Quais tendências do setor financeiro?

Inovação no setor financeiro: quais são as principais tendências?

Inovação no setor financeiro já é uma realidade em todo o mundo, afinal, a tecnologia é o grande componente de impacto sobre o comportamento, modo de pensar e viver das pessoas e, consequentemente, reformulou as formas com que o setor financeiro opera.

Um exemplo disso é o estudo realizado pela empresa de consultoria empresarial KPMG sobre inteligência artificial, que indica que muitos líderes do setor de finanças afirmam que o modelo tecnológico já é usado nas corporações, mesmo que de forma moderada.

Entre os setores com maior índice de uso estão: produção industrial (93%), serviços financeiros (84%), tecnologia (83%), varejo (81%), ciência (77%), saúde (67%) e governo (61%). O levantamento aponta, ainda, que o setor financeiro foi o que registrou aumento mais significativo no mercado.

Diante desse cenário, é fundamental saber quais são as principais tendências do mercado de finanças para manter o seu negócio sempre atualizado e alinhado às demandas mercadológicas. Para te ajudar a compreender mais sobre o assunto, nós, do Blog BS2, separamos 3 tendências que já estão sendo aplicadas e estão transformando o setor. Continue a leitura para conferir!

Veja também – Metaverso: como preparar sua empresa para o novo momento digital?

Cenário do setor financeiro

A inovação por meio da tecnologia tem transformado diversos setores em escala mundial e, com o mercado financeiro, essa realidade é cada vez mais próxima e palpável.

Outros dados da pesquisa realizada pela KPMG apontam que metade dos executivos ouvidos afirmam que a inteligência artificial está em constante avanço, até mesmo com rapidez inesperada.

Nesse sentido, a preocupação se volta para a velocidade acelerada da adoção dessas tecnologias, principalmente, pelas pequenas empresas – que representam 63% dos empresários entrevistados.

Os líderes de negócios com alto conhecimento em inteligência artificial (51%) também se preocupam com o futuro do setor financeiro, que caminha a passos largos rumo à digitalização total dos processos e produtos de finanças. Exemplo disso foi o debate do evento de tecnologia nomeado como CIAB FEBRABAN 2021, que discutiu sobre o uso de bots nos bancos, aplicativos e assistentes virtuais, que são artifícios já até normalizados entre os consumidores e tem impactado o setor financeiro, principalmente, diante das empresas mais tradicionais do ramo.

Tendências do setor financeiro

Para esclarecer quais são as principais tendências do mercado financeiro e que é possível aplicá-las na gestão de finanças da sua empresa, separamos as 3 principais inovações aplicadas no setor. Confira!

  1. Fintechs

Fintechs é o termo cunhado por meio das palavras financial e technology e consiste na aplicação desses conceitos em soluções de serviços financeiros. Dados do relatório intitulado Fintechs Report 2022, publicado pela empresa de dados Distrito, apontam que, em três meses, as fintechs brasileiras receberam 1,12 bilhões em investimento, 30% do total dos aportes recebidos em 2021. Até março deste ano foram mapeadas 1.289 empresas deste setor, de acordo com o levantamento.

Entre as principais soluções trabalhadas estão crédito (17,5%), seguida pelos meios de pagamento (14,4%), às de backoffice – equipe responsável por processos burocráticos do funcionamento da organização – (14,2%) e as fintechsde criptomoedas (6,8%).

2. Open banking

Open banking na tradução livre significa banco aberto ou sistema financeiro aberto, que consiste em uma maior liberdade do cliente, visto que ele possui maior controle sobre seus dados e pode optar em compartilhá-los com mais de uma instituição financeira, ou seja, pagar pelos serviços que melhor atendem. Esse compartilhamento é regulamentado conforme definição do Banco Central do Brasil.

Além da maior comodidade ao cliente, o formato de serviço possibilita que pagamentos, propostas de crédito, investimentos, operações de câmbio, seguros e previdências privadas sejam feitas sem a necessidade de acessar os canais das instituições financeiras.

Pesquisas mostram que 65% dos brasileiros estão dispostos a compartilhar seus dados visando a obtenção de melhores taxas, visto que o mesmo levantamento aponta que quase 25% dos entrevistados possuem, em média, 3,5 contas bancárias e os que já encerraram alguma conta têm como justificativa o alto custo de manutenção. Com a modalidade open banking, os serviços e produtos são ofertados ao cliente de acordo com o histórico financeiro, logo, há uma prestação de serviço mais personalizada e acessível.

3. Inteligência artificial

Inteligência artificial se mostra como principal tendência, visto que reúne as tecnologias e possibilita a prestação de serviços totalmente digitalizados. No mercado financeiro, a ferramenta pode auxiliar na detecção de fraudes, atendimentos mais rápidos e eficazes aos clientes e geração de relatórios e dados de forma otimizada.

É o que mostra pesquisa realizada pela empresa de consultoria Gartner, que prevê que 20% de todos os dados usados para entender o consumidor serão gerados sinteticamente até 2025.

Isso pode acontecer por meio de machine learning – subcategoria da inteligência artificial que se trata do processo em que os computadores desenvolvem o reconhecimento de padrões de tarefas e são capazes de reproduzi-las de forma independente.

Siga as tendências que já estão no BS2!

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Permite a emissão online em tempo real e dá acesso a possibilidades de gerenciar boletos de inclusão, cancelamento e impressão, consultar a lista de documentos por filtro, alterar data de vencimento, consultar praças disponíveis, pagar boletos e gerenciar o webhook com mudança de status.

Esta solução integra o sistema da sua empresa à conta bancária com o objetivo de conciliar fluxos automatizados e gerir o caixa. Tudo isso com acompanhamento das etapas financeiras em tempo real, com possibilidade de consultar saldo, extrato e código de barras, efetuar pagamentos de títulos e concessionárias, transferir quantias entre contas do mesmo banco e realizar TEDs para outras agências bancárias, e webhooks de movimentações efetuadas na conta – todas as etapas disponíveis a qualquer momento.

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