A expansão das empresas para outro país já é uma tendência entre os empresários brasileiros como, também, entre os estrangeiros. A pesquisa Trajetórias de Internacionalização das Empresas Brasileiras 2021, realizada pela Fundação Dom Cabral (FDC), analisou 154 empresas e, entre as participantes, 49% responderam que já iniciaram operações no exterior, enquanto apenas 15% interromperam a internacionalização em algum país.
Outros dados mostram, ainda, que 78% das empresas planejam expansão nos países onde já atuam e 71% têm em vista a inserção em novos mercados, sem ser no país de sede, nos próximos dois anos.
De acordo com o estudo, o contexto da pandemia da Covid-19 proporcionou melhores resultados internacionais para 57% das empresas ouvidas e 64% apresentaram crescimento doméstico, ou seja, no país em que a empresa é sediada. Os principais mercados onde as empresas expandiram seus negócios foram Estados Unidos, Argentina, Portugal, Uruguai, Colômbia, China e México.
Diante desse cenário, primeiramente, é necessário entender qual é o contexto financeiro do seu negócio, a fim de saber qual será o investimento possível para a expansão comercial. Para entender melhor sobre o assunto, nós, do Blog BS2, em parceria com nossos especialistas, produzimos este material. Continue a leitura para conferir!
Veja também – Novos consumidores pós-pandemia: oportunidade para expandir seu negócio
Internacionalizar uma empresa consiste no processo de entrada de um negócio em um mercado estrangeiro, ou seja, está ligado à presença empresarial em outro país e não apenas à abertura de um negócio no exterior, já que a internacionalização pode acontecer de outras formas. Confira algumas:
Neste modelo, o foco não é uma nova sede em outros países, mas, sim, a presença da marca por meio da exportação de produtos a outros lugares. Nesse sentido, não é necessário abrir uma filial, basta vender e fazer envios às outras localidades em que é realizado o comércio.
Para que haja resultados positivos, é necessário realizar uma pesquisa de mercado, para saber quais são os principais concorrentes e qual é a demanda para, assim, entender qual é o melhor lugar para expandir os negócios, logo proporcionar melhores resultados.
Este formato de expansão diz respeito à abertura de estabelecimento nos países desejados. Assim, a empresa passa a ter outro endereço – neste caso, internacional -, atua de forma mais autônoma, mas, ainda assim, interligada à sede. Nesse contexto, também há possibilidade de conceder o licenciamento para que outras empresas iniciem as atividades com a sua marca, em diferentes localidades, como é o modelo de franquias.
A expansão internacional das empresas pode ser uma grande oportunidade para se tornar mais relevante diante da concorrência, além de possibilitar o alcance de maiores resultados.
Segundo a pesquisa Trajetórias de Internacionalização das Empresas Brasileiras 2021, entre as principais modalidades que pretendem ingressar em novos países nos próximos dois anos estão: pesquisa e desenvolvimento, (4,1%); fusão e/ou aquisição (4,1%); greenfield (6,2%); franquia (14,4%); centro de distribuição (20,6%); exportações e distribuições locais (28,9%); escritório comercial (37,1%). A internacionalização empresarial pode apresentar outras vantagens, como:
Após entender os tipos de expansão internacional e quais as vantagens de ampliar o seu negócio, é fundamental compreender as etapas que devem ser seguidas para alcançar a internacionalização da sua empresa. Confira 4 dicas que listamos para você alcançar os objetivos da expansão mercadológica:
Antes de qualquer decisão, é necessário realizar uma análise detalhada da situação interna da empresa, a fim de ter ciência da saúde financeira empresarial, os suportes fundamentais para arcar com uma expansão, além de alinhar estratégias de investimentos para alcançar o objetivo.
Nesse caminho, é preciso se questionar: é hora de exportar? Se sim, como isso será feito, por meio de exportação ou investimento direto? Existem outras etapas que podem ser seguidas para fazer com que a internacionalização do seu negócio seja feita de forma segura e proveitosa.
Após entender o cenário interno, da empresa e do mercado do país de sede, é fundamental explorar as especificidades do mercado externo. Tanto para entender as ofertas e demandas do serviço já oferecido pela sua empresa, quanto para criar estratégias de fixação no novo mercado. Nesse cenário, é preciso analisar a dinâmica de consumo, os hábitos daquela população, em específico, além do comportamento do consumidor.
Cada país tem sua legislação específica e, por isso, é importante se atentar aos aspectos legais do país que se pretende expandir a empresa. Entre algumas questões burocráticas que precisam ser esclarecidas estão: contratos específicos para cada relação jurídica da empresa; organização da documentação com o objetivo de fusões e possíveis aquisições; cláusulas de confidencialidade; regularização de pendências que a empresa possa vir a ter, como as administrativas, jurídicas e tributárias; além das possíveis solicitações de certificações de qualidade.
Com a decisão de internacionalizar a empresa, o próximo passo é planejar uma ação estratégica para consolidar a empresa e as atividades no novo país. Esse plano deve incluir os principais objetivos da expansão, as frentes de atuação, modelo de divulgação e adaptação das equipes. Além de outros tópicos que devem ser levados em conta, como:
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