Open Banking pode mudar o mercado

Entenda por que o Open Banking pode mudar o mercado

O Open Banking é uma das maiores inovações do mercado, e foi desenvolvido para melhorar a experiência dos clientes e otimizar os processos que ocorrem dentro do mercado financeiro. Com os avanços da tecnologia, surgem cada vez mais métodos flexíveis e inovadores, o que significa que o Open Banking pode mudar o mercado financeiro e criar uma nova realidade online.

Os bancos digitais e as fintechs, por exemplo, se beneficiam especialmente das vantagens de poder operar de maneira totalmente digital e ter planos mais personalizados. Porém, não é apenas esse setor que será beneficiado com o Open Banking, e e-commerces e empresas de créditos também podem usar esse novo modelo de negócio para criar soluções ainda melhores para seus consumidores.

Pensando em lhe ajudar a entender mais sobre o Open Banking e seu impacto no setor financeiro, separamos um post completo sobre esse assunto. Confira!

O que é Open Banking?

Resumidamente, o Open Banking é um modelo de negócio que visa a integração de bancos e instituições financeiras para compartilhamento de dados dos correntistas, desde que haja permissão para que essas informações sejam compartilhadas.

o Open Banking é um sistema de integração e compartilhamento de dados
o Open Banking é um sistema de integração e compartilhamento de dados

Para isso, os bancos usam interfaces baseadas em APIs para que outras empresas possam ter acesso a essas informações com um custo reduzido e de forma mais rápida.

De acordo com o Banco Central, o Open Banking é composto pelo compartilhamento de serviços, produtos e especialmente, dados, e pela abertura e integração de infraestruturas e plataformas, que tem como objetivo aumentar a competitividade, eficiência e inovação no setor financeiro, além de promover a liberdade financeira.

Porque o Open Banking pode mudar o mercado?

O Open Banking foi pensado para unir as fintechs, instituições bancárias e companhias do setor financeiro para integrar as iniciativas e dar mais agilidade e uniformidade aos processos realizados nesse meio.

Hoje no Brasil algumas instituições já aderiram ao novo modelo de negócio, sendo o Banco do Brasil o pioneiro, visando  a melhor experiência do usuário e sua liberdade para escolher a melhor opção entre as instituições.

Para as empresas, essa pode ser a porta de entrada para a inovações do setor, já que graças aos dados compartilhados dos correntistas fica mais fácil entender seu perfil de compra, interesses e necessidades, e desenvolver um produto ou serviço feito sob medida.

Melhor experiência do usuário

Dois grandes exemplos de integração que oferece uma melhor experiência ao usuário são os serviços de streaming como o Spotify e a Netflix, que por meio dos dados dos seus consumidores conseguem ofertar o que mais se aproxima do gosto do consumidor de uma forma leve e sem burocracias, tudo isso analisando seus comportamentos e preferências.

https://www.youtube.com/watch?v=pmv1iGlOMnw

O Open Banking tem como objetivo criar uma experiência semelhante, já que agora os produtos financeiros podem ser fornecidos em diversas plataformas, de diversas formas diferentes e com foco em um único produto.

Isso faz com que as empresas consigam focar nas principais necessidades dos clientes estudado seu perfil de compra e interesses, o que faz com que a experiência seja ainda melhor e mais completa.

Maior diversificação de fontes de receita

Com uma experiência melhor para o usuário, os bancos ainda se beneficiam por oferecer seus produtos em diversos canais, além de poder inovar e fidelizar seus clientes com mais facilidade.

os bancos poderão, a partir da análise dos dados, desenvolver aplicativos e plataformas diferentes para oferecer serviços e produtos
os bancos poderão, a partir da análise dos dados, desenvolver aplicativos e plataformas diferentes para oferecer serviços e produtos

Ou seja, se antes era necessário que os correntistas fossem até o banco para conseguir contratar um novo serviço ou produto, e passar por uma enorme burocracia de análise de crédito, hoje é possível resolver todas essas questões online, em diversas plataformas oferecidas pela instituição.

A vantagem para o banco está na diversificação das fontes de receitas, já que antes o consumidor precisava adquirir os produtos e serviços direto do banco, mas agora poderá usar as diversas opções de instituições diferentes em uma mesma plataforma.

Imagine o Netflix, em que existem diversos filmes com atores e diretores diferentes em um mesmo lugar. O Open Banking trará uma experiência semelhante, sendo possível visualizar diversas ofertas de produtos financeiros de bancos e instituições diferentes, em um mesmo lugar.

Junto a isso, a plataforma ainda possibilita que os bancos ofereçam produtos que mais se assemelham ao perfil do consumidor, criando uma competitividade alta entre si para lançarem produtos cada vez melhores e mais atrativos.

Maior eficiência

Com uma plataforma que oferece, em um único ambiente, todos os serviços e produtos financeiros de vários provedores diferentes, o sistema financeiro nacional será mais eficiente, já que o acesso a esses serviços será feito de maneira otimizada e personalizada.

Leia também 10 Benefícios do Open banking para empresas e clientes

Agora que você entendeu por que o Open Banking pode mudar o mercado, ficou mais fácil visualizar como sua empresa poderá se beneficiar desse novo modelo de negócio. Com uma competitividade maior entre as instituições e com o acesso aos dados dos usuários, cada banco poderá lançar produtos que atendam melhor às necessidades do público, tanto para fidelizar clientes de forma mais fácil, como para atrair novos.

Abra a sua Conta Digital BS2 Empresas e aproveita as vantagens do Open Banking

Posts Similares

Posts Recentes

Mudanças mais recentes no IOF 2025: o que sua empresa precisa saber 

O IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) voltou ao centro das atenções em julho de 2025, após uma decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) que restabeleceu parte do aumento decretado pelo governo federal.   A medida impacta diretamente empresas que realizam operações de crédito, câmbio e seguros — exigindo atenção redobrada do setor financeiro corporativo.  Neste post,…

Imposto sobre Operações Financeiras (IOF): entenda as mudanças anunciadas em 23/05/2025 

O Governo Federal anunciou mudanças no IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) que entraram em vigor nesta sexta-feira.   Preparamos um resumo para facilitar a compreensão de seus principais pontos e como isso pode afetar seu negócio.  O que é IOF?  O IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) é um imposto cobrado sobre transações financeiras nacionais e internacionais. …

Balanço Patrimonial: o que é e como fortalece seu negócio

O balanço patrimonial é um relatório essencial que organiza e detalha tudo o que a empresa possui e deve, permitindo uma gestão estratégica e segura. Além de auxiliar na tomada de decisões, ele também é um fator determinante para atrair investidores e garantir um crescimento sustentável. Confira abaixo algumas informações que podem ajudar sua empresa…

Governança de Dados: O que é e qual a sua importância para as empresas

A governança de dados é uma prática essencial para qualquer organização que busca maximizar o valor de suas informações e minimizar os riscos associados ao seu gerenciamento. Em um cenário no qual as empresas enfrentam desafios crescentes para organizar, proteger e aproveitar suas informações com inteligência, a governança de dados emerge como um pilar seguro…

Fraudes bancárias: conheça as principais e como evitá-las

A segurança financeira é um dos pilares para a estabilidade de qualquer empresa. No entanto, fraudes bancárias representam um risco crescente para negócios de todos os portes. Transações não reconhecidas, acessos indevidos e golpes sofisticados podem comprometer o caixa e a operação do seu negócio. Infelizmente, esse tipo de situação é cada vez mais comum….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *