O que é API e para que serve?

API (Application Programming Interface) significa em tradução livre interface de programação de aplicação. Se essas três letras têm deixado você e a sua empresa com dúvidas, saiba que não está sozinho. Isso porque a constante mudança do mercado, quando falamos em tecnologia, vem exigindo bastante de todos nós para acompanhar as inovações que sondam os novos e antigos negócios.

Há pouco, tivemos que implantar processos ominichanel numa velocidade recorde para atender as demandas do mundo em quarentena, e avanços como esse fizeram necessária a criação de novas formas de fazer a gestão nas empresas. Uma delas é a API, uma ferramenta de programação que já existia e tem sido incorporada cada vez mais na rotina de todos. Por esse motivo, queremos matar essa charada e explicar nesse post o que é API e como ela pode servir para sua empresa. Vamos lá? 

API: Definição e funcionalidade 

Sem delongas, API é a abreviação de Application Programming Interface que, traduzida para o português, significa uma interface de programação de aplicação. De forma mais técnica, a API é um conjunto de normas ou regrinhas de programação que possibilita a comunicação entre plataformas através de uma série de padrões. É por meio delas que os desenvolvedores criam softwares e aplicativos que são capazes de se comunicar com outras plataformas.  

No nosso dia a dia existem muitas APIs que utilizamos para diversos fins, como por exemplo o Google Maps. Vários sites integram a interface desse recurso do Google para ter acesso aos seus mapas e, assim, não precisam desenvolver seus próprios mapas. 

API é a abreviação de Application Programming Interface. Traduzida para o português como Interface de Programação de Aplicação.

Para ficar ainda mais claro, vamos simplificar? API é um sistema que faz com que você e sua empresa acessem um sistema maior. Para exemplificar, vamos voltar lá atrás quando o Facebook ainda era apenas um sistema que conectava pessoas. Com isso, surgiu a oportunidade de dar aos usuários uma galeria de fotos, e isso exigiu que fosse criado um sistema separado que se alimentava das informações chave do sistema global do Facebook para colher informações como o id do usuário e nome do mesmo. Feita essa integração necessária, o novo sistema ou API ganhava suas próprias funcionalidades de fotos para ser utilizado dentro da plataforma principal da rede social. 

O que uma API pode mudar na sua empresa? 

Sabe aqueles processos engessados e manuais? Muitos deles já não fazem muito sentido manter hoje em dia e além de demandar um tempo que não temos, acabam ficando caros pela mão-de-obra e pelos inúmeros ajustes de erros que acontecem vez ou outra. As APIs surgem para solucionar justamente essa dor do empresário.  

API = AUTOMAÇÃO 
É o fim das tarefas manuais do seu financeiro

Entenda essa solução como a praticidade que ela proporciona. A automatização de processos financeiros manuais que as APIs proporcionam para empresas podem ser um baita avanço para que tudo ocorra da melhor forma na sua gestão. 

3 benefícios que as APIs trazem ao seu negócio 

  1. Agilidade na gestão  
    Sua empresa precisa de tempo e rapidez nos processos. E todo o trabalho administrativo e gerencial que tendem a ocupar muito tempo podem ser reduzidos consideravelmente por meio de APIs. Elas reduzem os esforços no desenvolvimento, na adaptação e na correção de falhas. Enquanto as APIs tomam conta disso tudo, os times podem focar em ações mais estratégicas, voltadas para o core business da empresa e conseguem agregar muito mais aos seus resultados. 
  2. Maior segurança de dados 
    A característica mais marcante da integração das aplicações é que ela permite uma troca de informações segura de ponta a ponta. Com uma API, é possível ter um maior controle sobre as permissões de acesso ao software e hardware da sua empresa. As pessoas que tentarem acessar serão identificadas e localizadas. Dessa forma, os bancos de dados das empresas ficam resguardados e evitam qualquer violação e barram tentativas repetidas.  
  3. Redução de gastos 
    Esqueça custos desnecessário. Ao invés da sua empresa gastar com o desenvolvimento de sistemas do zero, custear ajustes e melhorias, é muito mais vantajoso contar com a economia e produtividade das APIs que integram ao seu sistema principal e fazem todo o trabalho.  

Conheça as APIs do Banco BS2 para empresas  

API PIX 

Permite que a sua empresa automatize volumes financeiros, recebendo transações e fazendo pagamentos com compensação na hora. O BS2 ainda oferece atendimento personalizado do time técnico e comercial.  

API Conta Digital  

É possível integrar sua conta digital PJ ao sistema para realizar pagamentos, recebimentos e transferências entre contas BS2 ou TEDs para outros bancos, além de consulta de saldo, extrato e código de barras.   

API Boletos   

Emita boletos de forma online e com registro em tempo real. Com esta API, você acompanha o status dos seus boletos como os pagamentos efetuados, vencidos, cancelamentos e baixas, além de poder alterar as datas e consultar todas as praças. 

Sabia que o Banco BS2 é o primeiro banco completo especializado em PMEs do Brasil? 

Parte dessa missão é norteada por oferecer uma estrutura bancária integrada e completa, tecnologia de ponta e expertise em crédito para pequenas e médias empresas. 

A conta digital PJ do BS2 pode ser aberta pela internet, não tem mensalidade e só paga pelo o que usar.

Queremos ser o parceiro da evolução desde os primeiros passos do seu negócio. Estamos prontos para oferecer soluções adequadas a pequenas e médias empresas. Abra uma conta PJ digital e sem mensalidade no BS2. 

Posts Similares

Posts Recentes

Por um mundo com mais mulheres na liderança

O lugar das mulheres é na liderança. E onde mais elas quiserem estar.

“Não se nasce mulher. Torna-se mulher.” Quem mais seria capaz de conceber uma ideia tão poderosa quanto essa senão a filósofa, escritora e intelectual francesa Simone de Beauvoir?  Essas palavras foram publicadas em 1949.  Hoje, 75 anos depois, elas continuam reverberando. Continuam mais atuais do que nunca. E continuam inspirando mulheres do mundo todo a…
mão apontando para o Brasil em um globo terrestre digital, mostrando o mundo conectado.

De câmbio à conta internacional, conectamos sua empresa ao mundo. E vice-versa.

Negócios internacionais, “Um mundo de possibilidades”. Hoje, graças ao inevitável progresso da tecnologia (em todos os âmbitos), o mercado financeiro tornou-se – de fato – palco de infinitas oportunidades. No âmbito financeiro, o Banco BS2 tem orgulho de liderar esse progresso tecnológico. E orgulha-se ainda mais de poder, através de nossas inovadoras soluções financeiras, dar…
Atendimento humanizado, tecnologia, humano

Atendimento humanizado em um banco 100% digital? Sim, exatamente!

É comum pensar em “humano” e “digital” como dois conceitos mutuamente excludentes, como se não fosse possível usar as mais avançadas e inovadoras tecnologias a serviço de um atendimento mais empático, gentil e personalizado. Mas a verdade é que ambos podem, sim, andar lado a lado. Aliás, devem Afinal, o papel da tecnologia é potencializar…
Dia da internet segura

Dia da Internet Segura: celebrando 20 anos de segurança digital

O ano era 2004. Foi neste ano que nasceu, lá na União Europeia, a iniciativa que ficaria conhecida mundialmente como o Dia da Internet Segura.  Sim, mundialmente. Afinal, hoje já são mais de 200 países participantes.  Dentre eles, é claro, o Brasil.  O slogan da iniciativa não deixa dúvidas: “Juntos para uma Internet Mais Positiva”….

2023, um ano que valeu por dois

Banco BS2: Que ano memorável! Para o Banco BS2, 2023 ficará marcado como o ano em que a inovação, parte do nosso DNA, ganhou ainda mais peso, espaço e relevância. Foi também o ano em que fomos reconhecidos por algo que cultivamos e nutrimos desde 1992, quando nascemos assim como a nossa ética e a…

Open Finance: abrindo caminho para novas oportunidades

Você já deve ter ouvido falar de Open Finance. Ou de Open Banking. Ou dos dois. Aliás, existe diferença entre os dois? A resposta é: sim, existe. E vamos explicá-la desde já, começando pela definição de Open Banking. Em termos conceituais, existem várias formas de descrever o “Open Banking”. Alguns o chamam de “sistema de…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *