viabiliza uma série de benefícios essenciais para a gestão financeira das Médias e Grandes Empresas. A seguir, listamos os principais:
- Crédito descomplicado – o risco de crédito é menor, uma vez que os valores recebidos são os que a própria empresa tem a embolsar;
- Rápido acesso ao valor desejado – recebimento imediato do crédito desejado, com o recebimento de valores de NFs, por exemplo;
- Reforço ao capital de giro – os valores a receber garantem o cobrimento de despesas programadas ou dívidas emergenciais.
Que tal crescermos juntos?
Somos o BS2 – o banco digital da sua empresa. Somos o primeiro banco digital brasileiro a ter atuação focada em pessoas jurídicas (PJ).
Estamos alinhados ao mercado atual e 100% preparados para oferecer as soluções mais adequadas aos negócios – Pix, Plataforma de Cobrança, APIs, links de pagamentos e muito mais. Com a Conta PJ Digital para Empresas, sua marca tem controle de suas finanças na palma da sua mão.
Abra agora sua Conta PJ Digital – sem mensalidades, gratuita e 100% online – e aumente o faturamento do seu negócio!
Posts Relacionados
Finanças 4.0: quais as vantagens para a sua empresa?
Gestão de Recebíveis: saiba como fazer na plataforma BS2!
Posts Recentes
Volatilidade: o que é e como proteger o seu negócio
Cartão de débito internacional do Banco BS2 leva empresas brasileiras para o mundo
Conta Internacional PJ: como funciona e vantagens para sua empresa
Taxa Selic: O que é e como impacta os negócios
BS2 lança fundo de CVC de R$ 100 milhões com foco em PMEs
Contas de final de ano: como organizar as despesas da sua empresa