Cost Sharing - tudo o que você precisa saber sobre

Cost Sharing: entenda o conceito

Cost Sharing traduzido para o português livre significa a divisão de custos, ou seja, é possível compartilhar as despesas entre empresas que possuem um interesse em comum. Por meio desse processo, é possível, também, reduzir cargas tributárias e outros benefícios para o orçamento do seu negócio.

Para te ajudar a entender melhor sobre cost sharing e quais os benefícios desse processo empresarial, nós, do Blog BS2, preparamos este artigo com atualizações sobre o tema. Continue a leitura para conferir!

Veja também – Nota de Crédito à Exportação (NCE): como financiar o crescimento dos negócios da sua empresa com olhos no comércio exterior

Quais as principais características do cost sharing?

O cost sharing consiste em acordos para possibilitar o compartilhamento de custos referentes às atividades-meio comuns entre empresas – que são serviços internos, como marketing, pesquisa, contabilidade, jurídico e outros.

Geralmente, o contrato é estabelecido por instituições multinacionais e grupos econômicos que visam a melhor forma para alocar os custos que possuem em comum. Segundo as regras estabelecidas pela Receita Federal, a operação de cost sharing é legal no Brasil, mas pode envolver o pagamento de tributações, como:

  • Imposto de Renda sobre Pessoa Jurídica (IRPJ);
  • Contribuição Social sobre o Lucro (CSLL);
  • Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (PIS e COFINS);
  • Imposto sobre Serviços (ISS).

A Solução de Divergência 23/2013 da Receita Federal regulamenta as regras do cost sharing em território brasileiro. No documento, é possível consultar os critérios de pagamento e, também, de reembolso das despesas efetivadas. Ainda de acordo com a instituição financeira federal, as empresas que utilizam esse tipo de dispositivo são isentos de recolher tributo, visto que os valores não correspondem ao faturamento.

Quais são os objetivos?

Ao contrário do que se pensa, o cost sharing não tem como principal objetivo o lucro, mas sim:

  • Maior economia nos processos;
  • Redução da carga tributária;
  • Otimização das despesas gerais da empresa;
  • Otimização da gestão do negócio;
  • Padronização de atuação.

Nesse contexto, é importante que no contrato de cost sharing entre as empresas esteja especificada a divisão dos custos e a quem pertence a despesa em questão, a fim de garantir o ressarcimento das despesas, que é um dos objetivos fundamentais a serem alcançados.

Soluções de cost sharing BS2 para sua empresa!

Nós, do BS2, estamos preparados para oferecer serviços que permitam a ampliação de horizonte do seu negócio e, para explorar oportunidades no comércio exterior, você pode contar com soluções financeiras que transformam, por exemplo, o câmbio em seu aliado de crescimento.

O  cost sharing já é uma modalidade usada em alguns de nossos serviços e o Câmbio Pronto é um deles. O serviço pode contribuir para a gestão de transações, automatização de trâmites e taxas, o que pode resultar na economia de tempo para que você e sua equipe mantenha o foco na evolução mercadológica da sua empresa.

Cada serviço é moldado à necessidade do cliente, o que torna o BS2 um banco com produtos personalizados de acordo com o que seu negócio precisa. É nesse cenário que o serviço de câmbio se destaca, pois possibilita acompanhar o dinamismo, tanto das exportações e importações, quanto das transferências em moedas estrangeiras e prestação de serviços mais globalizados.

Caso queira saber mais sobre as qualidades e benefícios que oferecemos para sua empresa por meio do câmbio pronto e outros serviços no modelo cost sharing, visite nosso site e descubra.

Leia mais conteúdos sobre câmbio:

Descubra como tornar o câmbio financeiro o grande facilitador de fusões e aquisições de empresas

Análise: crescimento do comércio exterior cria vantagens para expansão

Posts Similares

Posts Recentes

FGI PEAC no Dia das Mães: impulsione sua empresa com o Banco BS2

O Dia das Mães tem impacto significativo nas vendas no Brasil, já que, anualmente, gera alta do comércio varejista, estimulando a economia e o mercado em todo o País. Os mais diversos setores de atuação do varejo podem esperar: Alta performance é pensar um passo à frente Em uma das datas que mais movimenta a…
Por um mundo com mais mulheres na liderança

O lugar das mulheres é na liderança. E onde mais elas quiserem estar.

“Não se nasce mulher. Torna-se mulher.” Quem mais seria capaz de conceber uma ideia tão poderosa quanto essa senão a filósofa, escritora e intelectual francesa Simone de Beauvoir?  Essas palavras foram publicadas em 1949.  Hoje, 75 anos depois, elas continuam reverberando. Continuam mais atuais do que nunca. E continuam inspirando mulheres do mundo todo a…
mão apontando para o Brasil em um globo terrestre digital, mostrando o mundo conectado.

De câmbio à conta internacional, conectamos sua empresa ao mundo. E vice-versa.

Negócios internacionais, “Um mundo de possibilidades”. Hoje, graças ao inevitável progresso da tecnologia (em todos os âmbitos), o mercado financeiro tornou-se – de fato – palco de infinitas oportunidades. No âmbito financeiro, o Banco BS2 tem orgulho de liderar esse progresso tecnológico. E orgulha-se ainda mais de poder, através de nossas inovadoras soluções financeiras, dar…
Atendimento humanizado, tecnologia, humano

Atendimento humanizado em um banco 100% digital? Sim, exatamente!

É comum pensar em “humano” e “digital” como dois conceitos mutuamente excludentes, como se não fosse possível usar as mais avançadas e inovadoras tecnologias a serviço de um atendimento mais empático, gentil e personalizado. Mas a verdade é que ambos podem, sim, andar lado a lado. Aliás, devem Afinal, o papel da tecnologia é potencializar…
Dia da internet segura

Dia da Internet Segura: celebrando 20 anos de segurança digital

O ano era 2004. Foi neste ano que nasceu, lá na União Europeia, a iniciativa que ficaria conhecida mundialmente como o Dia da Internet Segura.  Sim, mundialmente. Afinal, hoje já são mais de 200 países participantes.  Dentre eles, é claro, o Brasil.  O slogan da iniciativa não deixa dúvidas: “Juntos para uma Internet Mais Positiva”….

2023, um ano que valeu por dois

Banco BS2: Que ano memorável! Para o Banco BS2, 2023 ficará marcado como o ano em que a inovação, parte do nosso DNA, ganhou ainda mais peso, espaço e relevância. Foi também o ano em que fomos reconhecidos por algo que cultivamos e nutrimos desde 1992, quando nascemos assim como a nossa ética e a…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *