O que é API e para que serve?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram

API (Application Programming Interface) significa em tradução livre interface de programação de aplicação. Se essas três letras têm deixado você e a sua empresa com dúvidas, saiba que não está sozinho. Isso porque a constante mudança do mercado, quando falamos em tecnologia, vem exigindo bastante de todos nós para acompanhar as inovações que sondam os novos e antigos negócios.

Há pouco, tivemos que implantar processos ominichanel numa velocidade recorde para atender as demandas do mundo em quarentena, e avanços como esse fizeram necessária a criação de novas formas de fazer a gestão nas empresas. Uma delas é a API, uma ferramenta de programação que já existia e tem sido incorporada cada vez mais na rotina de todos. Por esse motivo, queremos matar essa charada e explicar nesse post o que é API e como ela pode servir para sua empresa. Vamos lá? 

API: Definição e funcionalidade 

Sem delongas, API é a abreviação de Application Programming Interface que, traduzida para o português, significa uma interface de programação de aplicação. De forma mais técnica, a API é um conjunto de normas ou regrinhas de programação que possibilita a comunicação entre plataformas através de uma série de padrões. É por meio delas que os desenvolvedores criam softwares e aplicativos que são capazes de se comunicar com outras plataformas.  

No nosso dia a dia existem muitas APIs que utilizamos para diversos fins, como por exemplo o Google Maps. Vários sites integram a interface desse recurso do Google para ter acesso aos seus mapas e, assim, não precisam desenvolver seus próprios mapas. 

API é a abreviação de Application Programming Interface. Traduzida para o português como Interface de Programação de Aplicação.

Para ficar ainda mais claro, vamos simplificar? API é um sistema que faz com que você e sua empresa acessem um sistema maior. Para exemplificar, vamos voltar lá atrás quando o Facebook ainda era apenas um sistema que conectava pessoas. Com isso, surgiu a oportunidade de dar aos usuários uma galeria de fotos, e isso exigiu que fosse criado um sistema separado que se alimentava das informações chave do sistema global do Facebook para colher informações como o id do usuário e nome do mesmo. Feita essa integração necessária, o novo sistema ou API ganhava suas próprias funcionalidades de fotos para ser utilizado dentro da plataforma principal da rede social. 

O que uma API pode mudar na sua empresa? 

Sabe aqueles processos engessados e manuais? Muitos deles já não fazem muito sentido manter hoje em dia e além de demandar um tempo que não temos, acabam ficando caros pela mão-de-obra e pelos inúmeros ajustes de erros que acontecem vez ou outra. As APIs surgem para solucionar justamente essa dor do empresário.  

API = AUTOMAÇÃO 
É o fim das tarefas manuais do seu financeiro

Entenda essa solução como a praticidade que ela proporciona. A automatização de processos financeiros manuais que as APIs proporcionam para empresas podem ser um baita avanço para que tudo ocorra da melhor forma na sua gestão. 

3 benefícios que as APIs trazem ao seu negócio 

  1. Agilidade na gestão  
    Sua empresa precisa de tempo e rapidez nos processos. E todo o trabalho administrativo e gerencial que tendem a ocupar muito tempo podem ser reduzidos consideravelmente por meio de APIs. Elas reduzem os esforços no desenvolvimento, na adaptação e na correção de falhas. Enquanto as APIs tomam conta disso tudo, os times podem focar em ações mais estratégicas, voltadas para o core business da empresa e conseguem agregar muito mais aos seus resultados. 
  2. Maior segurança de dados 
    A característica mais marcante da integração das aplicações é que ela permite uma troca de informações segura de ponta a ponta. Com uma API, é possível ter um maior controle sobre as permissões de acesso ao software e hardware da sua empresa. As pessoas que tentarem acessar serão identificadas e localizadas. Dessa forma, os bancos de dados das empresas ficam resguardados e evitam qualquer violação e barram tentativas repetidas.  
  3. Redução de gastos 
    Esqueça custos desnecessário. Ao invés da sua empresa gastar com o desenvolvimento de sistemas do zero, custear ajustes e melhorias, é muito mais vantajoso contar com a economia e produtividade das APIs que integram ao seu sistema principal e fazem todo o trabalho.  

Conheça as APIs do Banco BS2 para empresas  

API PIX 

Permite que a sua empresa automatize volumes financeiros, recebendo transações e fazendo pagamentos com compensação na hora. O BS2 ainda oferece atendimento personalizado do time técnico e comercial.  

API Conta Digital  

É possível integrar sua conta digital PJ ao sistema para realizar pagamentos, recebimentos e transferências entre contas BS2 ou TEDs para outros bancos, além de consulta de saldo, extrato e código de barras.   

API Boletos   

Emita boletos de forma online e com registro em tempo real. Com esta API, você acompanha o status dos seus boletos como os pagamentos efetuados, vencidos, cancelamentos e baixas, além de poder alterar as datas e consultar todas as praças. 

Sabia que o Banco BS2 é o primeiro banco completo especializado em PMEs do Brasil? 

Parte dessa missão é norteada por oferecer uma estrutura bancária integrada e completa, tecnologia de ponta e expertise em crédito para pequenas e médias empresas. 

A conta digital PJ do BS2 pode ser aberta pela internet, não tem mensalidade e só paga pelo o que usar.

Queremos ser o parceiro da evolução desde os primeiros passos do seu negócio. Estamos prontos para oferecer soluções adequadas a pequenas e médias empresas. Abra uma conta PJ digital e sem mensalidade no BS2. 

Posts Relacionados

Deixe o seu comentário abaixo

Siga a gente nas redes sociais

Posts mais lidos

Posts recentes