Dicas para realizar uma antecipação de recebíveis

5 dicas para realizar uma antecipação de recebíveis

Antecipação de recebíveis nada mais é que um recurso financeiro que permite às empresas receberem valores já previstos antes do prazo de recebimento. A modalidade, geralmente, é realizada por empresas especializadas nesse tipo de operação.

Por meio desse serviço financeiro, é possível receber dinheiro adiantado de vendas a prazo, parceladas, com duplicatas, carnês, cheques pré-datados ou até mesmo por antecipação de recebíveis por cartões de crédito. 

De acordo com dados do Banco Central do Brasil, em 2021, foi percebido um aumento da procura pelo serviço de antecipação de recebíveis, o que contribuiu para a elevação das projeções dos recursos concedidas pelos bancos ainda no ano anterior. A pesquisa revela que o saldo do crédito cresceu, em média, 11,1%.

Para ajudar a entender melhor sobre antecipação de recebíveis e como usá-la  de forma estratégica para sua empresa, nós, do Blog BS2, preparamos este artigo especial com 5 dicas para você realizar uma antecipação de recebíveis na sua empresa. Continue a leitura para conferir!

Veja também – Acesso a crédito é um dos maiores desafios para empresas

Como solicitar a antecipação de recebíveis?

O processo para solicitar a antecipação de recebíveis segue pela aprovação do pedido pela instituição financeira e, após isso, a sua empresa receberá o adiantamento dos valores que seriam recebidos no futuro.

A organização que cuidará da antecipação do seu negócio também deve informar, de maneira clara, o valor da taxa de juros a ser descontada no valor que será adiantado, além do prazo para disponibilizar o dinheiro. Nesse contexto, é preciso se atentar a alguns pontos, como:

  • Notar as diferenças nas taxas de juros e prazos entre as instituições financeiras;
  • Conscientizar-se que, quanto maior o valor e o tempo de antecipação, maiores serão as taxas de juros. Por isso, o ideal é que este recurso seja usado apenas para pagamentos à prazo;
  • Observar os níveis de inadimplência dos seus clientes antes de contratar o serviço, visto que, caso o cliente parcele a compra e não pague as parcelas, a instituição financeira que antecipou os valores pode aplicar restrições à empresa ou exigir o pagamento do débito em aberto.

A fim de te auxiliar na decisão de contratar o serviço, nós separamos 5 dicas para realizar a antecipação de recebíveis. Confira:

  1. Escolha a que tem o melhor percentual cobrado sobre os totais antecipados;
  2. Diversifique os recebíveis, para que seja seguido o planejamento sobre o melhor momento de antecipar valores a receber;
  3. Considere as regras e os riscos estabelecidos pelas instituições de crédito;
  4. Escolha um serviço 100% digital, para que possibilite uma liquidez imediata;
  5. Opte por uma instituição que ofereça soluções financeiras compatíveis com a rotina e o rendimento da sua empresa.

Soluções em antecipação de recebíveis BS2

Nós, do BS2, oferecemos soluções em antecipação de recebíveis, com o objetivo de contribuir com a expansão dos seus negócios. A modalidade de crédito é integrada à Conta PJ Digital BS2 para empresas, que é ideal para negócios que precisam ter foco nas estratégias financeiras que alavanquem o faturamento, compatíveis com o orçamento disponível em caixa.

A contratação é 100% digital, de forma ágil e desburocratizada. Em até 3 dias úteis, a conta é liberada e isenta de mensalidades ou tarifas abusivas, com taxas pagas somente por uso individual.

Abra a sua conta PJ Digital BS2 e realize o controle das finanças do seu negócio na palma da sua mão.

Mais conteúdos para você:

Qual a taxa média de antecipação de recebíveis?

Quem pode fazer antecipação de recebíveis?

Posts Similares

Posts Recentes

Imposto sobre Operações Financeiras (IOF): entenda as mudanças anunciadas em 23/05/2025 

O Governo Federal anunciou mudanças no IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) que entraram em vigor nesta sexta-feira.   Preparamos um resumo para facilitar a compreensão de seus principais pontos e como isso pode afetar seu negócio.  O que é IOF?  O IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) é um imposto cobrado sobre transações financeiras nacionais e internacionais. …

Balanço Patrimonial: o que é e como fortalece seu negócio

O balanço patrimonial é um relatório essencial que organiza e detalha tudo o que a empresa possui e deve, permitindo uma gestão estratégica e segura. Além de auxiliar na tomada de decisões, ele também é um fator determinante para atrair investidores e garantir um crescimento sustentável. Confira abaixo algumas informações que podem ajudar sua empresa…

Governança de Dados: O que é e qual a sua importância para as empresas

A governança de dados é uma prática essencial para qualquer organização que busca maximizar o valor de suas informações e minimizar os riscos associados ao seu gerenciamento. Em um cenário no qual as empresas enfrentam desafios crescentes para organizar, proteger e aproveitar suas informações com inteligência, a governança de dados emerge como um pilar seguro…

Fraudes bancárias: conheça as principais e como evitá-las

A segurança financeira é um dos pilares para a estabilidade de qualquer empresa. No entanto, fraudes bancárias representam um risco crescente para negócios de todos os portes. Transações não reconhecidas, acessos indevidos e golpes sofisticados podem comprometer o caixa e a operação do seu negócio. Infelizmente, esse tipo de situação é cada vez mais comum….

Mercado de capitais: conheça todos os benefícios

Entenda o impacto do mercado de capitais para os seus negócios Se você deseja expandir seu negócio ou investir com mais inteligência e estratégia, entender o mercado de capitais é essencial. Esse segmento permite que empresas captem recursos diretamente com investidores, diminuindo as dependências dos bancos e financiamentos tradicionais.  Para os investidores os benefícios também…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *